sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Um tempo feliz!

Hoje dei uma fuçada nas minhas fotos e fiz uma limpeza geral, deletei as tremidas, as defasadas, as absurdas- affe, tem taaanta coisa que haja memória e tempo pra organizar tudo nas pastas certas, mas nem é disso que eu queria falar. O que eu queria era contar sobre uma foto em especial, que eu achei lá perdida no meio de tantas outras, e nem sei como apareceu por lá pois não sou de escanear fotos dos álbuns de familia (é, sou do tempo em que se fazia álbum de familia, com fotinhos reveladas nos laboratórios fotográficos, e ninguém sabia ainda que um dia os albuns seriam virtuais)-e eis que me deparo comigo, completando 11 anos, na minha festa de aniversário (só tive 2 festas, uma aos 9 e outra aos 11, não me perguntem o porquê), ao lado de meus pais e meus irmãos. É esta aqui, ó:
É claro que meu bolo era de princesa, tinha castelo, jardim e tudo!
Muita coisa mudou desde esse dia: meus pais se divorciaram 3 anos depois, minha mãe casou de novo, ganhei mais uma irmã, tb casei, tive filhos, depois perdi meu pai, blá-blá-blá (este post é pra ser feliz, não pra lamentar!) mas o núcleo inicial era esse aí. Tá, desconsiderem o meu cabelo de pajem escovado pra dentro, mas olhem essas carinhas, não parecem todos felizes? Meus irmãos não gostavam de posar e sempre apareciam assim, olhando pro lado ou fazendo alguma pose esquisita, mas eles eram meus companheirinhos de todas as horas. Brigávamos feito gato e rato, e eles sempre se uniam contra mim, mas não é sempre assim qdo.são 3? Sempre um sobra...Somos amigos até hoje, temos a mãe sempre por perto e a caçula pra equiparar as forças: agora podemos dividir melhor as brigas, algo tipo "as gurias contra os guris", e vice-versa, mas nunca teve disso. Tenho o maior orgulho dos meus 3 irmãos!
As festinhas eram simples, geralmente só vinham os colegas e alguns parentes (os que coubessem na sala) aconteciam em casa mesmo, com direito a bolo "artístico" (este a mãe mandava fazer fora, era muito trabalhoso..) e alguns docinhos, mas tinha tb uns espetinhos nuns abacaxis que era moda naquele tempo, eram palitos comuns com um pedaço de queijo, um de salsicha e um de pepino, tudo feito em casa, lógico, e os abacaxis eram enrolados em papel aluminio pra ficarem com "cara de festa",exigência da minha mãe...
Não encontrei nenhuma foto de um abacaxi embrulhado em aluminio, e os espetinhos a gente chamava aqui no sul de "cachorrinhos",só que não tinham cereja, isso era caro na época, a gente só colocava queijo, salsicha e pepino, às vezes  ia azeitona, o abacaxi servia de enfeite na mesa...
Os presentes eram abertos na frente de quem presenteava (e não enfiados nessas caixas ou sacos de hoje em dia, que ficam já na entrada da festa (ao menos nas casas de festa infantis alguém coloca o nome no pacote) e que o aniversariante só vai abrir no outro dia. A etiqueta mandava abrir na frente do convidado e agradecer na hora (mesmo que tivesse detestado ou ganhasse dois iguais), e depois se colocava tudo em cima da cama, abertos os pacotes, pra todos verem o que se tinha ganhado..
A gente colocava a melhor colcha, e os presentes eram tipo sabonetinhos, perfumes ( patchouli, almíscar, seiva de alfazema..), bichinhos de pelúcia e, as minhas preferidas, pois eu fazia coleção, as inesquecíveis fofoletes!
Ai gurias, vcs não lembram delas? Andaram ressuscitando as fofoletes há pouco tempo, mas as de hoje nem se comparam com aquelas..
As fofoletes "legítimas" eram da Estrela e vinham dentro de uma caixinha, tinha as loirinhas, as moreninhas e as negras,  olhem como elas eram lindas! (Ô Luana, tinha os Little Poneis tb, olha ali o verdinho..)
Vcs vão me achar uma retardada se eu contar que brinquei com as minhas fofoletes (escondida,é claro) até os meus 14 anos? Só as deixei de lado depois de me dar conta que as colegas já estavam namorando e eu nem era tirada pra dançar nas reuniões dançantes (sim, tinha isso tb): nenhum guri queria dançar com a guria mais alta da classe...eu ficava um pouquinho chateada, claro, mas depois me vingava de todos nos famosos questionários que circulavam nas turmas. Vcs nunca preencheram um na escola?
Nos nossos sempre tinha a pergunta: "Quem são os guris mais bonitos da turma?" e eu respondia sempre "nenhum, são todos feios e bocós"...
Ah, bocó era um termo que a gente usava muito. Bah, esse guri é tri bocó...A gente era mais bocó ainda, pq sofria na mão deles, mas tudo bem, a vida era simples assim, feita de festinhas em casa, com a familia ainda completa, uns abacaxis embrulhados pra festa, algumas fofoletes como companheiras inseparáveis e um toque de patchouli no ar...Na foto amarelada, a lembrança de um tempo feliz.
Só tenho esta, que pena, mas ela vale por uma infância inteira.
Álbuns de familia são jóias raras...

13 comentários:

  1. Gente, fofoletes ahahaha, eu achava esse nome tão engraçados na época, e olha que eu era gurizinho.

    Aqui onde eu moro esses cadernos eram chamados de 'cadernos de confidência', tinha cada pergunta... sempre que mandavam eu responder eu aproveitava pra ler as respostas de todas as outras pessoas hahahah, cada revelação... adorava.

    ResponderExcluir
  2. Madi, eu tive festas assim tambem! Eu sempre detestei salsichas, entao essa do abacaxi nao tinha nas minhas festas. Mas rinhamos salgadinhos e docinhos.. E sim, a gente abria os presentes na frente do convidado e tinha que dizer que tinha adorado e agradecer. Tambem devamos lembrancinhas, em saquinhos coloridos, para cada crianca que ia em nossa festa.
    E minha familia tambem tem fotos como essas ai, felizes... em frente a bolos - princesas nunca, mas com velas em forma de ponei.
    La em casa tambem eramos 3 (a Julia so veio 16 anos depois) e quem sobrava era a minha irma do meio, porque eu e meu irmao mais novo pegavamos ela pra cristo.. haha

    tempo bom... tempo bom!

    saudades do meu pai.

    ResponderExcluir
  3. Flor... Não pense que eu te julguei lá hein!!! Eu também me calei muitoooo. E acho que só tive essa libertação pois foi com uma pessoa da minha família. Nunca achamos que vai acontecer com a gente, ai qdo acontece pumba! Nos libertamos. Um dia sua libertação vai chegar. Ai vc vai se tornar uma barraqueira hahahahaha

    Família, álbuns, fotos, recordações... vc não imagina o quanto eu sou ligada nessas coisas. As fofoletes... eu tive um bolo do castelo da Moranguinho hahaha Que delícia relembrar essas coisas né? Eu amo!!!
    P.S. Meu corte de cabelo era de arrepiar nessa época de 11 anos, estilo Chitãozinho e Xororó hahaha (imagine uma menina gorda, relaxada (sim eu era nada vaidosa e nada servia em mim) com o cabelo Chitão. Era de chorar)

    Bêjo da Cris

    ResponderExcluir
  4. -Daniel, e era proibido revelar o nome de quem se gostava,senão a gozação pegava o ano inteiro..ahahaha
    -Luana,eu queria ter visto a tua coleção de poneis,de qdo.eras criança..tens fotos disso,vc brincando com eles? E a saudade do nosso pai?Ah,isso nunca vai acabar,a gente sempre olhará as fotos deles com muita,muita vontade de tê-los de volta,esse vazio da ausência deles sempre nos acompanhará,mas o bom é que são lembranças felizes...
    -Cris,sei que não me colocaste em julgamento,até pq decidir quem são os verdadeiros culpados naquela história é quase uma questão metafísica envolve uma tese de sociologia..rss..minha inércia ou falta de tempo/vontade pra incorporar a paladina da justiça me consumiram a noite toda,razão pela qual escrevi o post,fazendo aquele "mea culpa".
    Como qualquer pessoa,sofro ao me deparar com alguma injustiça.Não agi naquele momento, e mesmo que o tivesse feito,o estrago já estava feito-olha a humilhação que elas passaram-e essa "cultura" de ignorar os menos favorecidos,como se eles fossem invisiveis, já está instalada nos templos de luxo,não é mesmo?(não só neles,é claro)A questão é ver o quanto podemos fazer no momento em que as coisas acontecem,sem ser meros espectadores(como eu fui) e tentar fazer a diferença nesse mundo de injustiças.Como eu escrevi lá no teu blog,estás certíssima,eu fiquei na minha confortável inércia,passiva,quase sem reação,o que me gerou depois uma imensa culpa.Devemos,sim,tentar fazer a diferença,mesmo que,pra isso,tenhamos de agir feito barraqueiras.Alguém precisa levantar a voz de vez em qdo,pros outros parvos,robóticos e anestesiados pela vida acordarem e agirem como verdadeiros seres humanos.
    Obrigada pelo teu comentário sincero,gosto mais ainda de vc por isso.

    ResponderExcluir
  5. Adoro estas lembranças ... tenho várias de minha vida ... sempre estou a remexer nos meus guardados para curtir aquela nostalgia gostosa ...

    beijão

    ResponderExcluir
  6. Você desenterrou tantas memórias minhas...
    Adorei a sua foto. Você e seus pais parecem estar bem felizes, os "guris"estão com cara de quem está sendo obrigado a ficar na foto. haha

    tive fofoletes também. elas vinham numa caixinha que parecia de fosforos, mas as fofoletes palhacinho vinham numa embalagem diferente!

    Eu adorava botar os presentes em cima da cama. E odiava ganhar roupa. Até hoje faço as pessoas abrirem os presentes que eu dou na hora. Comigo não teme sse negócio de abrir depois, não.

    E os cadernos...ah os cadernos e as encrencas que eles criavam...hahaha

    a Wilqui conta num postd ela que as mães das amigas chegaram a conclusao que ela nao era mais virgem por que ela fez uma pergunta qualquer lá, que nao era adequada a idade dela. Foi um rebuliço. Chamaram pai na escola, proibiram as filhas de andar come la...um AUE!

    ResponderExcluir
  7. Paulo,isso já são meus primeiros sintomas de velhice???OMG...
    Inaiê, a gente era feliz,mas sabia..não achas?

    ResponderExcluir
  8. Que linda.

    Adoro estes momentos de confraternização em família.

    Fotos antigas, com cabelos estranhos, roupas esquisitas, mas no contexto, havia a naturalidade, o amor recíproco e sem firulas.

    Hoje está tudo tão automatizado, artificial, sei lá. Prefiro o antigamente.

    Belo post.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Quando eu falei do cabelo, das roupas, quis dizer em relacao a minha infância.

    Tenho tantas fotos impublicáveis....

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Suzi,que sorte de quem tem essas fotos,isso é um verdadeiro tesouro.Me mudei tantas vezes que os álbuns da infância foram sumindo,se perdendo,misteriosamente.Hoje tenho meia-dúzia de fotos,todas soltas, guardadas por aí,misturadas a documentos nas gavetas.Preciso urgente de uma organização e espaço pra organizar essa bagunça...Minha mãe dizia que organizando as gavetas a gente vai organizando a vida...

    ResponderExcluir
  11. Nossa quantas lembranças felizes!! É tão bom rever fotos e lembrar de tantos momentos felizes!!
    Eu lembro dos caderninhos de perguntas, hahahah, eu lia a respostas de todo mundo,rs...
    Também sempre tínhamos que abrir os pacotes de presente na frente de todo mundo, sorrir e agradecer, kkkkkkk o contrário disso seria uma bronca depois.
    Recordar é viver!!!

    ResponderExcluir
  12. Sandra,eu tb adorava ler as respostas dos outros,o que eu mais curtia era saber de quem fulana gostava,depois ia comparar com a resposta do beltrano,pra ver se ele tb gostava dela..ahaha..bons tempos!

    ResponderExcluir
  13. Olá Mandi

    Que bolo lindo. Vc estava muito feliz.
    Um ótimo Sábado para vc...

    Está no ar o SORTEIO INTERNACIONAL ELLIS BEACH WEAR, Venha participar, caso ainda não esteja.

    AMIGA da MODA BY kinha

    ResponderExcluir

Comenta aí, ficarei muito feliz em saber tua opinião...