quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Inverno usável e lembranças da infância!

Esqueçam as alegorias, esquisitices e bizarrices: que tal pensar num inverno com roupas confortáveis, fáceis de combinar, que sobrevivam até o próximo ano, e, quem sabe, muitos outros ainda? Porque não dá pra gastar os tubos num guarda-roupa que só dure uma estação, convenhamos- roupa de inverno é muito mais cara que a de verão, o mínimo que podemos fazer é acertar nas escolhas e montar um guarda-roupa funcional, sem excessos, sóbrio sem ser tedioso, mas de boa qualidade, pra desfilar por aí na maior elegância, afinal, o frio dá aquela vontade de se arrumar um pouquinho mais...
Calças cropped  e saltos grossos seguem firmes no inverno 2013!
Já destaquei aqui no blog que um bom trenchcoat é fundamental, até porque ele é atemporal, mas também não dispenso um casaco mais estruturado, com gola marcante, e um tricot bacana-são quentinhos e tudo que é handmade ou com cara de, agrega mais valor à peça. Adoro knitwear, essas coisas com cara de vovó me remetem à minha infância, quando realmente não se comprava tanto nas lojas: desde colchas até casaquinhos e blusas, tudo era feito em casa, por mãos habilidosas, e, junto com o cesto cheio de novelos de lã coloridos, sempre havia uma boa história a ser ouvida..Hoje a gente chega em casa e liga a TV ou vai pro computador/tablet/smartphone, whatever - quase não se conversa mais, os papos agora são virtuais e até as roupas compramos pela internet. Prático, não? São os novos tempos!
A minha avó Lourdes adorava tricotar umas blusas assim,com efeito de tranças
Cada vez que eu e os meus irmãos íamos pro interior, visitar a vó, voltávamos cheios de blusas novas, cachecóis, gorros, tudo muito colorido, afinal, nude pra criança seria algo impensável pra época! Lembro que minhas roupas feitas em casa impressionavam minhas coleguinhas, mas tinha um motivo: eu pedia pra vó aplicar franjinhas, lantejoulas e outros enfeites nos meus tricots, então eles sempre eram diferentes.Prenúncios de uma peruíce latente? È pena que não tenho muitas fotos dessa época, mas ontem encontrei uma delas, de umas férias de verão na casa da vó Lourdes, e lá está ela, sorridente com os 3 netos (minha irmã nasceu muito depois, foi a temporã), eu aos 9 anos com cara de bolacha trakinas, muito feliz em dar vazão aos meus "talentos domésticos",pois a cada visita, a vó me ensinava a tricotar, pintar em panos de prato, fazer bainha à mão e mexer na máquina de costura dela...
Na casa da vó e com meus irmãos: bons tempos!
As lembranças da infância são sempre as mais doces...

PS.A vozinha se foi em 2006...



7 comentários:

  1. Que linda a sua avo!!! linda, linda, linda!
    eu ameeeei o casaco! que coisa mais linda, ne? Estou a procura de um casaco com aquele trico noruegues, sabe como eh? parece que a H&M lançou alguns esse ano, preciso ir la ver.

    ResponderExcluir
  2. Ai, que fofa sua carinha de trakinas!
    Sei lá, acho que roupa (de qq estação) tem que ser usável. Isso de moda conceito (ou seja lá o nome daquelas loucuras) é coisa pra passarela ou artista.
    Na vida real, de pessoas normais... rola não. O risco de ficar ridículo é grande.

    Ah... rolou ontem o maior stress lá no face pq critiquei uma camisa fake da chanel (logo de onça) escrito "glamour" em baixo. Povo não "gostho" e veio fazer barraco no meu bloguinho. Ri baldes hoje!
    Tá lá naquele post "É pra aguentar?"
    Beijooooooooooooo!

    ResponderExcluir
  3. Saudades da Mamys uma "tricoteira" de mão cheia ... mesmo sendo especialista em enxovais para recém-nascidos, tb tricotava blusas para adultos ... tive um parecidíssima com a da ilustração, aquela de ponto de trança ... linda

    bjão

    ResponderExcluir
  4. Ai que foto linda!!! Adoro fotos de família, ainda mais se forem "antigas", dessas tiradas com as máquinas que ainda nem eram digitais.
    AMO muito tricô e crochê. Já fiz um cachecol pra mim no tear...hahaha, mas não ficou lá parecendo tricô de verdade. Eu tenho uma blusa vermelha com tricô trançado que trouxe do Brasil, mas ela é tão grossa que fica impossível usar com um casaco, mas preciso resgatá-la do meu guarda-roupas e dar um jeito de usar, pois ela é tão linda.
    Meu guarda-roupa de inverno é básico, os acessórios que são mais coloridos. Ainda não tive coragem de comprar um casado bem tchannn (roxo, mostarda, ferrugem e etc..) para sair tacando o terror neste mundo cinza, marron e preto que é o inverno :-(. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Coisa boa recordar esses fatos da infância! Mais legal é ver o link que vc fez. Eu tenho uma dificuldade em escolher roupas de inverno que fiquem bonitas ou combinem com o que já tenho no guarda roupa.

    ResponderExcluir
  6. Ai, morro de inveja de pessoas que moram em lugares frios, as roupas pra esse clima são tão mais lindas. Infelizmente moro em uma das capitais mais quentes do país, onde a temperatura passa fácil dos 40°.

    E casas de avós são sempre lugares maravilhosos. Tenho pouco contato com a minha pois moramos em cidades diferentes, mas sempre que possivel vou la matar a saudade e comer, comer, comer aquelas coisas deliciosas.

    ResponderExcluir
  7. Ai, morro de inveja de pessoas que moram em lugares frios, as roupas pra esse clima são tão mais lindas. Infelizmente moro em uma das capitais mais quentes do país, onde a temperatura passa fácil dos 40°.

    E casas de avós são sempre lugares maravilhosos. Tenho pouco contato com a minha pois moramos em cidades diferentes, mas sempre que possivel vou la matar a saudade e comer, comer, comer aquelas coisas deliciosas.

    ResponderExcluir

Comenta aí, ficarei muito feliz em saber tua opinião...