domingo, 1 de março de 2015

De volta!

Hoje é domingo e estou de volta após curtas férias em Portugal, in family (tivemos só 10 dias pra revirar o país e suas principais atrações- apesar de  pequeno, recomendo 2 semanas)- a seguir, um resumo básico do que mais valeu a pena:
Voamos TAP direto POA-Lisboa, e, na capital, ficamos 5 dias (um exagero, poderíamos ter ficado 3 e aproveitado mais o interior, que é encantador e tem muitos sítios históricos, mas enfim, são as escolhas que se faz quando se tem filhos de 5 e 19 anos pra conciliar interesses)-não, não foi fácil, posso garantir, mas a gente se divertiu...
Kd o de 5 anos? Tirando a foto, é claro! Ele adorou bancar o paparazzo da família e cortou a cabeça de todas as estátuas...
A gente se sente em casa em Portugal, é o nosso berço e a língua tb aproxima, tem muitos brasileiros passeando e mais uma penca morando lá, estudando ou trabalhando.Se não se jogar em compras, a cidade é bastante barata em comida, transporte e até hospedagem. Os portugueses têm fama de ranzinzas mas tratam muito bem os nascidos na sua ex-colônia, e adoram contar "piada de brasileiro", em oposição às nossas "piadas de português", que eles não acham a menor graça, lógico. Na nossa lua-de-mel, eu e meu marido estivemos lá, fizemos o tour clássico Lisboa-Cascais-Estoril-Sintra, e agora, passados 25 anos, repetimos e ampliamos a dose (e os lugares) trazendo nossos filhos. Foi bom demais e, o que é melhor, gastando bem pouco!
Os lindos azulejos estão em toda a parte, desde prédios até muros, eles são uma paixão nacional
Estava frio mas pegamos sol em toda a nossa estada, o que nos possibilitou fazer muitos passeios a pé
Quem vai pro Bairro Alto, pode pegar os românticos bondinhos elétricos, mas táxis tb são baratos e há, ainda, a opção dos ônibus turísticos, com 4 linhas diferentes pra revirar a cidade
Todo mundo conhece as atrações de Lisboa, nem que seja de ouvir falar. Os fados, os pastéis de Belém, o bairro alto, Alfama, Chiado, as roupas penduradas nas janelas, os azulejos, o bacalhau, as sardinhas assadas e todos aqueles doces com ovos deliciosos...A culinária portuguesa realmente é de uma simplicidade encantadora e os sabores, inesquecíveis.
Ao lado do famoso Mosteiro dos Jerônimos, a casa que serve os melhores pastéis de nata desde 1837, é um programa imperdível para gulosas como eu! Cada pastel(servido morninho) custa 1 euro e 5 centavos.
Com uma criança e uma pós adolescente, é de se imaginar que museus e igrejas não faziam parte das prioridades deles (o máximo que consegui, com a concordância de todos, foi visitar os castelos medievais, esse tipo de atração sempre agrada, todo mundo gosta de se sentir parte da realeza, e até espada tive de comprar pro meu pequeno príncipe)-das atrações mais modernas, recomendo o incrível Oceanário, muito visitado pelos lisboetas e por turistas:
Um dos maiores aquários do mundo, atrai adultos e crianças com espécimes trazidos de todos os oceanos
Nem pense em alugar carro pra andar em Lisboa, é impossivel estacionar no centro, mas saindo da capital, é o melhor meio de transporte, já que as estradas são boas e as distâncias, bem curtas.
Os últimos 5 dias gastamos na ida para o Porto, nosso destino final, passando por várias cidadezinhas e povoados incrivelmente preservados, alguns escondidos por trás de muralhas, onde o passado se confunde com o presente. Nem reservas fizemos, olhávamos os hotéis ou hostels e ficávamos onde nos apetecia, mas era baixa temporada, na alta não recomendo.
Duas cidades me encantaram: Óbidos e Évora. Quem tiver a oportunidade, não deixe de ir.
Alguém aí gosta da poetisa Florbela Espanca? Ela tb adorava e se inspirava nesses lugares.
O castelo de Óbidos, q já mostrei no post anterior, tem uma elegante ( e cara) pousada em seu interior, pra quem quiser se hospedar como um rei!
Assunto delicado ( e que minha mãe não leia isto):Fátima, mundialmente conhecida por seu santuário, e local onde 3 crianças souberam dos terríveis "segredos" contados numa visão que eles tiveram da Virgem Maria (ah, não me façam explicar isso pois nem católica praticante eu sou) eu só passei, mal olhei e nem entrei. Tenho minha fé e respeito a fé alheia mas não sou uma pessoa religiosa, meu marido e filhos são todos luteranos, então me pareceu sem sentido a visita ao santuário. Mas comprei lembrancinhas pra minha mãe nas lojinhas de artigos religiosos...
Preferi ir a Leiria, cidade onde Eça de Queiroz escreveu " O crime do Padre Amaro". Fantástico.
E o que dizer de Aveiro, considerada a "Veneza portuguesa"? Encantadora. Tem passeio de gôndola e os famosos ovos moles, especialidade da região:
Aveiro, cidade das gôndolas e dos ovos moles, onde ficamos 1 noite apenas
Em Coimbra, a única coisa de interessante mesmo é a famosa Universidade e a Biblioteca, tida como a mais antiga do mundo e até hoje muito disputada por seus cursos de Direito e Medicina. Num par de horas dá pra ver tudo Tínhamos pressa em chegar ao Porto e beber o famoso vinho homônimo, que é oferecido em diversas caves, num tour etílico muito interessante, atravessando o rio Douro e indo para a cidade ao lado, chamada Gaia.
Porto foi o gran finale do nosso tour português, a cidade merece ao menos 2 dias de visita, e garanto que há muito para se ver e fazer:
Ou, pelo menos, beber....
No Café Majestic, os gajos e as raparigas se despedem, encerrando nossa trip in family
Tudo que é bom dura pouco, ora pois!
( e amanhã recomeça tudo de novo...)


12 comentários:

  1. Ai que delícia de relato e de passeio! Aqui em casa nós adoramos conhecer Portugal, quero voltar lá mais vezes para conhecer Sintra e aquelas outras cidadezinhas encantadoras. Quando estivemos no Porto tb fomos no café Majestic, mas sinceramente eu não gostei tanto, mas como é famoso, tive que experimentar, rs...além do que estava lotado e nem dava pra conversar direito. Acho que vcs tiveram mais sorte :-). E que graça o seu pequeno Paparazzo! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa eh a vantagem de se viajar na baixa temporada , não se pega fila em nada e os preços saem mais em conta, tem a questão do frio mas eu adoro viajar no inverno, as pequenas limitações não me incomodam , e acredite ou não , gastamos menos indo pra lá do q se fizéssemos turismo no Brasil, com preços impraticáveis agora no verão , comparei com Fernando de Noronha e fiquei chocada , Sandroca! Bjs!

      Excluir
  2. Lindo!!! Parabéns pela família linda. beijocas

    ResponderExcluir
  3. Minha poderosa Madi, que maravilha estares de volta, sempre bem vinda em meu coração...amo estes programas de família, e Portugal tenho algo com este país, além de sermos ex-colonia, acho lindo tudo lá ( e nunca fui rs)...Gosto das pessoas de lá, através da blogosfera, aliás, tenho conhecido e contatado com as melhores pessoas, né Madi ? O legal na tua família,´é que tudo se encaixa, até o de cinco (tadinho) feliz da vida fotografando a família, adorei isso. Quando for a Portugal (daqui a 3 ou 4 encarnações rs, lembrarei deste post, dá uma vontade de estar lá). Mas fico feliz de saber de alguém que esteve in loco, e que a jeitinho Madi de ser e dizer as coisas tornam o passeio muito mais legal. Saudade MADI, Minha poderosa favorita.
    ps. Carinho respeito e abraço.
    ps2. Obrigado pelas palavras tão amáveis lá no blog, te responderei com mais calma lá. Tava com saudade.

    ResponderExcluir
  4. Não sei o q é melhor, se poder compartilhar desta sua experiência e emoção ou a alegria de tê-la de volta por aqui ...
    Conheço Portugal e confesso q foi o país europeu q mais me encantou em todos os sentidos ... ainda vou voltar àquela terrinha maravilhosa ...

    Seja vem vinda novamente a BlogsVille ...

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltar lá 25 anos depois foi muito gratificante e nostálgico , eu tb coloco o pais na minha lista dos lugares pra onde quero sempre voltar!

      Excluir
  5. Aveiro, hum.... não conheço, deu vontade!
    Essa sua foto dos pastéis de belém deveria ser apagada, pura indecência!!!

    ResponderExcluir
  6. Passando para matar a saudade e deixar abraço e desejo de coisas boas, pra ti e tua familia amada.
    ps. Carinho respeito e abraço.

    ResponderExcluir
  7. Lindos vocês por aí!!
    Que passeio incrível!! As fotos ficaram ótimas!!
    Amo esses pastéis e pra falar a verdade, os doces portugueses são os melhores amada!!
    Mil beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  8. Madi, esse pastelzinho de Belém é um perigo!!! Se deixar eu como tanto que fico "O" pastelzinho de Belém! rs!!!
    Bjos

    Blog Querido Deus, obg por me exportar!

    ResponderExcluir
  9. Olá Madi,
    Que viagem maravilhosa, e que família linda!!
    Beijos,
    Deus abençoe.

    ResponderExcluir

Comenta aí, ficarei muito feliz em saber tua opinião...