segunda-feira, 28 de abril de 2014

Comunismo,Carminha e Mojitos!!!

Olá amigos, andei ausente do blog por conta de uma viagem muito especial que fiz com minha familia para Cuba, país que sempre tive muita curiosidade em conhecer, afinal, é o único socialista em todas as Américas-no mundo, apenas China, Laos,Vietnã e Coréia do Norte seguem adotando essa forma de governo.
Obviamente, este post não terá um cunho político, até pq não dá pra julgar um país em tão pouco tempo, e mesmo que eu tivesse essa pretensão, seria preciso entender todo um contexto social e histórico-9 dias em Havana e Varadero são suficientes apenas pra compartilhar minhas impressões como uma simples turista curiosa dos costumes locais e sem nenhum tipo de preconceito.
Havana: Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 2002
O charme da decadência, se é que me entendem, não é no sentido pejorativo: a gente se sente voltando no tempo!


O "Capitólio" e os carros da década de 50
A capital é, sem dúvida, muito interessante com seus carros antigos convivendo com os "côco-táxis" pilotados de forma caótica pelas ruas da cidade (não ande neles se estiver borracho),sua arquitetura de influência espanhola, especialmente na Cidade Velha, o centro histórico local onde se encontram as principais atrações turísticas, como a Bodeguita del Medio e o Hotel Ambos Mundos, onde Hemingway se hospedava (foi lá que ele escreveu boa parte de O Velho e o Mar-quem leu?)-e eu fui seguir seus passos, lógico-queria provar o mojito da Bodeguita, que ele dizia ser "o melhor do mundo":
Tomei o meu em pé no balcão, mas como leiga em assuntos etílicos, não posso confirmar a opinião do Hemingway
Um dado interessante: a cidade é surpreendentemente limpa e segura, apesar dos recursos limitados, escassez de produtos(sabão,sabonetes,preservativos, papel higiênico,por exemplo,sumiram das prateleiras)e as já conhecidas dificuldades que o povo cubano passa por conta dos embargos econômicos-não se vê papel ou lixo no chão, ninguém fica pedindo dinheiro na rua, não existem batedores de carteira ou assaltantes nos niveis em que, infelizmente, os brasileiros já se acostumaram (os pobres estão lá mas têm sua dignidade, saúde e educação de qualidade, não ficam seguindo os turistas ou abordando suas mesas, pedindo restos de comida, como vemos aqui no Brasil)-achei as pessoas educadas, e tb conformadas com sua situação. Se questionadas sobre suas vidas, têm medo de falar, não reclamam mas deixam nas entrelinhas que é difícil, que são constantemente vigiados-dos 11 milhões de habitantes, 5 milhões são militares ou policiais, e a população tem muito medo respeito por eles.
"Falta tudo mas a gente fuma um e tudo bem..."
Não preciso nem dizer que, na ausência de outdoors vendendo algum produto (o conceito de consumismo não existe, eles vivem realmente com o mínimo dos mínimos)-pros turistas, o que se tem à venda, fora o artesanato local, os charutos e o rum são posters, souvenirs e camisetas do Che Guevara e do Fidel Castro...Aliás, o Che é onipresente: ele está nas paredes, nas tendas, nas ruas, nas casas e no coração das pessoas (sim, elas são ensinadas a venerar Che, os irmãos Castro e outros heróis da Revolução desde cedo, na escola- é tipo lavagem cerebral...(desculpem, mas é essa a sensação ao se conversar com os jovens, frustrados sem internet (lá tem intranet,controlada pelo governo), sem celulares, sem poder sair do país, a não ser em situações excepcionais, alienados do mundo e com uma perspectiva de entrar no mercado de trabalho ganhando o equivalente a 15 dólares americanos...e dê-lhe rum, charutos e novelas pra entreter essa gente!
Idolo incontestável, mas atualmente perdendo o posto em popularidade para a Carminha...
Quem???? 
Sim, minha gente, em Cuba se fala mais na Carminha (personagem da Adriana Esteves em Avenida Brasil, novela que passa 3Xsemana pela Cubavision, controlada pelo governo e que tb funciona como um "anestésico" para o povo)do que em politica, comunismo ou qualquer outro assunto..Os cubanos, qdo.descobriam que eu era brasileira, me enchiam de perguntas sobre a novela, se eu sabia o final, se a Carminha ia ser presa ou o quê, e eu nem me lembrava mais do desfecho, já que Avenida Brasil passou aqui há 2 anos atrás..Copa do mundo? Eles não estavam nem aí, em nenhum momento alguém me perguntou sobre a Copa ou futebol, o assunto lá é a novela e ponto final. Dizem que Fidel tirou quase tudo do povo cubano, menos as novelas brasileiras, gracias a dios!
A tirana Carminha: alter ego de Fidel?
Quem fica nos hotéis 5 estrelas de Havana pode ter uma falsa idéia do que é realmente viver por lá, mas digo pra vcs: apesar dos pesares, a cidade merece pelo menos 2 dias de visita, há muita história e cultura. Tem quem vá direto pra Varadero, o Caribe cubano com suas águas cristalinas e areia branquinha, mas Caribe é tudo igual e é sempre lindo,né? Pra quem gosta de se isolar em resorts all-inclusive, Varadero é o paraíso, e bem mais em conta do que outras ilhas caribenhas-muitos turistas do mundo inteiro nem passam por Havana,vão direto pros resorts luxuosos de Varadero encher a cara de daiquiris e mojitos embaixo de coqueiros o dia inteiro.No hotel onde ficamos, só tinha canadenses, e eles estavam achando tudo muito barato..(pra eles são 4 horas de vôo direto, pra nós umas 10h viajando, contando com as conexões, esperas e traslados)
A perfeita Ilha da Fantasia
Mas Ilha da Fantasia que se preze tem que ter Ricardo Montalban e Tattoo recebendo a gente com colar de flores, né não?(psiu, quem tem menos de 40 vai ter de apelar pro pai Google!)
Sucesso nos anos 80, a Ilha da Fantasia era um seriado do qual muito me lembrei nos meus dias em Varadero, mesmo sem a dupla aí de cima pra nos receber (ambos já estão tomando seus daiquiris e mojitos lá no céu)
Se vale a pena ir só pra Varadero? Vale pelas belezas naturais (não tem nada pra se fazer fora dos hotéis, é só praia, um ou outro passeio extra e só) e se vcs não forem tãão exigentes com comida, infraestrutura e prestação de serviços-os cubanos ainda estão "em treinamento" nesses aspectos mas o custo-beneficio compensa. Varadero tem praias lindas e o mar de águas mais claras que já vi na minha vida.
Se eu recomendaria Cuba como destino turístico, independente de inclinações politicas?
Certamente, pra quem vai com o espírito aberto e sem fazer grandes exigências-o turismo lá está crescendo, muitos hotéis novos sendo construidos ou reformados,- a passos lentos, é bem verdade,- mas percebe-se um esforço coletivo em receber bem os turistas, eles querem competir com Cancun e Punta Cana.
Querem saber mais?
Todas as dicas do que ver e fazer, preços, pacotes promocionais estão aqui: autenticacuba.com
Compramos nosso pacote pela operadora New Age, achei bastante razoável, a única coisa chata é a conexão no Panamá, que nos deixou horas aguardando naquele tentadortemploconsumista freeshop amaldiçoado pelo Fidel mas abençoado pelo Visa e pelo Mastercard...

PS.Por motivos óbvios,quem for deve levar euros(mais fácil de trocar) e cartões de créditos que não sejam de bandeiras americanas-cartões só são aceitos em hotéis (mas não em todos, é preciso informar-se antes), e existem 2 moedas circulantes, o CUC e o peso cubano.1 cuc equivale a 1 dólar e a 25 pesos cubanos, aproximadamente.Internet é rara,cara e lenta.E nenhum dos nossos celulares funcionava lá...Mas quem precisa disso em férias,né? :)


25 comentários:

  1. Ai Madi, que texto delicioso de ler! Informação e humor na medida certa :-). Ir a Cuba deve ser uma viagem diferente de tudo que estamos acostumados. Eu adoraria conhecer Havana e mergulhar neste universo tão "decadente" e interessante. Quando você escreveu sobre a segurança e a pobreza: "os pobres estão lá mas têm sua dignidade", inevitavelmente não deu para não pensar no Brasil... onde foi parar a dignidade do povo brasileiro? Que ódio desses governantes parasitários que estão deixando o Brasil afundar... Bjs
    em tempo: você tb não sabe a alegria que fiquei ao ler a sua mensagem e as suas palavras de agradecimento :-). Você é uma das pessoas queridas que conheci nesta blogosfera.
    Só espero que os produtos tenham chegado com o prazo de validade em dia, rs... Olha, os correios brasileiros estão o Ó! Bom, pelo menos eles entregaram o pacote. Melhor pensar assim. hahahah. Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha,amiga,se estão na validade eu não sei,mas agora já é tarde,já devoramos várias daquela delicias..ahhhh,q maravilha...hj estou me sentindo uma suiça legítima,minha mesa de café da manhã só tem produtos suiços,tô chique de doer,hehe..mais uma vez obrigada pela minha caixinha maravilhosa e pelo carinho!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Eu tb achei,Cris,esperava algo diferente,sei lá,ouvia falar tão mal de Cuba e dos comunistas, mas me surpreendi positivamente-é claro que em tudo existe o lado bom e o lado ruim,mas botando na balança,os pobres de lá tem muito mais que os daqui,lá não existe analfabetismo,não se vê pessoas desdentadas, a saúde funciona,eles têm acesso a médicos,dentistas e as crianças passam o dia na escola,almoçam lá-,não vi pedintes nas ruas,apesar de toda a pobreza,ou eles escondem muito bem os podres dos turistas...Foi pouco tempo pra conviver com os locais,não dá pra julgar assim,olhando superficialmente como turista,né?

      Excluir
  3. nunca foi e continua não sendo meu sonho de consumo mas deve ser bem interessante mesmo ...

    ResponderExcluir
  4. Não poderia esperar melhor (e mais original) roteiro de viagem vindo de uma mulher do te calibre. Com certeza um passeio que eu faria - e ainda farei!!! Maravilha Madoca!!! Salivei com os Mojitos e #desdegirino que desejo conhecer o Tattoo... hahahahaha! Beijos, gatona master! Muito bom tê-la de volta!

    ResponderExcluir
  5. Freduco ,tinha tantos casais gays no meu hotel ,já tá virando destino do babado ...

    ResponderExcluir
  6. Ah, pobre e digno povo cubano. Não vou falar o que penso dos Castro& Che pq vc está cansada de saber (e sofrer dignamente lendo meu blog). Sobre a Ilha da Fantasia, eu lembroooooooooooooo! E fui na original: chama-se Roatan, linda e mara, e fica em Honduras (eca- só recomendo turismo pra inimigo). Bjks.

    ResponderExcluir
  7. Nunca sai do brasil. Porém, adorei as fotos. Essa parte decadente é o centro da cidade? Curto prédios históricos; teria tirado várias fotos ali. Outra: praias? Nem curto muito solzão. Mas a vista é linda. <3. Carminha fazendo sucesso fora? Dublado ou legendado? Fiquei curiosa. Ah, novelas sempre fazem sucesso entre o povão, isso é indiscutível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim ,a primeira foto é no centro historico ,e as novelas são dubladas ,fica muito estranho ouvir os nossos atores em espanhol ,as vozes são esquisitas ,dá vontade de rir ...

      Excluir
  8. hihihi,Gê,eu sabia que esse post ia te dar um treco,mas adoro os teus comentários e sou muito fã do teu blog,das tuas tiradas,dos teus textos inteligentes e ácidos,muitas vezes..sabe o q eu mais admiro em ti?A sinceridade de se manifestar sobre tudo que abominas,incluindo minhas dicas sobre Cuba,ahahahah, love you,amiga!

    ResponderExcluir
  9. Madi, não abominei suas dicas de Cuba! Cara mia, sou a favor da liberdade. O dinheiro e a vida são suas. Estava a fim de ver Cuba in loco? Qual o problema?!? Nenhum. Se um dia ela (a ilha) botar os Castro pra andar pode ser que eu vá lá fazer turismo e assim apreciarei suas dicas todas. Antes... ah, rola não! kkkkkkkkkkkkkkkkk Mas disso eu sei que vc sabe, e sabe também que o que me importa mesmo é que vc foi, gostou, divertiu-se, descansou
    . O caribe é fora de série... amo aquele mar azuuuuuuuuulzinho, apesar do meu preferido ainda ser o azul. marinho profundo do mediterrâneo, perto da Grécia. Bjks.

    ResponderExcluir
  10. (ups... o tal "eca" do comentário lá de cima foi sobre Honduras, quase morri naquele fim de mundo, horror, horror, horror! mas Roatan é 10)

    ResponderExcluir
  11. Que tudo amada!!! Por isso que tu estavas sumidinha né??? Andanças por aí!
    Adorei esse passeio cheio de cultura e assunto! Lugares lindos, nunca fui e não é aquele lugar em minha lista de viagens mas...vendo assim e com uma pessoa como você dando dicas e contando um cadinho, dá vontade sim!
    Muitos e muitos beijos
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é,amiga,não é aquele destino dos sonhos de todo mundo,eu sei bem,mas gostei de ter ido,a gente nunca sabe mesmo como é, a não ser indo conferir in loco,como diz minha amiga Gê-eu fui,vi,percorri caminhos,li bastante, falei com os locais e até me surpreendi..gostei da experiência,foi muito diferente...

      Excluir
  12. Q show esse post Madi. Tenha uma semana linda, bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá Madi, muito bom ver Cuba por teus olhos e palavras, muito bom, informativo e divertido. Gosto da parte que falas que eles não assaltam os turistas, apesar, como aqui no Brasil, que só faltam, faltam não, eles fazem mesmo e amei a foto das cubanas fumando o charuto rs, pelo menos isso rs. Bela viajem, belo post.
    ps. Carinho respeito e abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jair,a situação lá é bem complicada mesmo,mas ainda assim achei que valeu a pena ter ido e conhecido-com certeza não é um roteiro q agrada a todos mas eu achei bem diferente,as cubanas fumando aqueles charutões tb,é uma cena típica de lá, e elas se maquiam bastante,querem chamar a atenção mesmo...

      Excluir
  14. Madi amiga, se você conhecesse Joana, minha filha ía se surpreender com a personalidade, o vocabulário e os gostos!! kkkkkkkkkk, te garanto que iria se encantar também pela voz rouca!! Sou muito coruja !!
    Big beijo
    Cris

    ResponderExcluir
  15. Que delícia, Madi! Eu sempre tive vontade de conhecer Cuba e vc me mostrou além disso... agora eu tenho MESMO vontade de conhecer, que lugar lindo! E esses carros antigos na rua? Que paraíso é essa ilha!

    Kisu!

    ResponderExcluir
  16. Ahh que máximo! Quero conhecer CUba, deve ser uma experiência única mesmo, esse lugar meio parado no tempo e com diferenças tão grandes. Não fazia ideia que apesar de todo o fechamento do país ele passam as novelas brasileiras por lá. Show!

    ResponderExcluir
  17. Poxa muito legal teu relato, penso que assim como muitos fazem uma ideia errada do Brasil, nós reproduzimos esse modelo com nossos "vizinhos" também... Cuba não está assim no topo da minha lista de lugares para visitar, mas vai que... ;-)

    Hemingway sabia das coisas! Mojito é tudo bom, assim como os Moleskines! ;-)

    E eu sei quem era o Tattoo!! Na época da escola, como eu sempre o "mais novo e e menor"... durante muitos anos, eu fui chamado de Tattoo... :P

    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Comenta aí, ficarei muito feliz em saber tua opinião...