quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Fumando e pensando...

Pois é, dando continuidade à "saga nas árabias", teve um dia em que fomos a um acampamento de beduinos no deserto (lógico que um daqueles pra turista se sentir beduíno, comendo uma comida meia-boca, que não faz jus às deliciosas comidas árabes, e enfrentando um calor absurdo, mas muito interessante pra quem quer aprender mais sobre a cultura deles), e eis que, após passear de camelo, tirar fotos com um falcão (isso foi cobrado) um velho árabe se aproxima e nos convida a fumar um narguilé com ele (bem, ao menos isso foi de graça!) e começa a nos contar algumas histórias e lendas árabes...(ah, lógico que Lawrence da Árabia tava no cardápio..)
A volta de camelo era assim, demarcada por uns pneus, isso não me fez sentir como Lawrence da Árabia mas me explicaram que era o único jeito dos camelos não fugirem, pois mesmo domesticados, os bichos são espertos e alguns já aprontaram com turistas, tentando mordê-los-olhem a focinheira ali!
Eu e minha filha quase morremos de rir qdo.o camelo levantou (quem já andou num sabe do que estou falando) eu quase despenquei lá de cima, ele tem aquelas corcovas e é muito alto e desengonçado caminhando- tive vontade de dar umas aulas de passarela pra ele-e nem a bolsa larguei, vai que tivesse um beduino ladrão lá no meio? Pior é que não tem, eles são super rigorosos com esses crimes, e ninguém ousa roubar por lá, a punição é super severa!
"Pode pegar, mas pra tirar foto, tem que pagar!"
Pra quem está estranhando ver a minha filha de shorts,já que pegamos o Ramadã e tudo fica mais difícil nessa época, principalmente as vestimentas, tivemos uma autorização especial do nosso guia por não ter muita gente, caso contrário, seria proibido entrar no acampamento com as pernas de fora, mesmo a 48 graus!! Esse texto eu ouvi n-vezes de quase todo mundo, já não aguentava mais os olhares perplexos dos homens-pra quem é muito encalorada (caso dela),sugiro não viajar nessa época pois o calor é forte mesmo mas é preciso respeitar os costumes e se cobrir toda...
Não dá pra beber nem comer antes do sol se pôr, mas dá pra fumar e fazer social!!!!
Os árabes adoram fumar narguilé, em quase todos os restaurantes e coffee shops é possivel experimentar algum tipo de fumo nessa espécie de "cachimbo de água", de origem persa, criado para ser apreciado em grupo, acompanhado de café e muita prosa..Minha filha adorou; eu, como ex-fumante, já não aprecio tanto assim, mas enfim, essa "experiência social" nos aproxima de outros povos e faz as pessoas relaxarem um pouco, não ficarem tão desconfiadas com o outro (o que é diferente, no caso nós)..
Sentadas no chão e mortas de fome, mas como ainda não tinha anoitecido, não podíamos nos servir no buffet de comidas dentro da tenda, sendo que algumas eram pra ser comidas com as mãos, o que não me pareceu muito higiênico mas ok, o que não mata, engorda, o máximo que poderia acontecer era termos uma dor de barriga daquelas...
"Se achar a comida ruim,ataca de pão e húmus que isso sempre tá bom", já tinha me explicado o motorista que nos levou nesse passeio, então fica a dica pra quem é muito chata(o) pra comer..
Pão e pasta de grão de bico, o famoso hummus, alimentam e não dão diarréia em ninguém...
Eu provei de tudo, mas me deliciei mesmo com a generosa oferta de castanhas e pistaches de todos os tipos, e da minha iguaria favorita, as deliciosas mas muito calóricas tâmaras...
Acredita-se que Maomé só quebrava o jejum do Ramadã com tâmaras e água, nada mal, hein?
As tâmaras são consideradas um alimento básico no mundo árabe por serem extremamente nutritivas e ricas em vitamina C, podem ser consumidas frescas ou secas. Eu sempre gostei, mas são muito caras aqui no Brasil, e nem sempre os supermercados as importam (90% da produção mundial vem do oriente médio)
Pois é, ficar falando em comida não é minha área, quem sabe voltamos à moda?
Ah, sim, mas só no próximo post...

9 comentários:

  1. Inveja branca de você Madi u.u
    Ta aí um lugar que sempre tive vontade de conhecer.

    ResponderExcluir
  2. Q viagem maravilhosa, adorei as fotos e o roteiro. Espero um dia fazer o mesmo, me encanta!

    ResponderExcluir
  3. Madi... que delícia. Estou viajando cá com o relato e as fotos.
    Pregunta: A sua filha é a de shorts? Que linda!!! mas me conta, como os homens se comportaram vendo pernocas de fora?

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles não são muito respeitosos com as turistas,até mão na bunda teve...

      Excluir
  4. Ai que viagem interessante e deliciosa! Eu pensei no shorts da sua filha qdo vi, mas logo em seguida vc explicou rs... praqueles lados melhor nem abusar, né? rs

    Kisu!

    ResponderExcluir
  5. Melhor se tapar toda,eu quase comprei uma burca!

    ResponderExcluir
  6. Interessante! Uma cultura bem diferente, deve ser uma aventura mesmo!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Madiii!
    Não sabia que vc tem uma filhona desse tamanho! Parece sua amiga ou irmã!!!
    Então, mesmo com autorização especial, por uma questão de respeito à cultura deles e até temor, eu não usaria shorts. Sei lá sabe... Eu me preocupo com isso.
    No mais, trouxe tâmaras? Eu adoro!

    ResponderExcluir

Comenta aí, ficarei muito feliz em saber tua opinião...