sábado, 8 de março de 2014

Folia no Uruguai

Pessoal, acabei de chegar do meu feriadão de carnaval prolongado, louca de saudades dos blogs dos amigos (que logo,logo,conseguirei me atualizar)..e confesso que esqueci da vida, do celular e do computador nesses dias-descansei, curti minha familia e aquela sensação gostosa de"o que vamos fazer hoje?"-e decidir na hora, sem grandes planejamentos, ah, foi bem bom...
Não lembro se já contei que sou nascida na fronteira (Livramento-RS, divisa com Rivera-UY),então passei muitas férias da minha vida indo pra casa das babás uruguaias (minha mãe achava que eram as melhores!) comendo churros, panchos, choclos, bebendo Pomelo e praticando meu portunhol horroroso mas que sempre deu pro gasto...(ele está pior agora, devo confessar,rsss...)
Pude matar a saudade das carnes e laticinios locais (Lapataya,Conaprole,mmmmm..) e aqui está o roteirinho despretensioso de 1 semana q fizemos,  o qual recomendo com entusiasmo:
Parada 1-Montevidéu
A capital e tb a maior cidade uruguaia tem muita história pra contar...
Há muito o que ver e fazer em Montevidéu, cidade que já visitei muitas vezes, desde a minha infância, mas como só tínhamos 3 dias desta vez, aproveitamos bastante a Ciudad Vieja, fomos comer parrilla no Mercado del Puerto, visitamos o forte do cerro, andamos nas ramblas, em especial na praia de Pocitos, mas não nos aventuramos a tomar um banho de rio/mar pois estava friozinho..
Pocitos na alta temporada, ela é banhada pelo Rio da Prata, mas a gente pegou as praias meio vazias
Como tivemos um final de semana inteiro na cidade, curtimos os parques e suas feirinhas de antiguidades, que só acontecem nos findis mesmo (existem várias, conseguimos visitar 3: Praça Biarritz, Tristán Narvaja e Parque Rodó, locais muito aprazíveis, arborizados e movimentados, os uruguaios adoram passear nessas feirinhas!)-e batemos perna no melhor shopping, o Punta Carretas, no bairro homônimo, onde ficamos.
Programa imperdível: fuçar as antiguidades nas feirinhas, esta aqui é a de Tristan Narvajo, uma das melhores !
Parada 2-Colonia del Sacramento
Esta pequena cidade, a cerca de 2h (de carro) de Montevidéu, é um convite ao romantismo, a uma volta ao passado..
Carros antigos e cafés charmosos, sob frondosas árvores, estão espalhados por toda a cidade
Se vc já foi a Carmel, nos EUA, vai lembrar dela em Colonia- a cidade é tão encantadora quanto, e merece ao menos um dia de visita. Fizemos quase tudo a pé, mas quem quiser pode alugar uma bike ou um quadriciclo e percorrer suas ruas cheias de histórias, cafés e casinhas antigas-uma graça!
No bairro histórico, tudo é encantador. As ruelas de pedra, a muralha, o píer, a Igreja Matriz, o porto de iates, as casas feitas a barro e pedra, os telhados desnivelados, as luminárias antigas a cada esquina, as ruínas do convento de São Francisco, os mais de 100 degraus para subir ao antigo farol,o Museu de Azulejos...Colonia tem muito a oferecer!
É lá que se pega o ferryboat pra Buenos Aires, mas não fizemos a travessia-isso ficará pra outra viagem...

Parada 3-Punta del Este

O famoso balneário, destino de uruguaios, brasileiros e argentinos-principalmente mas não somente- lota no verão e nos feriados, mas chegamos na quarta-feira de cinzas, então já estava tudo muito tranquilo.Nosso hotel ficava próximo à praia do Emir, colado na Gorlero, a rua do agito e do trottoir dos turistas..Punta pode ser o paraíso ou o inferno, dependendo do que vc considera férias. Eu gosto dos arredores, Maldonado, a Casapueblo (lotada agora que o Vilaró morreu), Piriápolis, tudo pertinho..mas as praias "quentes" são na Barra, a Bikini Beach, Jose Ignacio..lá, a badalação (e o dinheiro) corre à solta...Pulamos essa parte,hehe..
Parador La Huella, em Jose Ignacio, o point pra quem quer ver e ser visto!
Jose Ignacio (só espiamos) era no caminho pra La Paloma (legal mas nem tanto), La Pedrera (cool) e Punta del Diablo (yeahhh)-já estávamos voltando (veja mapa abaixo) e foi nessa última que nos hospedamos na despedida das nossas "férias uruguaias"-essa praia bem bicho-grilo foi a que mais gostei, aliás, amei-ela é bem próxima ao Chuy (cerca de 40km) onde dá pra fazer uma paradinha pras compras no freeshop,se bem que o câmbio não tá muito favorável pra nós,né?:
Aqui dá pra ter uma idéia das distâncias entre uma praia e outra
Parada 4-Punta del Diablo
Se vc curte um clima meio Woodstock, adora andar de pés descalços, sem frescuras e sem se preocupar com nada, essa praia é o seu lugar! (o meu tb)
Vista da praia, habitada por pescadores, surfistas e muitos hippies
Não espere uma grande infraestrutura: o local é pra gente descolada, não tem nenhum resort de luxo, só pousadinhas e casas estilo cabanas pra alugar, poucos mercadinhos e lojinhas só de artesanato, bem ripongas (e,sim,todo mundo parece que fuma maconha por lá)-o bom é que dá pra ter um turismo simples, só curtir praia, natureza (chapadão ou não)-mas tb dá pra se esbaldar nos bares que lotam à noite no centrinho, na rua dos pescadores. Adoramos esse lugar, e ficamos com muita vontade de voltar-quem sabe no próximo verão?
Agora é voltar à vidinha e trabalhar pra pagar as contas!







22 comentários:

  1. Viajar é tudo de bom! E confesso que lendo teu relato deu vontade de ir conhecer cada um dos locais que você citou!

    Eu moro em uma cidade de fronteira também, só que com o Paraguai!! É muito bacana e acho que grande parte das pessoas não conseguiria entender o quão rico é poder morar em lugares assim... Me divirto um bocado nessas andanças por lá e cá...

    Então, sabe que eu ainda não li esse livro... mas você me deu uma boa ideia!

    Gracias! ;-)

    ResponderExcluir
  2. Latinha,leia o Kerouac,é um clássico,tenho certeza de q tu vai te identificar! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Saudades mil querida mas tb super feliz com esta oportunidade q vc pode usufruir ... q blz ... Montevidéu não me encanta tanto, mas Colônia é algo q nunca vou esquecer ... vc foi perfeita na comparação com Carmel ... inveja branca de vc amore ...

    Seja bem vinda novamente ...

    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Colonia é isso e muito mais,né?Tb fiquei encantada pois apesar de ir muito a Montevidéu qdo.criança,nunca tinha ido pra Colonia,fui conhecer agora e me apaixonei,com certeza quero voltar lá...Sinto a maior nostalgia ao viajar pelo Uruguai...só boas lembranças de um tempo q não volta mais!

    ResponderExcluir
  5. Ai Madi, que delícia de passeio!! Sempre tive vontade de conhecer o Uruguai, mas ainda não deu certo :-(. Já ouvi falar muito de Colônia do Livramento. É realmente muito enriquecedor morar perto de fronteiras com outros países, tanto pelo lado turístico quando pelo cultural. Garotinha de sorte você :-). Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu moro em porto alegre, agora, não é tão perto, Livramento q é colado no Uy..bjs!

      Excluir
  6. Ai que delícia... conaprole! Até salivei.
    Amei Colonia, mas nunca fui além dela. Acho que preciso conhecer a capital e essa tal de Punta del Diablo. Que passeio gostoso!

    ResponderExcluir
  7. ISSO SIM é o que eu chamo de carnaval! Sem cuíca, sem Geisy Arruda e com mutcho estilo! Maravilha, Madoca querida!!! Deve ter sido ótimo!!! Beijos mil do Freduco - que está de volta... haha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demorou!Logo eu passo lá...ah, em q bairro tu mora, amore?

      Excluir
  8. Madi amada, amei a parada 4, adoro um pé descalço, um refúgio de pescadores. Também acho super bacana ficar em pousadinhas e casas rústicas. Outro lugar que amei foram a s feirinhas, ADORO uma feirinha!!!!
    Que bom que aproveitou!!
    Suas fotos e suas descrições me deixaram com água na boca!!
    Bom retorno!!!
    Beijos beijos
    ÓTIMA TERÇA E LINDA SEMANA
    Cris

    ResponderExcluir
  9. Q lugar lindo, adorei o post. Sempre inovando nas postagens, bjs

    ResponderExcluir
  10. Madi, eu não nasci em Livramento, mas passei a infancia indo pra la direto, pois meus pais tinha casa e pretendiam se mudar pra fronteira (o que nao aconteceu). Acho que o Uruguai tem tantas coisas bonitas de se ver! Adorei Punta, Maldonado e praias dos arredores, mas nunca fui num verão, e Montevideo preciso voltar, pois só passei um dia chuvoso lá. Colonia del Sacramento deve ser linda mesmo (tem um filme argentino bacana que se passa la, Dos Hermanos), mas nao conheci ainda.
    Que bom que conseguiu descansar e aproveitar o feriado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo o Uruguai!
      Adorei a dica do filme,vou procurar..Bjs!

      Excluir
  11. Oi, adorei seu blog, aliás adoro blogs sobre viagens e passeios, é que vou passar o feriado da Semana Santa, no Uruguai, e estou querendo algumas dicas, tipo câmbio, é melhor trocar no centro de Montevidéu mesmo? Quero ir a Colônia e Punta del este, passar um dia em cada cidade e 2 na capital, fica bom assim? Alugar um carro onde? Se puder me ajudar serei eternamente grata, tb tenho um blog de viagens depois dê uma olhada, obrigada bjos! http://passeiosmundoafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá tudo bem? Achei seu blog, e adorei saber que vc esteve lá agora bem recente, pode me ajudar? Estou indo no feriado da Semana Santa para lá, e queria umas dicas, Câmbio, é melhor trocar o dinheiro no centro de montevidéu? Abre sábado? estou querendo alugar um carro me indica algum lugar? Um dia apenas em Colônia e Punta fica bom? Restaurantes? kkk obrigada viu? Também tenho um blog sobre viagens depois dê uma olhadinha lá, bjosss http://passeiosmundoafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila,eu fiz o câmbio lá,numa casa de câmbio dentro do Shopping Punta Carretas,não me lembro a cotação exata,mas acho q era 1x8 em relação ao real,algo assim..dá pra cambiar tranquilo por lá,só no hotel achei mais desvantajoso,mas não lembro se abrem no sábado-de qualquer forma,vc consegue levar um Visa Travel Money?É a melhor coisa,consegue pegar em qualquer cx eletrônico,bem fácil e seguro!
      2 dias em Montevidéu ok,só não esqueça que aquele passeio do Mercado do Porto tem q ser de dia,ok?Á noite é muito perigoso,as parrillas ficam abertas mas tem assaltos por lá..
      1 dia em Colonia e 1 dia em Punta ok tb,é provável q já esteja começando a esfriar,talvez vc não pegue praia,então um passeio imperdivel é a Casapueblo,em Maldonado, ali do ladinho.
      Sobre aluguel de carros,vou ficar te devendo pois fomos no nosso,não cheguei a ver isso.
      Bjs e boa viagem!

      Excluir
  13. Madi, que delícia de Carnaval!
    Às vezes é bom fugir um pouco desse período de agitação no Brasil e se refugiar com a família em outro lugar, né?! Nunca fui ao Uruguai, mas tenho uma amiga que vira e mexe faz mochilão por lá e simplesmente adora. Depois de ver as fotos fiquei com vontade também.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Comenta aí, ficarei muito feliz em saber tua opinião...