sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Never say never...

Sempre detestei batom vermelho (em mim, obviamente, mas admirava nas outras), dizia que jamais usaria, que não ficava bem em mim, que era chamativo,escandaloso,etc.etc. e nunca tive um-acreditam?-mas no inverno passado resolvi bancar a femme fatale numa viagem em familia pra Buenos Aires e mandei o cor-de-boca habitual às favas:
Meu filho me rejeitando, ele estranhou a cor e não queria ficar com marca de batom na bochecha!
Pra não ficar com a boca do Curinga, contornei os lábios com um lápis antes de aplicar o batom,e nada de gloss ou qualquer brilho por cima, prefiro opaco mesmo-não tem nada pior que batom escorrendo fora do contorno, a não ser dente manchado de vermelho...
Não é publi-post, mas usei esse da Mary Kay e gostei muito, na versão sem gloss
Por essas e outras, agora já não digo "nunca", se me der vontade, vou lá e experimento (antes, crítica que era, rejeitava qualquer coisa que pudesse se destacar demais no meu visual, mania de ser discreta,básica)-que bobagem, é bom variar um pouco.E divertir-se com isso! Why not?
Cansei de ser bege!!!!!
E vcs, costumam dizer "nunca" pra alguma mudança no visual? (a propósito: alguém já viu a Anna Wintour com outro corte de cabelo que não o chanel???)
Ou mudam o tempo todo, feito camaleão? (ponto pra quem pensou em Bowie!)
Cartas pra redação.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

A legging e o bocão

Esses dias fui entrevistada numa rádio local e uma ouvinte me questionou sobre o que eu considerava "erros fatais" no vestir. Claro que me apressei em explicar que não existem regras absolutas na moda, que cada um deve seguir seu próprio gosto e estilo, conciliando com seu tipo físico, blá-blá-blá..-pô, mas a mulher queria que eu desse a minha opinião, e não que ficasse em cima do muro, enrolando, então disparei:"-Olha, não sou dona da verdade e esta é apenas a minha opinião pessoal, mas uma coisa que me irrita muito é legging branca em mulher "avantajada", nem na academia eu tolero!"
Não suporto legging branca, nem num corpão como o da Daniele "Amarilys" Winnits!
Sei que os homens (os heteros, ao menos) vão discordar de mim, mas acho uó... 
Gordinhas de perninhas grossas: fujam dela como o diabo da cruz!!!!!
A ouvinte concordou dizendo que, com scarpin ficava ainda pior-todos na mesa riram mas percebi que uma das participantes estava totalmente encolhida e evitando meu olhar.
Quando o programa acabou, os convidados e o locutor se levantaram pra sair do studio mas ela continuou sentada, disfarçando, falando ao celular..Fui pro estacionamento com uma sensação estranha, de quem tinha dado um fora, e não estava enganada: logo em seguida a tal mulher apareceu também pra pegar seu carro e como ela estava vestida??? De legging branca, blusinha curta e scarpin preto.
Ao me ver, a coitada quase se jogou pra dentro do carro, e eu não sabia se ia lá me desculpar, que não tive a intenção,enfim, mas ficaria muito pior, ela já estava tão constrangida que era melhor fingir que não a vi. Affe, eu não queria magoar ninguém,que situação!
Morri...
Algo assim...
(se tivesse um buraco ali, nós duas o disputaríamos, ela por seu look lindyo e eu pelo meu bocão!)

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Momento nostalgia

A gente vai ficando baranga véia e a saudade "dos bons tempos que não voltam mais" bate à porta...Ainda ontem, eu e meus irmãos estávamos passando as férias na casa da vó Lourdes e, no ano seguinte, comemorando meu niver de 11 anos...

A vó se foi mas jamais esqueceremos aquelas férias no interior, onde essas "pobres crianças de apartamento" podiam brincar no quintal , subir em árvore e tomar banho de rio

Só perdôo minha mãe por esses looks lyndios e os cortes de cabelo estilo "pajem" pq o ano era 1976, mas o sofá foi escolha do pai, ele tinha um gosto exótico em matéria de decoração, rss...
Somos 4 irmãos-sou a mais velha-a mais nova nasceu bem depois, temporona, qdo. eu já tinha 18 anos, por isso não aparece nessas fotos. Então, esses gurizinhos aí são as únicas testemunhas (fora a nossa mãe),da minha infância e adolescência, e é claro que eu tb serei sempre a guardiã das memórias deles, enquanto viver!
Na minha formatura de Direito, aos 22 anos, eles estavam lá comigo ( e o corte de cabelo tb!)
 O tempo passou, nossa irmã caçula veio juntar-se à familia, nos formamos todos, casamos, tivemos filhos, sempre unidos, sempre próximos, mesmo que não nos vendo diariamente...
Nosso trio virou quarteto (aos interessados, a caçula continua solteira) e eu consegui me livrar da franjinha!
Eu não sei como é ser filho único, cresci tendo eles ao meu lado, dividimos bons e maus momentos, rimos e choramos juntos, dissemos adeus ao nosso pai, mas ainda temos nossa mãe. Não consigo imaginar como seria existir sem eles, somos testemunhas das vidas uns dos outros. Quando o Alzheimer ameaça bater, são eles que me refrescam a memória :"Lembra daquele tombo/sonho/soco/susto/livro/filme/beijo/pé-na-bunda/whatever?" Eles lembram.
É bom ter alguém que participou da nossa vida desde sempre, que sabe se estamos bem só de olhar pra nossa cara, que enxerga realmente quem nós somos. Pros irmãos, não precisamos fingir, mentir ou fazer tipo. E posso sempre contar com eles, que sorte a minha!( e eles sabem q a recíproca é verdadeira..)
O tempo parece passar mais rápido agora, e eu quero reter os bons momentos.
Aliás, só quero lembrar dos bons momentos!
Os irmãos, nossos herdeiros (6 ao todo,faltou a Anelise nessa foto) e nossa mãe
Obrigada, irmãos da letra A, de Amor,sentimento que resume tudo o que eu quero dizer.
Tenho muito orgulho de ser irmã dos três...


sábado, 25 de janeiro de 2014

Bermuda pros bofes no trabalho?

Sim, a polêmica continua desde que os tribunais cariocas liberaram os advogados e funcionários do uso de paletó nas audiências, mas só vale pra primeira instância (pq não na segunda?ah, sim, lá eles têm ar condicionado..não,não,é brincadeira,não é por isso),só que os guris (alguns) querem mais: eles querem se livrar tb das calças compridas pra trabalhar no verão!
"Se elas podem, pq nós não?"
Tem quem ache um absurdo não poder ir trabalhar de bermuda num calor infernal de 40 graus, sendo que muitas repartições públicas só possuem ventilador de teto.
Bonito na passarela, mas meio curta na vida real, e o sapato dourado? Nem pensar, guris! Guardem os modismos pra vida social, no trabalho melhor uma bermuda que cubra o joelho, e nada de chinelos...
Se permitirem o uso de bermuda, o ideal seria esse comprimento aqui, ó...é tipo a regra pras saias das gurias, quem usa muito curta tb corre o risco de ser gongada!
Tem quem ache um absurdo tratar com um profissional que veste bermuda, simplesmente pela posição que ele ocupa (e não estamos falando aqui de profissões "moderninhas" tipo designers, publicitários, artistas,etc,dos quais já se espera uma certa irreverência e ninguém fala nada)
Blazer+bermuda+mocassim ou sapato sem meia: moderno demais pro seu gosto?
Não é que a bermuda torne o cara menos sério ou confiável, é que simplesmente ela parece descabida e deslocada em ambientes mais formais. Pense numa audiência onde juiz e advogados estejam de bermuda..não seria engraçado? Eu, certamente, me distrairia olhando as pernas peludas de um, brancas ou bronzeadas do outro, ficaria até pensando onde eles passaram as férias...não, seria muita distração...
Em qualquer caso, este look aqui, com camiseta e chinelos, está proibido, a não ser que o cara trabalhe num quiosque na praia ou seja o dono do FB, do Google, pq aí eles mandam "praquele" lugar quem não achar bom, kkkk...
Eu acho que as pessoas precisam ter bom senso, nem 8 nem 80, tentar se adequar à situação, à profissão, e lembrar que o auge do verão são só esses 2 meses, depois a temperatura ameniza, faz calor mas nem tanto, dependendo da região. É chato, incomoda, mas tb não é o fim do mundo!
Ninguém precisa morrer de calor, mas transformar o escritório em calçadão tb já é um exagero, né não?
E vcs, o que acham?


quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

A grande beleza

Gente, vcs sabem que não sou crítica de cinema nem tenho a pretensão de ser, mas como boa cinéfila (e uma agenda mais tranquila neste mês), tenho ido com mais frequência ao cinema. Gosto de dar meus pitacos, e ontem assisti um filme que me surpreendeu muito: "A grande beleza",vencedor do Globo de Ouro como melhor filme estrangeiro este ano, e tb concorrendo ao Oscar na mesma categoria:
Fotografia, trilha, atores, locações, tudo funciona bem nesse filme!
Eu não conhecia esse diretor nem os atores do filme, principalmente o protagonista, o ótimo Toni Servillo, que, aliás, desfila looks incríveis e muito elegantes, o que não causa estranheza, afinal, os homens italianos sabem se vestir com muita classe e estilo, moda para eles é algo tão fácil quanto respirar...
Trajes claros ou com um toque de cor conferem uma elegância casual e quase se mimetizam com o lugar
Um ar blasé e um paletó vermelho, afinal, os figurinos acompanham a cena, e vermelho não significa paixão?
Não é um filme para jovens, mas eu ficaria feliz se minha filha de 18 anos tivesse interesse em assisti-lo, e mais: que aprendesse algo com ele. Pois as mensagens que aparecem são extremante valiosas, mas a gente só se dá conta disso (e de muitas outras coisas importantes na vida) qdo.já estamos "dobrando o cabo da boa esperança", como se dizia antigamente. Mas sempre é tempo, digo eu.
O filme se passa todinho em Roma, e o contraste entre essa bela cidade e a "feíúra" traduzida pela frivolidade das pessoas que nela habitam acentua mais ainda a decadência dessa alta sociedade fútil e vazia
Uma das boas (mas rápidas) surpresas do filme é a participação da atriz francesa Fanny Ardant, no esplendor dos seus 64 anos, sem sinais de plástica ou botox, uma mulher que soube envelhecer lindamente..
Esta foto é de 2013, não é do filme onde, aliás, a atriz aparece como ela mesma, mas é só uma pontinha, que pena!
Enfim, saí do cinema com vontade de rever Roma e louca pela trilha sonora. Não se assustem com o inicio do filme, (mais pra Sodoma & Gomorra) é preciso baixar a guarda , não julgar logo de cara, aliás, abster-se de julgamentos seria o ideal, não?
"A grande beleza" vale o ingresso. Recomendo!

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Lupita,a rainha do estilo!

Eu ainda não assisti ao filme 12 anos de escravidão, que lançou a bela atriz Lupita Nyong`o ao estrelato e, de quebra, já alçada à posição de it-girl pelas mãos de Anna Wintour, que rasgou-se em elogios aos looks da menina...
No Globo de Ouro ela apareceu assim, minimalista em um vestido coral Ralph Lauren

No SAG Awards, o Gucci turquesa evidenciou o corpo perfeito da atriz
Ela está em todas as revistas e seus looks vivem aparecendo nos blogs de moda
Nada mal para a garota de 30 anos que nasceu no México mas foi criada no Quênia, e que ninguém tinha ouvido falar ainda, afinal, 12 anos de escravidão é seu primeiro filme.
No Critics Choice Award, de Calvin Klein branco: alguém notou aqueles braços ma-ra-vi-lho-sos?
Desde que conheceu Anna Wintour numa festa,em novembro de 2013, Lupita (batizada Guadalupe,em homenagem à santa padroeira do México) tirou a sorte grande: a Diaba é a melhor fada-madrinha no mundo fashion que alguém pode sonhar, e como não falta talento dramático à moça, podem ter certeza de que ainda a veremos e ouviremos falar muito nela...
Tô doida pra ver o filme!

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Elegância na medida

Quem lê o blog sabe o quanto eu sou fã da atriz Cate Blanchett. Ela não é a mulher mais linda do mundo, mas o conjunto da obra é surpreendente, sua elegância, charme e classe se sobressaem e ofuscam qualquer starlet gostosona e mais novinha...Cate sempre aparece bem!
Além disso, ela sabe parar na frente dos fotógrafos com desenvoltura,e, fotogênica mesmo, consegue sorrir um sorriso secreto, captando todas as atenções com seu ar misterioso de diva. Essa atriz nunca me decepciona!
No Globo de Ouro deste ano não foi diferente: além de ganhar o prêmio de melhor atriz por Blue Jasmine, ela tb merecia um pelo look discreto e apropriado:
A atriz adora renda e vestiu Armani Privê
Quem já está na faixa dos 40 sabe que é preciso fazer boas escolhas nessa fase, pois é muito fácil ficar over ou ridícula, eu sei bem! Esses dias olhei os decotes e as fendas de alguns vestidos meus(de festa) e achei que aquilo não me pertencia mais, sei lá, não me sinto velha, mas tb não posso usar os mesmos vestidos dos meus 20 anos, mesmo que eles me caibam ainda. Eu mudei, o tempo passou, não tem mais nada a ver comigo..Nunca fiz o gênero sensual ( e não tenho nada contra quem faz, desde que não chegue ao limite da vulgaridade), mas fui aprendendo o que me caia melhor com o corpo que eu tenho, no meu estilão mais clean mesmo, e aprendi a descartar rapidinho o que não veste bem. Só de olhar, já sei se vai ficar bom ou não (confesso q tenho a maior preguiça de experimentar roupas), então me sinto sempre regozijada quando vejo uma atriz feito a Cate Blanchett, que sabe se vestir pra idade que tem (44), sem jamais tentar bancar a "gata/garota", sem exagerar no botox, no penteado, na maquiagem, cultivando sempre a melhor imagem possivel, na maior discrição.E ela já vem me encantando há tempos:
No Oscar de 2007, a atriz tb usou um Armani Privê e foi muito elogiada
Imagino o quão disputada ela deve ser por essas grifes de luxo.
Desta vez, Armani levou a melhor!

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Globo de Horrores

Gurias, por que vcs iriam colocar um vestido de gosto duvidoso, caso vcs fossem ricas, lindas ou famosas (com sorte, as 3 coisas juntas), tivessem um personal stylist pra dar os melhores conselhos e ainda todas as grifes do mundo querendo vesti-las emprestando jóias/vestidos/sapatos pro Globo de Ouro, apenas pra vcs dizerem pra mídia que as estavam usando?
O problema desses empréstimos é que as coisas chegam na numeração errada, como aconteceu com este peep toe Christian Louboutin, muito maior do que o pé da atriz Margot Robbie
Mas voltando à pergunta, ainda não entendi as escolhas dessas atrizes, com tantas opções disponiveis...
Sandra Bullock (de Prabal Gurung) parece que se enrolou numa bandeira e resolveu reviver Miss Simpatia
Zoe Saldana (tb de Prabal Gurung) é tão bonita, mas esse vestido misturou demais e ficou bem confuso...

Emma Watson (de Dior) quis fazer a moderninha de vestido longo sobre calça mas não agradou: pra que inventar, minha filha? Ficou bom, não!
Meryl Streep esqueceu tudo que aprendeu no Diado veste Prada: esse look envelheceu e engordou a atriz
Lena Dunham é uma gracinha mas está acima do peso e com os braços bem roliços, o que tornou o vestido amarelo estilo sereia de Zac Posen uma péssima escolha
Mas se vcs pensam que só as gordinhas erram (e é dificil mesmo encontrar o vestido certo qdo.a gente está gorda!), tem as magras SEM NOÇÃO que acham que podem tudo, inclusive usar farrapos..o "espécime" da foto abaixo apareceu na festa da Warner, pós-premiação:
A modelo Erin Wasson e seu trapo vestido, fantasia de halloween ou o que quer que isso seja...
Vou parar por aqui pois já tá na hora de rezar pro meu Saint Laurent pela alma dessas celebridades, mas acho que o mau-gosto delas não tem salvação..#oremos

domingo, 12 de janeiro de 2014

Errou o traje, Petrit???

A França é tida como o berço da elegância mundial, então nosso inconsciente coletivo já se programou a acreditar que os franceses são sempre mais elegantes que os demais, que têm mais informação e contato com a alta moda, mas é claro que existem as exceções e alguns nativos fazem a vergonha da pátria de Chanel e Dior, apenas para citar dois dos maiores ícones fashion do país.
Estou falando, especificamente, da foto que vi do casal franco-brasileiro Petrit Spahija e Maria Fernanda Cândido no casamento de amigos, semana passada em SP:
Não sei, não, mas tem alguém  destoando perto dos noivos!
O cara é bonitão e tals, mas nem isso o exime de vestir-se adequadamente para um casamento. Será que ele não leu o convite e achou que estava indo no lançamento de um livro no shopping? E sua linda mulher, a atriz Maria Fernanda Cândido, não poderia ter dado um toque no marido pra não ir de jeans numa ocasião formal? Pô, as mulheres estavam de longo, e TODOS os convidados masculinos de terno e gravata, como pede a ocasião (traje recepção), só o francês aí quis ser diferente. Ou fazer o moderninho. Errou, mon cher, e errou feio: por ser marido de uma celebridade nacional, ele sabia que seriam muito fotografados, mais até do que os noivos, então tinha que estar impecável ao lado dela, até mesmo em respeito a quem os convidou. Jeans num casamento? Ora, tenha dó...Se ainda fosse um luau na praia, ok, mas não era o caso...
A leitura que a gente faz de um cara que chega vestido assim é que ele está "cagando" pros noivos, pra festa e pra própria mulher. Sorry, falei!
Ou que ele se acha o máximo e não precisa respeitar esses dress codes.
Ou que o cara é um jeca/ignorante e não sabe se vestir à altura.
(Claro que tem muito homem que não sabe mesmo se vestir direito, mas aí entra uma opinião feminina pra ajudar, né?Pode ser da esposa, namorada, mãe, whatever, alguém que se importe com o cara).
E vcs, gurias, deixariam seus bofes irem de jeans e sem gravata num casamento chique com recepção num hotel de luxo nos Jardins?
Cartas pra Redação.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Que familia!

Quem já assistiu Álbum de familia, em cartaz nos cinemas, deve ter saído do cinema com um gosto amargo na boca. Eu, ao menos, saí.
Compre pipoca bem doce: vc vai precisar!
Não, eu não me identifiquei propriamente com nenhuma das personagens e seus dramas pessoais, nem tampouco vi alguém da minha familia retratado nelas, mas, ao mesmo tempo, o que é mostrado ali pode muito bem acontecer em qualquer familia, em algum momento, em qualquer relação mãe e filha, e talvez aconteça mesmo, mas ninguém ousa comentar. As verdades que são ditas são tão dolorosas e cruéis, e dóem mais ainda por serem ditas na frente de todos, mas como são verdades mesmo, ninguém tenta contestar. Dá pra dourar a pílula na vida real? Dá, mas foi essa crueza que me fascinou no filme.
Julia Roberts faz a filha mais velha, e Meryl Streep, a mãe amarga e sem papas na lingua
Também sou a filha mais velha e admirei o despojamento da personagem de Julia Roberts, que aparece no filme envelhecida, sem um pingo de maquiagem, vestida com uns trapos, sem qualquer glamour, e com os cabelos levemente grisalhos, tipo assumindo a mulher de meia-idade que ela é tb na vida real.#sóquenãonemmorta.
Senti um calafrio me lembrando daquela deusa que vi no Pretty Woman (é duro ver nossos idolos envelhecendo, mas na tela grande, tudo parece muito pior)-pra mim, ela sempre será a Vivian que conquistou um milionário com aquele sorriso largo e os maravilhosos cabelos acobreados...
Com Richard Gere e sua linda juba, no filme que a consagrou
Vaidades à parte, li algumas críticas sobre a atuação da Meryl Streep, chamando-a de histriônica e sempre "um tom acima" de seus colegas de elenco. Eu não sou crítica de cinema, não ousaria contradizer quem entende do assunto, mas como cinéfila leiga, posso apenas emitir minha humilde opinião a favor da atriz, de quem sou fã de carteirinha. Sempre que vejo a Meryl Streep atuando, sinto que ela realmente incorpora sua personagem, ela simplesmente se transforma naquilo e me convence. Eu acredito.
É só isso.
As duas foram indicadas para o Globo de Ouro
Vendo duas das minhas 3 atrizes favoritas juntas em cena (a outra é a Cate Blanchett, que fez Blue Jasmine), não tinha como eu não gostar do filme. Recomendo sim, mas com um belo saquinho de pipoca doce!

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

E hoje tudo recomeça!

Oi gente,2014 chegou, acabou o recesso fashion, as semanas de moda estão reiniciando e é hora de tirar o pé da areia (literalmente) e cair na real: está começando o ano, confesso que ainda estou meio lenta e preguiçosa, procurando o velho pique mas ainda sem pistas dele..o que está acontecendo comigo? Antes eu contava os dias, as horas e os minutos pra acabarem as férias, agora fico sonhando com um ano sabático, longe de tudo, e mergulhada nos livros, mas enquanto não posso realizar meu sonho, que tal atualizar minha agenda, que não recebe um único rabisco desde dezembro? (aliás, acho que nem sei mais teclar, desaprendi tudo, virei um bicho da areia..)
Falando nisso, ainda tô meio confusa, essas viradas de ano me deixam assim, será que é normal?
O que acontece de mais relevante no cenário da moda, neste primeiro semestre, é isso aqui:
Inverno 2014/15
London Collections: Men: 6 a 8 de janeiro
Semana de moda masculina de Milão: 11 a 14 de janeiro
Semana de moda masculina de Paris: 15 a 19 de janeiro
Alta-costura (Primavera 2014): 20 a 23 de janeiro
Nova York: 6 a 13 de fevereiro
Londres: 14 a 18 de fevereiro
Milão: 19 de 25 de fevereiro
Paris: 25 de fevereiro a 5 março
Verão 2015
SPFW: de 31 de março a 4 de abril
Fashion Rio: de 8 a 12 de abril
Algumas pessoas estranharam esse novo calendário, mas é que o Brasil precisou se alinhar com os lançamentos internacionais, e ter o mesmo tempo de produção e distribuição pros lojistas se anteciparem em suas escolhas. Com a alteração das datas, haverá a possibilidade de se planejar melhor o desenvolvimento das coleções e um intervalo também maior entre o lançamento e a chegada das peças ao varejo, o que pode gerar até mesmo uma gestão comercial mais efetiva.
Resumindo tudo numa só palavra: globalização.
(ai, que post mais sério..prometo aliviar no próximo, acho que estou destreinada, rssss...)