A personagem de Cate Blanchett perde a fortuna mas não a pose , nem o casaquinho Chanel! |
Depois de tanto filmar na Europa, nos últimos anos, Woody Allen, que ontem completou 78 anos, parece ter se apaixonado novamente pelos Estados Unidos, e voltou às raizes, mas não para NYC. Ao adaptar "Um Bonde Chamado Desejo" (de Tennessee Williams, mas também o filme dirigido por Elia Kazan), escolheu situar seu "Blue Jasmine" em San Francisco.
Na verdade, Nova York não está excluída: é de lá que chega a chique Jasmine (Cate Blanchett) para visitar sua irmã proletária, Ginger (Sally Hawkins).
A história é um pouco mais complicada: Jasmine e Ginger são ambas filhas de adoção. Portanto, irmãs e não irmãs ao mesmo tempo. Jasmine até pouco tempo atrás era a mulher de um bilionário magnata das finanças,vivido pelo ator Alec Baldwin(perfeito no papel)
No tempo das vacas gordas, o casal dava jantares nababescos e exibia suas posses e grifes aos amigos tb ricos e entediados |
Num determinado momento, o magnata revelou-se um pilantra. Foi preso e, de uma hora pra outra, Jasmine se viu na miséria e sem ter aonde ir com suas malas Louis Vuitton e suas roupas Chanel, exceto o pobre apartamento de Ginger (a irmã pobre). Como a Blanche DuBois de Tenessee Williams e Elia Kazan, Jasmine tentará por todos os meios apagar o passado.
Cate Blanchett tb viveu Blanche Dubois na montagem teatral, em 2009, dirigida por Liv Ullmann |
O encanto do filme, no entanto, não vem das semelhanças entre "Blue Jasmine" e "Um Bonde Chamado Desejo", mas desse jogo de aproximação e oposição que
Allen constrói, a começar da troca de Nova York por San Francisco: não muda apenas a costa, mas também o ar que se respira.
A troca de NYC por San Francisco resultou em belas paisagens |
Cate Blanchett não permite que o ar de Nova York chegue a San Francisco: insere beleza mesmo na decadência da dama, e não a despoja de ironia, quando sua Blue Jasmine evoca não mais Blanche Dubois, mas, mais diretamente, Vivien Leigh interpretando Blanche no célebre filme de Kazan.
A atriz Vivien Leigh foi a Blanche mais famosa de todas: monumental! |
E sobre os figurinos, só o que posso dizer a vcs é que a Cate Blanchett é tããão chique que não perde a pose e a elegância nem qdo.fica na miséria, ô mulher fina,- tem um ar nobre e um físico privilegiado, qualquer trapo que jogarem nela, vai parecer alta-costura! Não é à toa que ela está na capa da Harper´s Bazaar UK deste mês de dezembro, poderosa como ela só:
Aqui a capa para compradores da revista nas bancas |
E esta exclusiva para assinantes, de Chanel, é claro! |
Sou fã dessa atriz e dos filmes do Woody Allen.
Não sou crítica de cinema mas recomendo Blue Jasmine.
Vale o ingresso!
Olá Madi
ResponderExcluirAdorei a dica.
Boa semana para vc.
AMIGA DA MODA by Kinha
Eu assisti e achei sua sinopse perfeita ... digna de uma especialista na sétima arte ...
ResponderExcluirps: Bora pra Sampa conhecer o Espaço D do amigo Wair ...
Beijão
Madi, concordou com tudo que citates sobre a Kate Blanchett! Eu a acho tão bonita,não é aquela beleza arrasa quarteirão, mas é uma beleza clássica e chique!
ResponderExcluirQuero muito ver este filme. Ainda tem salas aqui que está passando. Vou ver se vejo essa semana. Adorei o post!!! Bjs
mais uma dica para a fila de filmes para se ver!
ResponderExcluirMadi, com certeza é um "combo" de responsa, né? Tá na minha listinha... afinal, Woddy Allen manda muito bem, Alec Baldwin finalmente está "mostrando a que veio" e a Blanchett é dessas que mata cobra e mostra o pau (além de ser bonita até quando está feia... hehehe)!
ResponderExcluirAdorei teu espaço, tuas pautas, tua linguagem e a proposta do bloguinho! Voltarei mais vezes e da mesma forma espero te rever lá pelas bandas do TPM!
Beijos é ótima terça!
PS: não ter para aonde ir as Vuitton é mesmo trágico! Hehehehe!
Olá Madi
ResponderExcluirHOJE NECESSITO DE SUA OPINIÃO, LÁ NO BLOGUITO.
AMIGA DA MODA by Kinha
Olá Madi
ResponderExcluirObrigada por ter passado ontem, no blog e dar a sua opinião. Seu desejo pode se tornar realidade.Venha participar do SORTEIO / GIVEAWAY INTERNACIONAL e concorrer a um cupom de compras no valor de $40 para comprar um montão de coisas.
AMIGA DA MODA by Kinha
Tá pra tipo uma Audrey Hepburn
ResponderExcluirKisu!
Também adoro a Cate Blanchett!
ResponderExcluirO curioso é que ela não é bonita no sentido dos padrões de beleza vigentes. É apenas uma paisagem simples! E mesmo assim, tudo fica bem nela, elegante e além do talento, que é indiscutível.
Sabe um filme dela que eu tenho aqui e adoro? Vida bandida. Já viu? Adoro as cena dela fazendo comida ao som de Bonnie Tyler.
Beijos