quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A Estética e a estética

"O olhar de quem trabalha com moda, arquitetura, paisagismo, decoração, enfim, é sempre muito crítico em relação à Estética", palavras de uma colega minha, professora de História da Moda, na abertura de um curso de extensão, na capital gaúcha, há alguns meses. Imediatamente aparece no telão a imagem dessa exposição, que aconteceu em Minas Gerais por essa época, e cujo titulo me pareceu bastante sugestivo:
"O olhar pode ter uma camada mais espessa que uma pintura"
E a palestrante continuou, entusiasmada, explicando o que era a Estética, esse ramo da filosofia que estuda a natureza do belo e os fundamentos da arte, assunto que interessa, sim, a quem trabalha com moda. Ou deveria.
Risinhos na terceira ou na quarta fileira. Eu, sentada na primeira, no gargarejo, olhei pra trás e me deparei com umas três garotas de uns 18 anos, rindo e cochichando entre si , como só se consegue fazer nessa idade...Meu olhar de reprovação as deteve por um segundo, mas, em seguida, uma delas deu de ombros e me"assoprou":
-Essa palestrante é que precisa de uma estética! Tem uma ótima aqui na esquina!
Fiquei tão perplexa com o comentário (felizmente não escutado pela própria) que voltei meu olhar para o palco e, com efeito, a colega parecia um pouco acima do peso, não tinha se montado, como se diz, e usava uma roupa "simples" demais para o olhar crítico dos estudantes de moda, que talvez esperassem alguém suuuper fashion, fantasiada de moderna, pra fazer jus ao posto de professora de moda.
Péraí, deixa eu vestir meu lúqui de blogueira,ops, branca de neve,ops palestrante de moda!!!!
Céus, como é fácil julgar as pessoas, né? Basta estar com o "look errado" e pronto, já caimos em desgraça e nada mais do que possamos dizer ou ensinar de interessante, vai ser ouvido.
Talvez as pessoas precisem retirar essas camadas do olhar, pra enxergar verdadeiramente aquilo que importa. O que está por trás. Ou dentro.
Mas nem isso adiantaria, o Pequeno Príncipe já profetizou: "O essencial é invisivel aos olhos".
E é mesmo!
PS.Amanhã serei eu a palestrante, acabei de marcar uma escova, rsss,,,,

9 comentários:

  1. HAHAHAHAHAHAHA Capricha no luqui em!!!

    Bem feita sua colocação. É fácil julgar, difícil é ser julgada, o que não vai tardar as mocinhas de 18 anos, elas ainda vão errar.

    Boa palestra flor!!!

    ResponderExcluir
  2. Pà,torce pra elas não me detonarem tb,rsss...

    ResponderExcluir
  3. "O essencial é invisivel aos olhos". Por isto sou apaixonado por vc Madi ...

    beijão

    ResponderExcluir
  4. Madi de Deus!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkk imagina o que uma menina de 18 anos sabe??!!!
    Elas acham que sabem por estarem antenadas com a internet, não generalizando porque vejo muita gente legal com essa idade trilhando um caminho de conhecimento. O que deixa perplexa as vezes é a massa de blogueiras, que se dizem fashion tentando ensinar o bê-á-bá a quem já tem um currículo ou sabedoria!! Questiono os tais 15 minutos de fama nos blogs já dizia Andy Warhol! A pessoa vai numa palestra para aprender e vai criticar como a professora se veste?
    Sorry!!!
    Mil beijos e obrigada pela visita carinhosa!
    Cris
    http://criscriacoisas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Arrasa Madi!!!!!
    Um carão e um escovão sempre ajudam, porque conteúdo eu sei que você já tem :-). Bjs

    ResponderExcluir
  6. Vai lá e detona Madi!
    Acaba com a raça desses codsplay de it-shit que acham que sabem algo da vida, da moda e do mundo.

    Mas por via das dúvidas, vá de diva, pq não tá facil não...

    Adorei seu post, de coração. Camadas e camadas de pre-conceito e maldade gratuita. Nosso olhar realmente não está treinado para ver o essencial.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  7. -Paulito,já de volta ao posto?Q bom!!!!
    -Cris,as blogueiras daqui até q são legais,o que me incomoda são esses pré-julgamentos dos alunos,mas faz parte,né?
    -Gê e Sandra,a-do-ro fazer a diva,ahahahaha,eles vão ver só!

    ResponderExcluir
  8. O que meninas de 18 anos sabem da vida ou de sucesso profissional?
    Talvez a aparência dela esteja absolutamente coerente com o que ela esteja propondo, que é a relativização do conceito do belo. Afinal, o que é bom e bonito pra um, pode não ser pra outro né! Tudo depende dos valores e das experiências pessoas de cada um.
    E como foi a sua palestra?
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. A essa hora que estou comentando, a palestra já rolou auhua espero que tenha sido boa rs

    Kisu!

    ResponderExcluir

Comenta aí, ficarei muito feliz em saber tua opinião...