sexta-feira, 27 de abril de 2012

O grito

Sou apaixonada por essa obra do Edvard Munch, e acabei de ler no Terra que ela será leiloada. Como? Pensei que isso era patrimônio da humanidade...Aiii, com o eu queria ser RICA pra ir lá na Sotheby´s dar o lance mais alto, ouvir as marteladas e o leiloeiro dizendo: "Vendida para uma brasileira, que se auto-proclama a maior fã de Munch.." e pendurar o quadro no meu quarto, pra admirar essa maravilha todos os dias...(que egoismo, essa tela deveria ficar num museu, para deleite de todos, ora essa..)

Pra quem não entrou no Terra hoje, segue o texto na íntegra:


O quadro "O Grito", do norueguês Edvard Munch, será leiloado pela primeira vez desde que foi concluído pelo pintor, em 1895. O evento acontece na próxima semana, dia 2 de maio, na casa de leilões Sotheby's de Nova York e, segundo o jornal The Wall Street Journal, está estimado em US$ 80 milhões.

O quadro é ícone da cultura pop, alvo de paródias e outras reproduções. Ele reproduz uma figura andrógena em desespero, tendo como pano de fundo um fiorde na capital norueguesa Oslo. "O Grito" é considerada uma das obras mais importantes do expressionismo.
Munch pintou quatro versões de "O Grito". A que vai a leilão na semana que vem em Nova York é a única que não está em um museu norueguês.
Além da obra-prima de Munch, serão leiloados quadros de Pablo Picasso, Joan Miró, Henri Matisse, Paul Gauguin, Salvador Dalí, Claude Monet e outros artistas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí, ficarei muito feliz em saber tua opinião...