quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Conjuntinhos

Nos anos 60 eles eram muito comuns, e todas as elegantes usavam, mas gastava-se muito pra se manter sempre na moda, pois os conjuntinhos não podiam ser misturados com outras peças, ou seja, qdo. mudava a estação, já era preciso comprar novos. Repetir roupa? Coisa de pobre. Mistura de estampas? Nem pensar! Sapato que não combinava com a bolsa? Sacrilégio!
Nada de misturar estampas: o conjuntinho era obrigatório...
Bolsa e sapato tb tinham de ser combinados
O problema é que os sapatos se gastam e destroem bem antes das bolsas, então os conjuntinhos ficavam "capengas": os sapatos iam embora, as bolsas ficavam. As mulheres passaram então a descombinar e a formar novos conjuntos com sapatos e bolsas que "conversassem entre si", não sendo exatamente iguais, mas tendo uma harmonia nas cores ou estampas.
E a mulherada começou a compor bolsa e sapato de acordo com suas preferências
Pois é, poder montar  looks sem seguir regras foi a grande libertação no vestir, e tornou nosso guarda-roupa mais funcional e econômico, já que podemos usar uma mesma bolsa com vários sapatos e vice-versa, ao invés de ficarmos presas aos conjuntinhos. Idém com as roupas. Mas aí veio a Prada  propondo a volta dos conjuntos e pronto: eles estão de volta! Já apareceram neste inverno e vêm com força total no verão 2013..
A Prada (esq) inverteu as regras do jogo outra vez!
Auslander e Celine: verão florido (mas quem copiou quem mesmo??)
Eu nunca fui muito fã de conjuntinhos, acho meio tediosos. Alguns estampados me lembram tecido de sofá da casa da vó, não curto e acho que eles envelhecem, a não ser que se apele pros microcomprimentos, aí pode ficar interessante (pras mais jovens), com uma carinha retrô. Bolsa e sapato combinando voltaram à moda, todas as marcas lançaram seus conjuntinhos, e as famosas, sempre antenadas (e com bons stylists), já aderiram:
Paris Hilton montada na tendência
Não me pareceu ser o mesmo tom de azul, mas enfim..
Opções de calçados pra usar com a mesma bolsa
Agora, o que não dá MESMO é combinar tudo, como adorava fazer a "saudosa" ex-primeira-dama Rosane Collor, aquela que declarou no Fantástico não conseguir viver com uma pensãozinha de 18 mil reais...
Vestido, bolsa e sapato com a mesma estampa já é demais, né?
Não tentem nada parecido, a não ser como fantasia pra alguma festa temática da Barbie...

3 comentários:

  1. eu acho liiiindo, principalmente os geometricos, florais e com estamas meio indianas.

    só não curto os jeans.

    ResponderExcluir
  2. Acho tão legal quem consegue fazer essas composições!! Preciso treinar mais pois eu acabo ficando sempre nos monocromáticos :-(. E sim, bolsa combinando com sapato nos dias de hoje é o Ó!!!

    ResponderExcluir
  3. Tenho preconceito com "conjuntinhos", culpa do meu avô Luiz, lindo e elegantérrimo, dono de olhos azuis celestiais.
    Ele dizia que tudo "combinadim era pobrim", em mineirês direto e reto.
    Fiquei com isso na cabeça, quando me olho no espelho e acho que está tudo muito combinadinho, mudo na hora!
    Só de olhar essas fotos, arrepiei...

    ResponderExcluir

Comenta aí, ficarei muito feliz em saber tua opinião...