segunda-feira, 27 de maio de 2013

O outro lado do caminho

Hoje está fazendo 4 anos desde que meu pai se foi, então peço licença para, ao invés das fotos de moda, postar um texto de Santo Agostinho que muito me confortou, desde que o li pela primeira vez. Não sou religiosa, mas tenho minha fé e vou catando um pouco de cada religião pra tentar entender/amenizar as perdas que sofremos nesta vida:

"A morte não é nada. 
Eu somente passei 
para o outro lado do Caminho.

Eu sou eu, vocês são vocês.
O que eu era para vocês, 
eu continuarei sendo.

Me dêem o nome 
que vocês sempre me deram, 
falem comigo 
como vocês sempre fizeram.

Vocês continuam vivendo 
no mundo das criaturas, 
eu estou vivendo 
no mundo do Criador.

Não utilizem um tom solene 
ou triste, continuem a rir 
daquilo que nos fazia rir juntos.

Rezem, sorriam, pensem em mim.
Rezem por mim.

Que meu nome seja pronunciado
como sempre foi, 
sem ênfase de nenhum tipo.
Sem nenhum traço de sombra
ou tristeza.

A vida significa tudo 
o que ela sempre significou, 
o fio não foi cortado.
Porque eu estaria fora 
de seus pensamentos,
agora que estou apenas fora 
de suas vistas?



Eu não estou longe, 
apenas estou 
do outro lado do Caminho...

Você que aí ficou, siga em frente,
a vida continua, linda e bela
como sempre foi."



Não há um único dia em que eu não lembre,chore ou pense no meu pai,ele foi a primeira grande perda que eu tive na vida,e se vcs já perderam alguém muito importante ou próximo, acredito que esse texto poderá ser um alivio, um pequeno consolo no coração, quase um bálsamo. Sempre que a dor aperta e fico triste, penso no significado dessa mensagem e imediatamente me sinto melhor, mesmo não tendo certeza se um dia irei reencontrá-lo...

PS.Santo Agostinho foi um filósofo, bispo e teólogo cristão da Igreja Católica na Idade Média, e seu pai, curiosamente, era um pagão...

PS2.O meu era ateu, mas em seus derradeiros momentos, pediu-me para chamar um pastor luterano para fazer uma oração em seu enterro, pedido que cumpri à risca.

12 comentários:

  1. Madi, voce sabe que estamos nesse barco juntas. Que seu coracao seja preenchido de amor e paz, memorias boas do seu pai.
    Eu tambem lembro do meu todos os dias.
    Fica bem!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, querida! Vc sabe bem como é..

    ResponderExcluir
  3. sei bem o q são estas perdas querida. O meu eu perdi a 39 anos e a mamys dia 31 agora agora completa um ano q ela se foi ... a dor é substituída pela saudade eterna ... Sto Agostinho é um dos meus gurus nesta vida ...
    Beijão querida ...

    ResponderExcluir
  4. Pois é,Paulito,só quem os perde sabe como eles nos fazem falta,né?

    ResponderExcluir
  5. "Você que aí ficou, siga em frente,
    a vida continua, linda e bela
    como sempre foi."

    Ah, Madi. Que lindo... Santo Agostinho sabe confortar como poucos.

    Abraço apertadoooooooooooo!

    ResponderExcluir
  6. Eu sei como é Madi, pois já perdi meus pais...no começo parece que a gente não vai sorrir nunca mais... Mas o sorriso volta à medida que a dor ameniza e a dor é amenizada com o tempo. O tempo tudo cura, mesmo! Que as boas lembranças do seu pai permaneçam no seu coração. Um beijão pra você!!

    ResponderExcluir
  7. Perder alguém que gostamosnem sempre é fácil, principalmente quando são nossos pais. Não sei como é essa dor pq ainda (graças a Deus) não passei, mas acredito que precisamos de palavras assim pra poder ajudar a superar.

    Kisu!

    ResponderExcluir
  8. Gê,Sandra e Bah,obrigada pelas palavras!

    ResponderExcluir
  9. Madi, como vc leu no meu blog, tem poucos meses que perdi meu pai.. As palavras que vc deixou lá, me confortaram bastante e agora esse texto. Nossa!!
    Fiquei emocionada e realmente, acalmou meu coração, pois assim como vc, não tem um dia se quer que eu não lembre de algo e sinta muita saudade..
    Porém, conheci a religião que sigo até hoje, através do meu pai que nunca me impôs. Fui saber dessa doutrina que ele seguia, muitos anos depois e por minha vontade resolvi aderir. Os ensinamentos que aprendi e aprendo lá, me ensinam a lidar melhor com essas perdas, mas a dor só diminui e nunca some.
    Daqui uns dias fará 7 meses que ele se foi e, lerei esse texto novamente, pois sei que me fará bem. Muito obrigada por isso! Beijo enorme

    ResponderExcluir
  10. Oi Madi. Acho que nada no mundo consola o nosso coração pela perda de um ente querido...
    A escolha do texto foi excelente! Gosto muito de Santo Agostinho. Beijos e que Deus preencha o vazio que ficou com as boas lembranças! Beijo grande!

    ResponderExcluir
  11. Não tenho noção dessa tristeza. Ainda tenho meu pai e minha mãe. E, algumas vezes, penso no que será da minha vida sem eles, já que somos extremamente ligados. Sei que iremos tocar a vida, mas a dor da saudade, irá adornar nossa alma para sempre.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá Madi?!!!
    Hoje por uma coincidência ou sei lá, uma curiosidade eu vinha passeando pelo blog da Kinha, fui postar e vi seu comentário. Me interessei por vir aqui e somente mesmo com a intenção da pesquisa e por gostar do seu blog, encontrei pelo caminho esse seu post- não acredtido muito em acasos porque fui criada na religião espírita mas sempre digo que minha religião é Deus.
    Linda a mensagem e realmente me comoveu muito porque também vai fazer 4 anos que meu pai se foi, dia 19 de junho de 2009. Passamos por momentos muito difíceis e ele era uma pessoa importantíssima na minha vida, sei como se sente porque vivi isso no coração, e também não tem 1 dia sequer que eu não pense nele e lembre dele e veja suas fotos. Ele era um grande incentivador na minha profissão, acreditava em mim!
    Vim deixar meu carinho um pouco atrasado mas com muito afeto!
    Adorei seu blog!
    beijo gde
    http://criscriacoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comenta aí, ficarei muito feliz em saber tua opinião...