quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Eu preciso dizer...

...que não ando suportando o atendimento em algumas lojas aqui em Porto Alegre, com raríssimas exceções. Se vc está mal-vestida, mais ou menos vestida (ou de roupa de ginástica, ou com aquela camiseta mais detonadinha, ou de havaianas-sacrilégio-ou qualquer trapo que não seja de grife), simplesmente não entre em determinados templos do consumo considerados fashion. Mas isso não acontece só aqui, não! Em lojas de marca, nos chamados shoppings de elite (quer um exemplinho?experimente entrar no Iguatemi JK com seu look mais podrinho e observe a cara dos seguranças...) os vendedores te ignoram (- ô moço, moçooooo!!!), vc é "pobre" (no conceito deles, te julgando pela aparência), invisível, ou te olham com aquele ar de superioridade que dá vontade de dar um tabefe no sujeito e gritar: -Tá pensando que eu não tenho dinheiro pra comprar nesta espelunca?Pois eu tenho, e não vou!!!! E a cena seria perfeita se desse pra abrir a bolsa e esfregar na cara dele(a) um montão de maços de dinheiro, feito assaltante de banco, e rumar pra loja ao lado, depois sair carregada de sacolas da concorrência e passar na frente do(a) vendedor(a) esnobe, arrastando as havaianas, muito dignamente..ahahaha..
"-Perdeu a comissão ,tá, seu mané?"
Ontem mesmo vi uma menina de uns 9 anos, com a roupinha bem gasta, entrar numa loja (em que eu estava catando umas coisas de produção) e perguntar quanto era alguma coisa que a mãe dela tinha visto na vitrine. Olhei pra vitrine e vi a mulher, bem humilde e envergonhada de entrar, apenas espiando, aguardando a filha voltar com a resposta. Ninguém deu bola pra coitada, as vendedoras estavam ocupadas atendendo ou fingindo que atendiam, e a criança ali parada, aguardando, com aquela carinha triste, olhando pra uma e pra outra, invisível...Fiquei louca, chamei a funcionária que estava no caixa e perguntei se ninguém iria responder pra menina..
-Que menina? ela perguntou, enquanto eu quase a agarrava pelo colarinho- virei-me e a menina realmente tinha sumido.Saí correndo e fui pro corredor, e lá estavam elas, mãe e filha, andando cabisbaixas...Heeeey!!! Voltem aqui, elas vão atender vcs!!! (Não, eu não fiquei berrando no corredor, mas me deu vontade). A mãe levou a menina pela mão, a menina olhou uma vez pra trás e me viu, mas deve ter achado que eu era uma das vendedoras mal-educadas, pois baixou a cabeça e foram as duas se afastando, com aquela sensação de "esse shopping não é pra mim", e talvez não fosse mesmo. Mas e daí? Mesmo que não comprem nada, todos têm o direito de serem bem tratados, de serem ao menos atendidos!
Saí de lá triste, a cena me fez mal e não fiz nada pra ajudar. Devia ter gritado. Devia ter feito um escândalo, rolado no chão com a mulher do caixa, qualquer coisa..mas  fui apenas uma testemunha silenciosa de uma cena que deve acontecer todos os dias, o tempo inteiro, só que ninguém está nem aí..
"Atende a menina, sua cretina!!!"
Que coisa horrível a sensação de ser invisível.

14 comentários:

  1. Ai que raiva que eu fiquei dessas vendedoras! Pobres são elas, e de espírito! Será que adiantaria mandar um email para a direção da loja pra reclamar?
    Ignorar uma criança é demais, imagina como se sentiu a menininha e a mãe delas. Triste. Qdo vou com o marido em algumas lojas no Brasil, precisa ver como é o atendimento, afinal gringo é RICO!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Sandra,deixei minha inércia de lado,descobri quem era a franqueada da marca e liguei pra lá contando o episódio..ela ficou muito surpresa,disse que ia conversar com as funcionárias..quero só ver...

    ResponderExcluir
  3. É realmente uma lástima... A descrição dessa cena me lembrou bem Curitiba. Pior é que, no final do expediente, todas essas atendentes pobres de espírito estão aguardando no ponto o ônibus para voltarem pra casa.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, isso me envergonha e me dá raiva! Tipo, nunca mais entro na MAC do Iguatemi de POA pois das duas vezes que entrei só faltou as vendedoras me expulsarem da loja. O pior é que tem muito atendente de loja "chique" que não tem onde cair morto e ta ali pra pagar as parcelas do carnê da Marisa e ainda assim maltrata possíveis clientes que estão mal vestidos ou coisa assim. Isso me dá raiva!!
    ( e eu tbm pago carnê da Renner, Marisa, etc, hahaha)

    ResponderExcluir
  5. Já vi muito disso aqui em Teresina também, fico revoltadissimo.
    Odeio que julguem as pessoas pela aparência é um dos problemas que mais acontecem por aqui, principalmente nos shoppings, a diferença é que quando vêem alguém com um visual mais 'podrinho' eles ficam colados na pessoa achando que ela vai roubar.

    E tadinhas da guria e da mãe dela. :/
    Por isso as vezes odeio ter contato com seres humanos, queria eu ser rico e poder pedir pra mandarem todas as roupas que eu quero pra minha casa hhahahah

    ResponderExcluir
  6. cortou meu coração e eu me lembrei de duas histórias. As duas bem antigas.
    A mãe de uma amiga minha, comunista militante na decada de 60, andava toda malajambrada pelos shoppings da cidade, com a minha amiga, que pra desgosto da mãe era a chefe das Patricinhas do colégio.
    Quando a mãe entrava nas lojas chics, toda descabelada e arrastando o chinelo, todo mundo corria atende-la achando que ela era uma milionária excentrica. Provavelmente por que ali nao tinha ninguém de cabecinha baixa, não!!

    A outra evz eu fui mal atendida em uma loja da zoomp, escolhendo um presente pra uma sobrinha.
    Saimos da loja e voltamos 30 minutos depois. Fomos atendidos por outro vendedor, muito mais atencioso. Comprei metade da loja só de pirraça com o mal educado da primeira visita.

    ResponderExcluir
  7. Revoltante. Sou consumidora e tambem já estive do outro lado do balcão. Sinceramente, lidar com vendedoras que se acham a última bolacha do pacote, é o fim. Eu penso: se elas são tão superiores, finas e rycass , o que fazem trabalhando como vendedoras? Elas então lá para servir o cliente. Ponto. Ah, vão se lascar. Detesto isto. Um adendo: fez muito bem em ligar e reclamar... Faria o mesmo. E ainda postava no face para todos os meus amigos saberem que aquela loja não tem um atendimento gentil. Além de serem preconceituosos...
    Outra coisa que considero estapafúrdia é ter que lidar com imbecis que atendem o cliente de acordo com que ele/a está vestido... Trabalhava em um hotel. Nesse dia, havia eventos de várias empresas. Quando fui atender um senhor simples ao extremo, educado, e de chinelo, ops... Normalmente, dei a solicitação que ele necessitava e ele saiu, andando feliz e sem preocupação nenhuma. Depois de um tempo, vim saber que ele era dono da Siciliano..

    Pescou né?

    Beijos. Vim conhecer o seu espaço e adorei. Gosto muito de dar pitacos em blogs alheios.

    ResponderExcluir
  8. Aiiii que revolta.

    Conheço um Sr que vou chamá-lo e Tijolinho. Sr Tijolinho é o magnata das máquinas de construção em SP. Máquinas que custam Milhões e ele tem um monte. Nada comprado a prazo. Comprado a vista com seu cash. Sr Tijolinho anda de camisa com botões abertos até o meio da barriga, calça social e havaianas. Sim!!! Só vi o Sr Tijolinho mais ou menos arrumado em um jantar das corjas que vendem as tais máquinas. Meu ex marido fazia parte disso.
    Nesse jantar, Sr tijolinho me viu sentada em um cantinho sozinha. Ex puxando saco de clientes no jantar, eu não suporto conversa fiada de mulher que quer se mostrar e por isso estava lá, sozinha olhando e rindo internamente, é podre demais essa turma.
    Sr tijolinho puxou papo, e começou a conversa:
    Eu tb não gosto desse povo, venho pq insistem muito. Eu tb Sr. Tijolinho, eu tb.
    Sabe que fui comprar um carro novo semana passada, disse Sr Tijolinho. Entrei na loja e ninguém me atendeu, todo mundo olhando no computador, falando no celular e eu lá parado. Veio a copeira me perguntar se eu queria algo: Disse que queria comprar um carro. Ela chamou um vendedor que veio de cara feia. Falei o carro que queria, ele começou a conversa que o valor era alto. Disse que não tinha problemas e pagaria a vista. O rapaz ficou enrolando até que eu resolvi dar um grito. Foi um carnaval. Nisso apareceu o gerente geral da loja e ao me ver me reconheceu. Bom dia Sr Tijolinho o que o que está acontecendo. Quero um o carro tal, completo. Pago a vista. O gerente geral ficou alegre me encaminhou na mesa do tal vendedor mas eu não aceitei, disse que se ele quisesse fechar o negócio ele teria que fechar na copa, pois quem vendeu o carro para ele tinha sido a copeira. a única que perguntou o que ele queria. E que se ele não visse a copeira receber um cheque da loja com o valor da comissão da venda do carro ele iria embora e falaria a todos os amigos que lá não é uma boa loja, para comprar aquela marca de carro em outra loja.
    Sr. Tijolinho comprou o carro a vista, a copeira recebeu a comissão e o vendedor ficou com cara de azedo.

    Depois fui perguntar para meu ex se a história era verídica, ele confirmou. E disse que mesmo depois de ter comprado o carro, saiu falando para todos o que tinha acontecido, e muitos outros amigos foram comprar/trocar carros e pedia para falar com a copeira.

    òtema para o vendedor né? Queria ter o poder do Sr Tijolinho.

    Imagino sua decepção. Só que sou diferente de você, se eu ver uma injustiça assim eu grito, e faço carnaval, a louca né!!!

    Vou contar algumas loucuras que eu já fiz no psicoses.

    Bejô da Cris.

    ResponderExcluir
  9. Olá Mandi

    Infelizmente falta treinamento e as lojas deveriam investir nisto.
    Uma ótima 5º feira para vc...

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  10. Muito triste mesmo! Esta maldição do consumismo q valoriza as pessoas pelo q possuem e não pelo q são é de arrasar qualquer SER ...

    bjão querida

    ResponderExcluir
  11. Postei um coments, mas acho que não foi..

    Enfim, era tanta coisa que eu tinha escrito que nem me lembro mais.


    Porém, é uma situacao hiper chata... Fez bem em ter ligado para reclamar.

    Beijos
    ....

    ResponderExcluir
  12. -Fer,lá em Curitiba tem um Shopping que é bem metido a besta mesmo,mas nada de citar nomes..rss..aposto como sabes qual é...
    -Grazi,sabe que tenho a mesma sensação qdo.entro lá?Nunca me sinto bem atendida,sem falar no tumulto, a loja é pequena,né?E acrescente à listinha da Renner e Marisa,a Riachuelo e a C&A tb..hehehe..quem nunca?
    -Daniel,eu tb queria que levassem tudo pra minha casa, de preferência com um motorista beeem gato..ahahaha..
    -Inaiê,esse povo patricete me cansa tanto..queria que as coisas mudassem um pouquinho...
    -Cris,tens toda a razão: eu devia ter xingado,feito escândalo,não sei o que me deu,fiquei lesada,uma ameba,me arrependo de não ter feito o maior escarcéu, aquelas vendedoras bem que mereciam uma louca tendo chilique na loja delas...
    -Kinha,acho que isso acontece em todos os lugares,né?Mas é uma pena que os lojistas não invistam em mais treinamento pros seus funcionários,claro,com exceções...
    -Paulo,hoje ninguém vale mais pelo que é,mas pelo que tem,ao menos em algumas sociedades..que coisa horrível...
    -Suzi,não perca os comments!!! Agora fiquei curiosa com esse que não entrou..hihi..

    ResponderExcluir
  13. Sabe que eu tenho uma história dessas? Há uns bons anos atrás, qdo ainda morava no interior eu passei por uma situação dessas.. Estive em uma loja com uma amiga e fomos absurdamente mal recebidas pela DONA da loja, sabe pq? Simples, era uma boutique dessas "metida a besta" (como minha mãe diz) e nós vestíamos short, chinelo e camiseta pois éramos duas meninas de 15 ou 16 anos e aquele sábado estava mto quente.. O que aconteceu: saímos da loja nos sentindo lixo, mas ficamos com tanta raiva que decidimos "nos vingar". Na segunda-feira seguinte, voltamos à loja depois da escola vestidas com o uniforme(estudávamos numa das escolas mais caras da cidade) e dessa vez até suco e biscoitinhos nos ofereceram.. Experimentamos váarias peças e não levamos nenhuma, entramos na loja do lado que era ainda mais cara e compramos várias coisas. Logo em seguida retornamos à primeira boutique e lembramos a dona do episódio onde ela nos tratou mal.. Ela ficou sem reação! Nós duas fomos embora de alma lavada e nunca mais entramos lá, fora toda a propaganda negativa que fizemos na escola para nossas colegas...

    Esse tipo de situação me revolta e pelo fato de já ter sido vítima disso, não aceito. Se fosse eu no seu lugar, teria rodado a baiana! kkkkk

    Bjs queridona!

    ResponderExcluir
  14. Sim,Lydia,vou ter de aprender a fazer uns barracos,senão o povo me mata!!!

    ResponderExcluir

Comenta aí, ficarei muito feliz em saber tua opinião...