quarta-feira, 3 de abril de 2013

Genderless

Taí, se tem uma coisa que eu gosto na Moda é que ela quebra paradigmas, tenta romper preconceitos, traz um novo olhar sobre as pessoas, quem elas são ou gostariam de ser/parecer.. Sacode a poeira da mesmice e não deixa ninguém parado, acomodado. Futilidade para alguns, ganha-pão de muitos outros, num setor que está evoluindo e gerando cada vez mais empregos, formais e informais. Ela faz com que todo mundo se acostume a uma palavrinha fundamental para quem pretende entender esse meio: MUDANÇA.
A moda não muda o tempo todo? Pois é. A gente tb deveria, pra rever nossos conceitos, nos despir dos preconceitos e crescer como pessoas.
Uma das mudanças mais legais, na minha opinião, é esse movimento "genderless", onde o gênero não importa, que interessa se a criatura tem peito ou pinto? Ou os dois? O importante é a essência, é tornar-se quem se é, como já ensinava o Nietzsche..
O modelo sérvio Andrej Pejvic desfila às vezes como menino, às vezes como menina, ao gosto do cliente!
Lea T. era menino, agora é menina, e está em várias campanhas de moda.Aqui aparece na capa da Love, beijando a colega Kate |Moss, outro ícone do mundinho fashion...
O mesmo look para ele e para ela: viva o unissex pra quem curte o unissex! Melhor ainda: use o que quiser, F...a moda, os modismos..o mais legal da moda é qdo. a entendemos mas descobrimos que não precisamos dela...
Masculino ou feminino? Eis a questão! E que cada um faça a sua opção...(ou não!)
A chique atriz Tilda Swinton sempre cultivou um visual andrógino e é adorada pelos fashionistas
Confesso a vcs que sempre curti essa androginia na moda. Sem qualquer conotação sexual, sem falsa moral,  comecei a me interessar pelo assunto desde que assisti o delicioso Victor ou Victoria, com a Julie Andrews, -esse filme é divertido mas ensina muitas lições pra erradicar os preconceitos..
Já assistiram? É na mesma linha do Tootsie, só que melhor!!!
Geralmente preciso me policiar pra não transformar todos os modelos masculinos com quem trabalho em figuras andróginas, pois nem sempre essa é a imagem que a marca quer passar.Ou o figurino não tem força suficiente pra criar essa imagem e fica fake. É preciso construir uma imagem que convença, que realmente tenha algo a dizer, caso contrário, vc passa uma mensagem vazia e não desperta o interesse de ninguém.
Quando Marc Jacobs dispensou a modelo e ele mesmo tornou-se o simbolo de sua linha de maquiagem, o mundo dos cosméticos femininos virou de cabeça pra baixo: as vendas dispararam!!!
Torço para que as pessoas entendam e aceitem  o que e quem é diferente, que haja respeito, aceitação, profissionalismo (pensem num ambiente de trabalho onde as pessoas ficam se medindo, se cutucando??), que não julguem os outros apenas pela aparência, que não cochichem, debochem ou façam piadinhas sem-graça ao topar com alguém que parece ser "de outra tribo ou galáxia" , que pensem bem no que vão dizer, pois existem palavras que machucam mais do que um tapa.Se não tem nada de bom a dizer, melhor não dizer nada. Chega de violência psicológica, dessa mania de julgar e rotular os outros, as pessoas só querem viver em paz.
E que todos sigam tornando-se quem são.

PS.Algumas fotos eu repeti, são de outros posts, vcs já viram...devia ter mudado,até pq  falo em mudança, mas enfim, sou um ser contraditório...rsss...

13 comentários:

  1. É, o mundo sempre foi assim, mas as pessoas agora se assumem mais. É cada vez mais a valorização do EU. É bom trabalhar a cabeça par novos conceitos. Curti o post.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro essa coisa de ser meio masculino, meio feminino. Nao eh atoa que eu amo tanto o David Bowie, ne?

    ResponderExcluir
  3. Essa manina de julgar e rotular... horrível né.
    Eu já falei que nunca apreciei essa coisa de MODA, mas depois que comecei a vir aqui, comecei a me interessar mais e estou até prestando mais atenção em como saio de casa e comprando hahahahaha comprando hahahaha coisas novas.
    Estou ganhando elogios.
    Nunca assisti a esse filme, vou procurar.
    Bêjo

    ResponderExcluir
  4. Aplausos e mais aplausos ... de pé!!! Nada mais a declarar ... Compartilhando esta riqueza de postagem ...

    ResponderExcluir
  5. Esse seu post me fez lembrar de quando comecei a transformação do meu corpo e num determinado momento todas as minhas roupas poderiam tanto ser usadas por um homem quanto por uma mulher, era algo bem andrógino mesmo...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. -Sim,Cris,ainda mais a gente que trabalha no meio de tanta futilidade,precisamos sempre alimentar nosso espírito..rss...
    -Luana,o David Bowie era perfeito pra esse post,como fui esquecer dele????
    -Pattricia,eu sofro por trabalhar num meio onde a aparência se sobrepõe à essência,mas tb vejo como apenas um trabalho,um meio de ganhar dinheiro,tenho outra vida fora disso,embora isso tb faça parte..rsss..
    -Paulo,eu circulo por tantas tribos, e vejo como as pessoas sofrem com os preconceitos..queria que isso mudasse...
    -Dama,vc foi uma das musas inspiradoras desse post..te admiro muito!

    ResponderExcluir
  7. Madi..

    SENSACIONAL o seu ponto de vista. Se todos tivessem a exata noção do que você analisou neste post, teríamos um mundo mais sensato e justo. Fora o respeito que é muito importante.

    Gostei da dica do filme. Vou procurar para assistir.

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Madi. Tudo bem? Então, ainda terei um tempo pela frente. 5 meses. Porém, como irei sozinha e não comprei nada fechado, diga-se agência, prefiro ter um relativo espaço para caso haver imprevistos de rota, assim poderei utilizar um plano B. Será tudo na base de Internet e indicação.

      Beijos

      Excluir
  9. Essa semana duas vezes meu marido me perguntou, sobre pessoas diferentes:

    esse amiguinho da nossa filha é menino ou menina?

    A moda tá pegando

    :-)

    ResponderExcluir
  10. Oi Madi.
    Eu acho que a questão de rotular e menosprezar o outro não se restringe apenas a questão da sexualidade.
    Existem muitos outros aspectos onde as pessoas não seguem o padrão e nem por isso são más ou inferiores.
    Se diferente é apenas isso: Ser diferente! O resto, fica por conta do que cada um tem na sua alma.
    Eu tento me vigiar, mas cometo meus deslizes. Principalmente quando vejo pessoas usando roupas ou agindo vulgarmente. Tento evitar, posso até não falar, mas na minha cabeça vem a palavrinha "puta!"; Depois sou mais cruel e penso "As putas cobram!".
    Ou seja, não tenho problemas com o que você postou, mas emito julgamentos o tempo todo. Eu sei que podemos cometer injustiças por conta disso... Mas acho que todos nós, emitimos julgamentos precipitados de uma forma ou outra...
    Mas depois de uma conversa com amigas, notei que isso é mais comum do que eu imaginava! Pessoas julgando as outras pelo que vestem/ostentam ou ouvem, por exemplo, é super comum! Fico me perguntando como evitar!

    ResponderExcluir
  11. -Inaiê,isso tá cada vez mais comum e normal,né?
    -Neanderthal,vc tem toda a razão,a gente tenta mas sempre acaba cometendo um deslize,por mais politicamente corretos que queiramos ser..acho que é da natureza humana,sei lá,mas tento me policiar,tento...

    ResponderExcluir
  12. Ameiii o post!
    Beijinhos

    http://www.blogdajoanna.com/

    ResponderExcluir

Comenta aí, ficarei muito feliz em saber tua opinião...