terça-feira, 5 de novembro de 2013

A moda, a magreza e Gisele

Muita gente me perguntou pq eu não escrevi nada sobre o SPFW e a moda do próximo inverno brasileiro..Resposta: por pura preguiça!!!!
Explicando melhor, como eu trabalhei durante todo o evento, simplesmente cansei, tô exausta, não aguento mais ver roupas, sapatos, bundas, peitos (siiim, a gente tem q ver isso nas provas de roupa, nas trocas de roupa, e chega uma hora q simplesmente não dá mais pra ver tanta gente pelada, ou melhor, tanta pele e osso...)
Cena comum num camarim: a banalização da nudez e os ossinhos de fora
A magreza tem feito parte do mundo da moda a partir dos anos 90, qdo. ainda se viam corpos mais curvilíneos nas passarelas, esculpidos em academias mas sem esses exageros de hoje, em que as pessoas só pensam nisso, nesse doentio culto ao corpo (se fosse pela saúde eu ia achar bom, mas não é!) e, no caso da moda, nessa busca das medidas ideais, do peso ideal, de virar o "cabide perfeito"-qualquer dia vamos chegar no manequim zero!
(Manequim 38 já é GORDA, tá, queridas? Tem que ser 36, mas eu vejo várias que já chegaram no 34...)
Sou produtora, visto modelos todos os dias e não suporto mais ver isso. Quem é magra e sempre foi magra, com saúde e sem fazer esforço, ok, faz parte de sua genética.É magra e pronto, mas saudável. Quem não teve essa sorte e quer lutar pra ter outro biotipo, por favor, mude de profissão. É como se a Sabrina Sato tentasse chegar ao corpo da Gisele Bundchen..não adianta, é outra estrutura, só nascendo de novo!
Gisele para Colcci em sua última entrada no desfile
A gaúcha divou na passarela, mas teve quem criticou (o povo quer perfeição!) Sinceramente, Gisele sempre foi magra, e me parece cada dia mais bonita, saudável e feliz, bem diferente de algumas modelos novinhas e tristes que eu vi circular por lá, só fumando, sem comer nada o dia inteiro, magras de doer, com aspecto doentio...Gisele tem 33 anos e 2 filhos, deveria ser um exemplo pra quem está chegando na profissão achando que magreza é tudo. Não, gurias, não basta ser magra, magérrima...é preciso ter talento, foco, determinação. Passar fome ou pôr o dedo na goela, nem pensar!
Carisma, brilho no olhar e aparência saudável deveriam estar acima dessas medidas que o mundo da moda impõe às modelos.
Mas elas deveriam ser as primeiras a saber disso.

18 comentários:

  1. Madi,obrigada por me lembrar que eu estou gorda, kkkkkkkkkkkkkkk
    Olha, tem que ter muita estrutura psicológica para trabalhar neste meio e não pirar . Tenho pena destas meninas que se anulam tanto buscando esse suposto ideal de beleza. Triste!

    ResponderExcluir
  2. Madi, mas nao sao as próprias agencias de modelos que obrigam essas meninas a passarem fome desse jeito?
    Eu jamais poderia ser modelo, nao tenho o biotipo necesario... teria que perder uma Gisele de peso pra ficar do jeito que esses caras querem.
    voce ganhou muitos brindes no SPFW? =)

    ResponderExcluir
  3. Ta ai... a industria da moda para mim é tão ficcional quanto a industria porno. as modelos tem que ser magras mas o mundo que consome moda apesar de se espelharem nelas não são magras como elas.

    Fico pensando o que deve levar isto ainda acontecer acho que que deve ser comodidade pq desenhar para um cabide é mais fácil que desenhar para um corpo real. Ai cria-se um movimento de culto a essa magreza toda.

    Mas sem querer pautar mas já pautando... e os bastidores do SPFW?

    ResponderExcluir
  4. A primeira foto me chocou. Parece cena de campo de concentração nazista... que triste!

    Quer dizer que 38 é gooooooooooooorda? Oh my lord, e eu me achando a diva pq me seguro entre o 38 (me sinto a tal) e o 40 (ainda me sinto o máximo).

    Bjks.

    ResponderExcluir
  5. Tocar nesse assunto, parece chover no molhado né Madi, mas não, não é!! Eu sou uma das muitas que levantam a bandeira de que algo nisso está muito errado. Alguém comentou aqui tb, que as próprias agências obrigam as modelos a passarem fome. Bom, vc sabe que não é exatamente assim, mas sabe tb da crueldade do mundo fashion.. Nossa eu já fui modelo e graças a Deus esse não era o meu foco, senão teria surtado!!! Lembro bem de um casting em SP que a pessoa olhou pra mim e disse "até o seu quadril vc é perfeita, mas essas coxas torneadas pra não dizer gordas..". Sim, foi exatamente isso que ouvi, nunca consegui esquecer. Isso foi fundamental para eu ter certeza que meu lugar não era ali, não como modelo pelo menos, gosto mto de tudo isso, mas por trás das câmeras, das passarelas.. Aquilo tudo que játe disse. Enfim, vc me conhece e sabe que pra gorda estou bem longe, uma época até disse que eu estava mto magrinha lembra? Pois é, realmente minha natureza é magra, mas sim tenho coxas mais "redondinhas" fiz ballet por anos e por mais que emagreça elas continuam ali. Já imaginou se eu tivesse levado aquele comentário a sério? Com certeza teria feito algo mto absurdo para deixar de ter pernas gordas.. AFÊ!!! Quem dera o perfil das modelos voltasse a ser de pessoas aparentemente com saúde, como a Gi que apesar de magra, é linda e saudável! ;)

    ResponderExcluir
  6. -Luana,as agências de modelo apenas seguem o que os estilistas sinalizam,eles querem modelos magras,tá tudo errado já no começo mas a cadeia se criou em torno disso,já não se sabe a quem culpar,pois todo mundo tira do seu e culpa o outro,virou um circulo vicioso,ninguém mais sabe como parar isso...ah,não ganhei nadica,saia pelos bastidores,nem circulava nos lounges...
    -Cristiano,os bastidores são sempre iguais:correria,gente estressada,mais correria,todo mundo meio insano,mas tudo correndo de forma organizada,por incrivel q pareça...
    -Lydia,vc foi modelo,então entende muito bem o q estou querendo dizer,claro q minha voz não será ouvida por quem interessa,mas nunca vou deixar de me pronunciar contra isso,pois vivo cercada de modelos todos os dias,sei o q elas passam,é uma profissão muito dificil,meninas muito novas,a maioria ainda não sabe como se defender nessa selva...

    ResponderExcluir
  7. Talvez por isso, por toda essa luz, essa alegria, simpatia que Gisele seja a top das tops. Ela é magra, sem esforço, com atitude, com segurança.
    Concordo que vi nos desfiles meninas esqueléticas com cara de fome e doença. Deus me livre!!!
    Esse padrão deveria mudar para tamanho 42 pelo menos, ficariam lindas do mesmo jeito e as roupas brilhariam mais!
    Mil beijos
    Cris
    http://criscriacoisas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Sabe... ando cansada dessa coisa de ouvir em todos os cantos sobre pesos. Não é apenas na passarela que querem isso, li a respeito na revista Super Interessante de pessoas que não puderam assumir cargos públicos pois estavam fora do peso...
    Não sei onde isso vai parar. Eu nunca serei magra, vestir 38 para mim será impossível, pois minha estrutura é diferente. Demorei para entender isso.
    Mas a Gi... na minha opinião será sempre diva, pois brilho no olho não se compra... apenas se tem!
    Bêjo

    ResponderExcluir
  9. Nossa, eu aqui tentando batalhar pra voltar a entrar na calça 42(se for uma 40 to realizada ao extremo), imagina ser "Gorda" num 38! hahaha
    jamais conseguiria ser modelo, por não ter o biotipo e muito menos a vontade de ser esquelética. E Gisele é um mulherão, magra por natureza e sempre de bem com a vida!

    ResponderExcluir
  10. Olá Madi

    Sabe amiga, tem dias que penso em postar outras coisas viagens ou qualquer coisa que não moda. Esta moda de passarela é insana. Linda nas passarelas e vitrines, mas quando colocamos em nossos corpos com gordurinhas a mais ficam terríveis. Poucos tem este corpo magro perfeito e ideal. A grande maioria tem quilos a mais.
    Soube de um protesto feito por um rico empresário americano que comprou milhares de moletons, da marca Abercrombie e doou aos homeless, porque ele ficou indignado com esta grife por não fabricar tamanhos grandes.

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  11. Oi madi, muito se vem refletindo sobre isso, uma vida saudável em busca da saúde, assim como temos uma população caminhando para obesidade temos modelos exaltando a magreza, totalmente desproporcional com a realidade. Assim como o mercado de luxo, que tende a cair cada vez mais e se pensa em uma moda mais sustentável, tendo em que o mundo não terá como manter tudo isso. Sempre precisamos rever nossos conceitos.

    ResponderExcluir
  12. Oiii
    olha eh um absurdo essa ditadura da magresa.. eu confesso que tenho as minhas neuroses de vez em quando... mas luto contra isso... o importante é ser saudavel e feliz!
    bjsss

    ResponderExcluir
  13. Não é inveja auhaua mas eu não acho que essa magreza seja bonito.. tudo bem, passarela e tals tem os seus porquês, mas eu não acho bonito... Não mesmo, é mto sacrifício pra uma coisa q tb não faz sentido. Pelo menos pra mim.

    Kisu!

    ResponderExcluir
  14. Olá Madi

    Uma ótima semana para vc.

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  15. Madi, acabei de ver isso e lembrei do seu post. Me diz por favor que essa diva não é plus size... pq eu tô quase me matando.
    A indústria da moda tá doida?
    http://www.cosmopolitan.com/celebrity/news/robyn-lawley-swimwear?src=soc_twtr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga,ela veste 42/44,lá já se considera plus size,o mundo da moda ta doido!!!

      Excluir
  16. Essa primeira foto... Não me parece muito diferente daquelas tiradas nos campos de concentração. Credo!

    ResponderExcluir

Comenta aí, ficarei muito feliz em saber tua opinião...