domingo, 13 de julho de 2014

Uma dose de Sêneca

Sem querer bancar a filósofa de frases de efeito no Facebook (que não tenho, aliás)e nenhuma pretensão literária ou pseudo-intelectual (q tb não sou), recomendo aqui um pequeno livrinho do famoso escritor e filósofo Sêneca, "Aprendendo a viver", onde, através de cartas ao amigo Lucilio, pode-se conhecer um pouco dos ideais estóicos desse escritor, que viveu entre 4 aC e 65 dC-as cartas, escritas entre os anos 63 e 65, são consideradas a obra-prima do filósofo latino.
Fininho, dá pra ler numa sentada!
Não pensem que se trata de pílulas de filosofia, é muito mais, posso garantir! Sempre que me sinto perdida, sem rumo na vida ou de saco cheio, dou uma lida nesse livrinho e simplesmente caio na real: a vida é curta, não há tempo a perder com bobagens, meus amigos. A seguir, um dos meus trechinhos favoritos:
"Então, caro Lucilio, procura fazer aquilo que me escreves:aproveita todas as horas, serás menos dependente do amanhã se te lançares ao presente. Enquanto adiamos, a vida se vai. Todas as coisas, Lucilio, nos são alheias, só o tempo é nosso."

Só o tempo é nosso, mas até qdo? Já pensaram nisso?
O pobre Sêneca, vítima de intrigas palacianas, foi condenado por Nero (de quem fora preceptor e conselheiro) a suicidar-se; seu tempo de vida foi curto, mas o de sua agonia, bem longo...
Então...carpe diem! 
Vamos parar de reclamar da vida, da copa, sacudir a poeira e ir à luta (sim, estou falando pra mim mesma, preciso me reinventar todos os dias, fazer o quê?)
E boa semana a todos!

18 comentários:

  1. Eu não conhecia, mas irei procurar, me parece uma boa dica!

    ResponderExcluir
  2. Sabe,Chris,esse livrinho está sempre na minha mesa de cabeceira,acho até que já o citei aqui em outro post,mas realmente ele me faz tão bem que resolvi compartilhar.A gente vive às vezes de uma forma tão louca e não se dá conta do que realmente importa,como se fôssemos viver pra sempre..Tenho certeza de q vc vai gostar!

    ResponderExcluir
  3. Uma boa semana para você... e que voce sempre consiga se reinventar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente tenta,Cris,pq não dá pra se acomodar,né..beijos!

      Excluir
  4. gostei, estou precisando de um bom livro e uma dose de auto estima :p
    dentrodabolh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Carpe diem! Todo santo diem!!! Minha filosofia - não de Facebook, mas de vida... hehehe!!! Maravilha de dica, Madoca!!! Bjão!!!

    ResponderExcluir
  6. eu ando de saco cheio desta coisa de termos q reinventarmos todos os dias ... aff ... de vez em quando a vida é q deveria fazer isto por nós né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo,mas como ela não faz,sempre tento dar uma ajudinha,rssss...

      Excluir
  7. Se eu não me engano eu li este livro no primeiro ano de faculdade para fazer um trabalho de filosofia. Tenho que ver se este livro ainda está na casa dos meus pais lá em SP... agora com o seu post fiquei com vontade relê-lo. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ando pensativa ultimamente...esse livrinho sempre me faz pensar...

      Excluir
  8. ai, ai... Sêneca é bom, sempre. talvez precise disso hj só não sei se vou dar conta...

    ResponderExcluir
  9. Muito bom ! Boa semana !!

    ResponderExcluir
  10. Oi amada Madi!!!
    Que legal esse livro! Tipo um livro de cabeceira né?
    Obrigada querida por suas palavras lá no blog! Sabe que também tenho a impressão de te conhecer? Bom isso! Me faz bem ter você em minha vida, sempre com esse humor, com esse carinho!
    E realmente, chega de copa! Já vivemos um mês aí por conta, ou melhor, mesmo assistindo jogos, torcendo e tudo não aprei em nenhum momento meu projeto. Meu momento é o agora, decidi isso! Colocar metas e foco. Estou nesse rumo! Nos veremos ainda em alguma exposição por aí! Pode ter certeza que você estará sempre na minha lista!
    Gosto muito de ti garota!
    Mil beijos e vamos aproveitar cada minuto da vida, a cada momento podemos descobrir algo novo, pessoas novas, ideias novas, estou nessa!
    Linda sexta!
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris,é claro q ainda verei teus trabalhos pessoalmente, espero q não demore!

      Excluir

Comenta aí, ficarei muito feliz em saber tua opinião...