segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Blue Jasmine: adorei!

Junte Woody Allen+Cate Blanchett+San Francisco+Chanel e voilá, vc tem um filme delicioso pra curtir por 2 horas sem pensar em mais nada..
A personagem de Cate Blanchett perde a fortuna mas não a pose , nem o casaquinho Chanel!
Depois de tanto filmar na Europa, nos últimos anos, Woody Allen, que ontem completou 78 anos, parece ter se apaixonado novamente pelos Estados Unidos, e voltou às raizes, mas não para NYC. Ao adaptar "Um Bonde Chamado Desejo" (de Tennessee Williams, mas também o filme dirigido por Elia Kazan), escolheu situar seu "Blue Jasmine" em San Francisco.
Na verdade, Nova York não está excluída: é de lá que chega a chique Jasmine (Cate Blanchett) para visitar sua irmã proletária, Ginger (Sally Hawkins).
A história é um pouco mais complicada: Jasmine e Ginger são ambas filhas de adoção. Portanto, irmãs e não irmãs ao mesmo tempo. Jasmine até pouco tempo atrás era a mulher de um bilionário magnata das finanças,vivido pelo ator Alec Baldwin(perfeito no papel)
No tempo das vacas gordas, o casal dava jantares nababescos e exibia suas posses e grifes aos amigos tb ricos e entediados
Num determinado momento, o magnata revelou-se um pilantra. Foi preso e, de uma hora pra outra, Jasmine se viu na miséria e sem ter aonde ir com suas malas Louis Vuitton e suas roupas Chanel, exceto o pobre apartamento de Ginger (a irmã pobre). Como a Blanche DuBois de Tenessee Williams e Elia Kazan, Jasmine tentará por todos os meios apagar o passado.
Cate Blanchett tb viveu Blanche Dubois na montagem teatral, em 2009, dirigida por Liv Ullmann
O encanto do filme, no entanto, não vem das semelhanças entre "Blue Jasmine" e "Um Bonde Chamado Desejo", mas desse jogo de aproximação e oposição que
Allen constrói, a começar da troca de Nova York por San Francisco: não muda apenas a costa, mas também o ar que se respira.
A troca de NYC por San Francisco resultou em belas paisagens
Cate Blanchett não permite que o ar de Nova York chegue a San Francisco: insere beleza mesmo na decadência da dama, e não a despoja de ironia, quando sua Blue Jasmine evoca não mais Blanche Dubois, mas, mais diretamente, Vivien Leigh interpretando Blanche no célebre filme de Kazan.
A atriz Vivien Leigh foi a Blanche mais famosa de todas: monumental!
E sobre os figurinos, só o que posso dizer a vcs é que a Cate Blanchett é tããão chique que não perde a pose e a elegância nem qdo.fica na miséria, ô mulher fina,- tem um ar nobre e um físico privilegiado, qualquer trapo que jogarem nela, vai parecer alta-costura! Não é à toa que ela está na capa da Harper´s Bazaar UK deste mês de dezembro, poderosa como ela só:
Aqui a capa para compradores da revista nas bancas
E esta exclusiva para assinantes, de Chanel, é claro!
Sou fã dessa atriz e dos filmes do Woody Allen.
Não sou crítica de cinema mas recomendo Blue Jasmine. 
Vale o ingresso!

9 comentários:

  1. Olá Madi

    Adorei a dica.
    Boa semana para vc.

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti e achei sua sinopse perfeita ... digna de uma especialista na sétima arte ...

    ps: Bora pra Sampa conhecer o Espaço D do amigo Wair ...

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Madi, concordou com tudo que citates sobre a Kate Blanchett! Eu a acho tão bonita,não é aquela beleza arrasa quarteirão, mas é uma beleza clássica e chique!
    Quero muito ver este filme. Ainda tem salas aqui que está passando. Vou ver se vejo essa semana. Adorei o post!!! Bjs

    ResponderExcluir
  4. mais uma dica para a fila de filmes para se ver!

    ResponderExcluir
  5. Madi, com certeza é um "combo" de responsa, né? Tá na minha listinha... afinal, Woddy Allen manda muito bem, Alec Baldwin finalmente está "mostrando a que veio" e a Blanchett é dessas que mata cobra e mostra o pau (além de ser bonita até quando está feia... hehehe)!

    Adorei teu espaço, tuas pautas, tua linguagem e a proposta do bloguinho! Voltarei mais vezes e da mesma forma espero te rever lá pelas bandas do TPM!

    Beijos é ótima terça!

    PS: não ter para aonde ir as Vuitton é mesmo trágico! Hehehehe!

    ResponderExcluir
  6. Olá Madi


    HOJE NECESSITO DE SUA OPINIÃO, LÁ NO BLOGUITO.

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  7. Olá Madi

    Obrigada por ter passado ontem, no blog e dar a sua opinião. Seu desejo pode se tornar realidade.Venha participar do SORTEIO / GIVEAWAY INTERNACIONAL e concorrer a um cupom de compras no valor de $40 para comprar um montão de coisas.

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  8. Tá pra tipo uma Audrey Hepburn

    Kisu!

    ResponderExcluir
  9. Também adoro a Cate Blanchett!
    O curioso é que ela não é bonita no sentido dos padrões de beleza vigentes. É apenas uma paisagem simples! E mesmo assim, tudo fica bem nela, elegante e além do talento, que é indiscutível.
    Sabe um filme dela que eu tenho aqui e adoro? Vida bandida. Já viu? Adoro as cena dela fazendo comida ao som de Bonnie Tyler.
    Beijos

    ResponderExcluir

Comenta aí, ficarei muito feliz em saber tua opinião...