quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Abelardo e Heloisa

Inspirada pelo meu amigo e blogueiro Jair , trago a vcs uma história que sempre me emocionou e gerou um filme lindo. A dramática história de amor entre Abelardo e Heloísa .  O romance iniciou-se em Paris, no século XII, quando o filósofo e professor Abelardo tinha 37 anos e Heloísa ,17. Vinte anos os separaram na vida e na morte. 
            Abelardo, ao ver a jovem Heloísa, ficou encantado com a sua beleza, e tentou aproximar-se dela, pedindo ao seu tio Fulberto que o alojasse em sua casa, pois ficaria mais perto da sua escola, e não teria as preocupações de cuidar de uma casa, ficando com mais tempo para se dedicar aos seus estudos.
            O tio de Heloísa viu nesta oferta uma oportunidade para  sua sobrinha evoluir nos estudos. Assim, Abelardo tornou-se professor de Heloísa.
            Todas as horas vagas que Abelardo tinha dedicava-as a ensinar Heloísa, inicialmente na presença do tio Fulberto. Algum tempo depois, Fulberto, confiando em Abelardo, deixava-os sozinhos.
            Como Abelardo ensinava na escola durante o dia, dava aulas a Heloísa durante a noite, enquanto o seu tio Fulberto e todos dormiam.
            Em pouco tempo, cresceu entre ambos um grande amor, deixaram de se preocupar com os livros e o estudo, fascinados um pelo outro, viviam esta paixão de forma intensa.
            Tanto Abelardo como Heloísa, eram dois intelectuais, e ao viverem o seu amor, sabiam os perigos que corriam perante a sociedade.
            Numa noite, o tio Fulberto descobriu o amor escondido entre Abelardo e Heloísa. Furioso, expulsou Abelardo de sua casa.
 
            O amor entre Abelardo e Heloísa não diminuiu, começaram a encontrar-se nos locais que Heloísa podia frequentar sem acompanhantes; em sacristias, confessionários, catedrais.
            Heloísa engravidou, e , para evitar um escândalo, Abelardo levou-a às escondidas da casa do tio Fulberto, para a sua aldeia em Palais, onde ficou aos cuidados da sua irmã, até dar à luz um menino, a quem deram o nome de Astrolábio.
            Abelardo voltou para Paris, para continuar a ensinar, mas não conseguia estar longe de Heloísa, como tal, foi pedir ao tio Fulberto permissão para casar com Heloísa. Fulberto, embora magoado, consentiu no casamento. Heloísa deixou o filho com a irmã de Abelardo e dirigiu-se a Paris.
            O casamento realizou-se durante a noite, às escondidas, numa pequena ala da Catedral de Notre-Dame, de modo a que ninguém desconfiasse.  Só estavam presentes os familiares de Heloísa e alguns amigos de Abelardo.
            Pouco tempo depois, o casamento foi  descoberto e Fulberto envergonhado, resolveu vingar-se de Abelardo. Contratou uns homens para invadirem os aposentos de Abelardo durante a noite e castraram-no. 
            Na sua angústia e vergonha, Abelardo obrigou Heloísa a ingressar no mosteiro de Santa Maria de Argenteuil. Heloísa tinha vinte anos. Ela fez os votos monásticos e ingressou na vida religiosa, por amor a Abelardo que, por sua vez, retirou-se para o mosteiro de Saint-Denis. 
    Adieux300CR
Separação de Abelardo e Heloísa
           
Durante muitos anos Abelardo e Heloísa não se viram, apenas trocaram cartas um com o outro. Nessas cartas, Heloísa expressava toda a sua dor pela triste sorte do seu amor, e sua rebeldia por ter ingressado na vida religiosa e vestido o hábito.

Heloísa no convento

            Heloísa e Abelardo nunca deixaram de se amar.  Anos mais tarde, Abelardo construiu uma escola-mosteiro perto de Heloísa. Viam-se diariamente, mas não se falavam, apenas trocavam cartas. 
            Abelardo morreu em 1142, com 63 anos de idade. Heloísa mandou construir uma sepultura em sua homenagem.
            Em 1162 morre Heloísa e, a seu pedido, foi sepultada ao lado de Abelardo.
            
Mort d'Héloïse
                                                                    Morte de Heloísa

            Em 1817 os restos mortais dos dois amantes foram levados para o cemitério do Padre Lachaise, o famoso Pére Lachaise, que abriga muitos túmulos ilustres, como o do escritor Victor Hugo e o músico Jim Morrison.
            
         
Sepultura de Abelardo e Heloísa no cemitério Pére Lachaise, sempre visitado por enamorados do mundo inteiro
 
Pra quem gostou e quer saber mais, o filme é este aqui:
Separados em vida mas juntos na eternidade...
E pra quem for a Paris, nem pense em descartar esse passeio como algo mórbido pois não é. O túmulo deles no Cemitério Pére Lachaise, que é um local lindo e de muita paz, vale a pena, ainda mais quando se sabe a história.
Obrigada, querido Jair, pela inspiração!
 
 
 
 

6 comentários:

  1. Uma das histórias mais lindas da idade média ... o filme é portentoso ... vale mesmo a recomendação para quem não assistiu ...
    Cemitério Pére Lachaise é um local lindo e de muita paz mesmo, conheci e recomendo tb ... vale a pena, ainda mais quando se sabe a história.

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Aproveitando o ensejo, bem q a gente podia organizar um encontro de blogueiros em Paris, hein?

    ResponderExcluir
  3. A história é linda. E triste. Não lembrava mais dela, boa lembrança. Bom final de semana, Madi!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como ta o frio aí ? To louca por um inverno hehe, segunda começo minhas férias !

      Excluir
  4. Minha querida e poderosa Madi, pura sincronicidade, pois postei um texto com foto do cemitério Pere Lachaise, que não conheço mas acho lindo, gosto de lápides rs...fiquei emocionado ao ler este post, esta história tão linda e cruel de amor...acho que poderia estar próximo disso, sou romântico, não nego, e sonho com um grande amor, desses de cinema rs...mas mais que isso é o carinho da lembrança, minha querida amiga, isso não tem preço, eu me sinto tão importante, eu que sou só o Jair, tu me fizeste isso, e não é de hoje, obrigado podersoa Madi por me fazer sentir gente, uma pessoa amigável que cativa e é cativado, onde estou isso é muito importante, pois existe um certo distanciamento de mim neste novo local de trabalho aqui no inteior, mas a blogosfera me faz diferença e me faz feliz, tu me fazes feliz. OBRIGADO e quero que Deus te de em dobro pra ti e tua família toda a sorte, paz e amor desta vida.
    ps. Carinho respeito e abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, isso eh o q vale aqui, os amigos q fazemos, as idéias q trocamos , o q aprendemos uns com os outros , sem falar que tb nos divertimos passeando nos blogs e vendo coisas diferentes do nosso quotidiano, eu sinto falta dos amigos q tenho aqui, qdo tiro férias, eh difícil ficar longe e sempre quero saber o q estão postando etc. Vc, com certeza, eh sempre uma das minhas fontes de inspiração ! Bjs!

      Excluir

Comenta aí, ficarei muito feliz em saber tua opinião...