sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Sweet seventeen...

Se vc espera ler um post sobre moda, recomendo parar por aqui, pois a nostalgia bateu forte e a última coisa que quero escrever hoje é sobre roupas ou sapatos! (vai continuar?bem, eu avisei..)
Hoje olhei uma foto em que estou com minha filhota de 17 anos e lembrei dos meus 17 (só se passaram 30 anos desde então...)-ai, que saudade que deu!
Na falta de uma foto minha aos 17, olho pra ela e me vejo..(eu , ou o que fui um dia, ainda vive nela!)
Idade maravilhosa, onde tudo é possibilidade, o futuro parece tão distante, longo, e ainda dá pra fazer aqueles planos mirabolantes porque sim, aos 17 anos, somos os donos do mundo, invencíveis, incríveis e com todo o gás!!!! Ninguém nos mete medo, ninguém pode nos deter, sabemos tudo (bem, pensamos que sabemos), nos rebelamos contra qualquer um que ouse nos contrariar ou não entenda o nosso ponto de vista. Tudo é ou pode virar um drama de uma hora pra outra, nossa perspectiva da vida é maximizada, facilmente fantasiada, e não existe meio-termo pra esse insuportável maniqueísmo: amamos ou odiamos, nos jogamos de cabeça ou chutamos o balde, oscilamos rapidinho entre o 8 e o 80, e quem não está conosco, está contra nós! Ah, quem não se achava o dono da verdade aos 17? A minha filha se acha, deve ser inerente à idade mesmo...às vezes me irrito pois ela me diz que eu "não entendo nada", depois me lembro que eu era igualzinha, a história se repete, só mudam os personagens...
Mas o tempo passa ( e agora, olhando pra trás, parece que passou tãão rápido!), alguns planos se concretizaram, outros não-alguns sonhos se realizaram, outros não, mas assim é a vida, não dá pra fazer tudo numa só, ou vamos fazer e fazer repetidamente, apud  Milan Kundera, em A insustentável leveza do ser, provavelmente o livro que mais mexeu comigo em minha adolescência:
O livro foi publicado no Brasil em 1983, qdo. eu tinha exatos 17 anos...
Além desse livro ter Praga como cenário-uma de minhas cidades favoritas, que eu recomendo entusiasticamente pra quem não conhece,-Kundera cita Nietzsche (amooooo!!!) e a sua tese do eterno retorno

"O eterno retorno carrega um peso inominável, pois se tudo se repete constantemente, a eternidade será um fardo inexplicável e constrangedor. Mas Nietzsche nos diz que apenas o efêmero é verdadeiro. Desse modo, qualquer evento aparecerá num umbral diferente dos acontecimentos de outrora: logo, os traumas ou as vitórias inscritas na história são destituídos de sua aparência, não são como as conhecemos, perdem a fugacidade que as delineariam como intocáveis." 


Isso já é suficientemente pesado pra mim. E onde está a leveza? pergunto-me, mas acho que já sei a resposta, voltando à foto com minha filha e me embevecendo com seu olhar cheio de esperança pelo futuro que ela quer construir:


A leveza está na forma como vivemos a nossa vida, e isso vale pra qualquer idade.

(Falou a filósofa do dia! Que pretensiosa...)

Bom findi!


PS.Quem não tem paciência pra ler o livro, ao menos assista o filme com o Daniel Day Lewis e a Juliette Binoche, vale a pena!


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Borboleta, a precursora das gravatas!

Um pouquinho de história da moda pra vcs, que curtem/usam gravatas:
A origem desse simbolo masculino data do século XVII, na França (claro,onde mais seria??), sob o reinado de Luís XIV
Antes da gravata, a nobreza usava lenços de renda presos ao colarinho
Entre seus batalhões, alguns formados por mercenários, o rei empregava soldados croatas, que eram reconhecidos facilmente por um grande lenço usado ao redor do pescoço. 
Era o nascimento do "plastrão" (gravata longa, cujas pontas se cruzam obliquamente). 
A palavra “gravata” é uma corruptela de “croata”,vejam só...
Aqui um soldado croata com seu lenço amarrado
A moda foi mais do que bem-vinda, inclusive pelos cirurgiões da época, que usavam colarinhos enormes. Era um alívio para eles poder operar prendendo suas golas de pontas longas com o novo laço. Logo, antes do seu modelo mais comum e conhecido, a gravata surgiu como gravata borboleta, nome que vem ,obviamente, do seu formato, e que tem no apresentador Jô Soares um de seus mais fiéis usuários!
A borboleta é a marca registrada do apresentador
Uma curiosidade: o escritor Balzac, achava que a borboleta, além de peça do vestuário, tinha uma função importante no estado de saúde de quem a usava. Sabe-se lá por quê. Talvez por isso, exista um quadro de Manet, onde vemos uma moça nua, mas sem dispensar a "gravata", na verdade um singelo laço de veludo, mas que Balzac (como qualquer homem desavisado das modices da época) confundiu o adereço e o comparou à famosa peça da indumentária masculina...
O famoso quadro Olympia, de Edouard Manet
Frank Sinatra popularizou a gravata borboleta nas décadas de 40 e 50. São comuns os filmes, fotos e capas de disco onde ele aparece com uma borboleta de laço desfeito, jogada displicentemente em volta do pescoço.
Assim meio caidinha, tipo um laço...
Hoje em dia, além de compor com o tradicional smoking, onde é normalmente mais vista, a gravata borboleta é sinônimo de estilo, conquistando cada vez mais adeptos entre os jovens antenados com a moda:
Street style: tá dominado!
A bow tie conquistou nerds, mauricinhos e outras tribos
Dá pra ousar nas misturas e nas estampas
E os famosos, lógico, com a ajudinha de seus stylists antenados, já aderiram...
Ashton Kutcher
O legal é aprender a fazer seu próprio nó, olha aí o tutorial:
Eu me embananei toda, acho melhor comprar pronta!
E então, gente, não é um charme essa borboleta? Dá um certo estilo, né? Claro que não é pra qualquer um, pra segurar o look tem que combinar com a personalidade do bofe, senão fica muito fake...mas adoro as possibilidades que essa gravata cria.
Até a próxima!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Inverno usável e lembranças da infância!

Esqueçam as alegorias, esquisitices e bizarrices: que tal pensar num inverno com roupas confortáveis, fáceis de combinar, que sobrevivam até o próximo ano, e, quem sabe, muitos outros ainda? Porque não dá pra gastar os tubos num guarda-roupa que só dure uma estação, convenhamos- roupa de inverno é muito mais cara que a de verão, o mínimo que podemos fazer é acertar nas escolhas e montar um guarda-roupa funcional, sem excessos, sóbrio sem ser tedioso, mas de boa qualidade, pra desfilar por aí na maior elegância, afinal, o frio dá aquela vontade de se arrumar um pouquinho mais...
Calças cropped  e saltos grossos seguem firmes no inverno 2013!
Já destaquei aqui no blog que um bom trenchcoat é fundamental, até porque ele é atemporal, mas também não dispenso um casaco mais estruturado, com gola marcante, e um tricot bacana-são quentinhos e tudo que é handmade ou com cara de, agrega mais valor à peça. Adoro knitwear, essas coisas com cara de vovó me remetem à minha infância, quando realmente não se comprava tanto nas lojas: desde colchas até casaquinhos e blusas, tudo era feito em casa, por mãos habilidosas, e, junto com o cesto cheio de novelos de lã coloridos, sempre havia uma boa história a ser ouvida..Hoje a gente chega em casa e liga a TV ou vai pro computador/tablet/smartphone, whatever - quase não se conversa mais, os papos agora são virtuais e até as roupas compramos pela internet. Prático, não? São os novos tempos!
A minha avó Lourdes adorava tricotar umas blusas assim,com efeito de tranças
Cada vez que eu e os meus irmãos íamos pro interior, visitar a vó, voltávamos cheios de blusas novas, cachecóis, gorros, tudo muito colorido, afinal, nude pra criança seria algo impensável pra época! Lembro que minhas roupas feitas em casa impressionavam minhas coleguinhas, mas tinha um motivo: eu pedia pra vó aplicar franjinhas, lantejoulas e outros enfeites nos meus tricots, então eles sempre eram diferentes.Prenúncios de uma peruíce latente? È pena que não tenho muitas fotos dessa época, mas ontem encontrei uma delas, de umas férias de verão na casa da vó Lourdes, e lá está ela, sorridente com os 3 netos (minha irmã nasceu muito depois, foi a temporã), eu aos 9 anos com cara de bolacha trakinas, muito feliz em dar vazão aos meus "talentos domésticos",pois a cada visita, a vó me ensinava a tricotar, pintar em panos de prato, fazer bainha à mão e mexer na máquina de costura dela...
Na casa da vó e com meus irmãos: bons tempos!
As lembranças da infância são sempre as mais doces...

PS.A vozinha se foi em 2006...



quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Flashes, vuco-vuco e uma unha arrancada!...

Fico impressionada com a necessidade que as pessoas têm de aparecer, principalmente em eventos onde a presença da mídia é significativa. Nos de moda, onde existem celebridades de todos os tipos, além dos personagens habituais (que já são um caso à parte) as pessoas meio que enlouquecem pra tirar fotos com o artista/top model/BBB/qualquer um que tenha conquistado um flashezinho a mais, puxam a pessoa pra lá e pra cá (ok,ela esta ganhando pra isso, mas tudo tem um limite), se jogam na frente dos fotógrafos ou encostam em alguém que está posando pra tentar uma beirinha no jornal ou na revista, enfim..as cenas são patéticas...
Ser recebido assim num evento é o sonho de muita gente!
Sempre trabalhei nos bastidores e convivi com o mundo ( e o submundo) artistico, e tive o privilégio de assistir a certas cenas insólitas "de camarote". Algumas foram e são divertidas, mas outras eu fico envergonhada até de contar (vergonha alheia!)- o fato é que muitas pessoas amam aparecer, algumas fazem qualquer coisa pra que isso aconteça,custe o que custar.
No evento que produzi ontem, uma mulher nos seus 30 anos, bonitona e tudo o mais, no afâ de chegar perto da celebridade, passou por cima do meu pé com uma sandália que faria a Carmen Miranda se revirar no caixão, e arrancou a unha do meu dedinho fora..Sim,vcs leram bem: ela arrancou a minha unha com o esbarrão! Uiiiii...doeu pra c..!!!
Pouparei vcs da foto, mas o dedo ficou um horror!!!
Agora já estou rindo do episódio, mas na hora me deu vontade de chutar a moça. Claro que foi sem querer, claro que foi um acidente, mas o que me irritou é que ela sequer me pediu desculpas, continuou avançando até chegar ao seu objetivo (no caso, o famoso), empurrando e pisoteando quem estivesse na frente. E eu lá disfarçando pra não chamar a atenção pro episódio, saí feito uma manca rapidinho..
Dr.Scholl já deu um jeito e logo, logo estarei "subindo nas tamancas" de novo...rsss...

E a frase do dia é: "Vão-se as unhas, ficam os dedos..."

sábado, 17 de novembro de 2012

Meio decepcionada..

...com o segundo livro da trilogia erótica Cinquenta tons (de cinza/mais escuros/de liberdade)..
Minhas amigas me disseram que era melhor do que o primeiro, mas eu, sinceramente, esperava mais da historinha ao estilo Sabrina, porém com uma pitada de SM pimenta. Não sei se terei saco tempo de ler o terceiro.Não é que eu não tenha gostado, eu só...cansei! Acho que vou esperar pelo filme...
E o tal Christian Grey, sei não...acho que, na vida real, seria um tipo esquizofrênico,ou, no mínimo, problemático. Confuso. Perdido, até, apesar de rico, lindo e bem-sucedido. Esse pacote "principe encantado com algum defeito de fábrica" é legal na ficção. Na vida real, um cara desses vira um pé no saco rapidinho, não tem  mulher que ature, a não ser as que nasceram com vocação pra sofrer.
"Quarto vermelho da dor"??? Tô fora. Nada contra, cada um com suas taras/gostos/loucuras-who cares?
Mas a personagem que mais me intriga nessa história é  Elena, a mulher madura que iniciou o jovem Christian nas artes da submissão/dominação.
E eu já pensei em algumas belas ( e cinquentonas) atrizes que caberiam como uma luva no papel:
Sharon Stone tem a idade e o biotipo da personagem
Kim Catrall seria outra opção, até pra se livrar de seu alterego Samantha

Uma Thurman é boa pra fazer vilãs e tb está cotada...
 A Elena do livro é loira, alta, magra e corresponde a qualquer uma das bonitonas acima, mas tem uma atriz que, apesar de mais jovem do que todas essas e morena (bem, isso não é impedimento com os recursos que temos hoje em dia), poderia fazer uma Elena bastante enigmática e envolvente, e já li que ela ficou super interessada em participar do filme:
Angelina Jolie, a Elena pra Christian Grey nenhum botar defeito!
E vcs, apostariam suas fichas em qual beldade hollywoodiana?




sábado, 10 de novembro de 2012

O Bóson de Higgs se meteu na Moda...

Nada de ser tendenciosa, mas sempre tem aquele desfile que a gente ama, outros nem tanto.. Pra variar, a Gloria Coelho fez uma coleção (SPFW FW2013) que eu delirei, praticamente toda em cinza,vermelho, off-white e preto. A inspiração, segundo ela, foi a "Partícula de Deus", descoberta este ano, tb conhecida como Bóson de Higgs, que eu aprendi  com minha amiga gênio Luana, e graças ao blog dela, fiquei sabendo antes da noticia sair no Jornal Nacional..hehehe..nada como saber as coisas diretamente da comunidade científica!
A Gloria viu essa imagem e se inspirou..o Bóson de Higgs agora é fashion, queridos!
Não que eu entenda alguma coisa disso (a Gloria confessou que ela tb não), mas a gente já captou a importância dessa particula que prova, pelo que eu li/entendi/colei, a existência de um campo invisível que supostamente permeia todo o Universo, como sendo a forma como a matéria obteve massa depois do Big Bang. Segundo essa teoria, o Bóson foi o agente que possibilitou o desenvolvimento das estrelas, dos planetas e da vida, ao dar massa às partículas mais elementares. Daí o nome de “partícula de Deus”.. (olha como sou boa aluna, Luana!!!)
Tá, mas o que isso tem a ver com a coleção? Dãã...nada e tudo (vou ter que consultar de novo o google, a wikipedia, OMG..) mas a estilista deu sua versão fashion para a particula, representada no croqui abaixo:
A estampa ficou incrível, vcs não acham?
E o resultado, multifacetado, no corpo da modelo, ficou assim:
O Bóson agora é fashion, EH FATO, e vai ser pop!!!
Eu adorei todos os looks e a cartela de cores, achei tudo super usável, tecidos primorosos, tramas, recortes estratégicos, transparências ousadas mas jamais vulgares, enfim, uma coleção de encher os olhos...
Olho nos detalhes! Olha essa textura...
Óbvio que na vida real serão usados com forros pretos ou nudes
E só pra provar que a cartela de cores dela foi correta, olhem outras marcas que também seguiram pela mesma vertente, sem falar na geometria (hellouuu Prada!!!):

Osklen, Gloria Coelho e Ellus: unidos pelas cores!
Parece que, finalmente, daremos um tchauzinho ao color blocking e ao animal print, que dão lugar aos florais, folhagens, listras e aos metalizados...esses, sim, vieram pra ficar!
Têca e Vitorino Campos
No mais é esperar pra ver. Sabemos que algumas coisas viram febre por si, outras dependem das novelas (Salve Jorge!!!) pro povo aderir, pro comprador de loja acreditar, enfim, estamos só no inicio do verão brasileiro, ainda falta muito pro nosso próximo inverno, mas as apostas já estão feitas...

PS.Querem conhecer a Luana? Só aviso que o blog dela é viciante, depois não venham reclamar aqui...
Hunfs????
www.murphymeama.blogspot.com

domingo, 4 de novembro de 2012

Curly hair: I love it!

Vi essa foto na Vogue francesa e me apaixonei pela cor do batom, perfeita para um outono bem chique, mas o que mais me encantou mesmo foram os cachos displicentes da modelo, tão livre, tão sexy, tão natural...
Esse tom de vinho-burgundy-é lindão, né?
Lembro quando era adolescente, com cabelos lisos e escorridos até a cintura quase (não, não era crente), e morria de inveja das colegas com cabelos encaracolados. Elas pareciam tão..livres!.. rebeldes! Desafiavam as certinhas, que jamais andavam descabeladas -nem escova ou pente elas carregavam: ajeitavam os cachos com os dedos mesmo, sem a menor frescura. É provável que algumas delas sonhassem em ter os seus cachos domados e preferissem aquelas nossas cabeleiras lisas ao invés das jubas desafiadoras, mas eu não, eu queria ter cabelos crespos e estava decidida: com 14 anos fui ao cabeleireiro escondida de minha mãe fazer uma permanente! (em tempos de chapinha, acho que nem se faz mais isso hoje em dia, mas era uma técnica pra encrespar os cabelos, gurias, e o liquido que eles passavam fedia tanto que devem ter proibido esse produto..rsss..)
Eu achava que ia ficar tipo a bonita aqui, toda encaracolada...
O único problema da minha "transformação" foi que o cabeleireiro esqueceu de passar o liquido na franja, então fiquei com um volumão lateral (pq os cachos tb "encurtaram" o cabelo), tipo um poodle recém saido da petshop, mas com aquela franja lisa, o que deixou o resultado final um tanto estranho..
Imaginem o poodle acima com uma franjinha lisa...era eu!
Meus cachos só ficaram bem no inicio, logo começaram a arrepiar e a parecer armados, enfim, o sonho de ter a juba crespa tornou-se um pesadelo pois eu não conseguia arrumar os cabelos sozinha, eles enfraqueceram e começaram a cair muito, e ainda não havia uma técnica boa pra reverter o estrago, a não ser...alisamento!!!! (mas pensem na técnica e nos produtos disponiveis em 1979)-e foi o que eu fiz, após 6 meses lutando com a minha cabeleira indomável...Mas só pela metade, pois naquele dia (parece piada mas é a mais pura verdade) faltou produto no salão e só deu pra fazer metade da cabeça...
Saí de lá mais ou menos assim (acrescentem a franja, pra piorar a situação)
Andei uma semana com o cabelo preso, lógico, aguardando chegar o tal produto de alisamento (henne maru, ou algo assim) pra terminar a função e, desde então, sonhei com o curly hair, que não ficou bem em mim...que lástima! Mas penso comigo que é sempre assim: quem tem cabelo liso quer ter crespo, quem tem crespo quer ter liso, e por aí vai- os eternos dilemas femininos-...quem nunca teve um em relação à própria aparência, que levante o mouse!
E me contem depois...

sábado, 3 de novembro de 2012

Mr.Peplum vem com tudo!

O peplum veio pra ficar.. who????
O tal "babado", tb conhecido como basque, não é nenhuma novidade na moda, mas ganhou notoriedade e um novo fôlego com a Kate Middleton, fã confessa e usuária devota durante todo este ano:
Cinturinha de pilão e quadril zero
Já apareceu no último inverno europeu, em várias marcas...
Fuja dele se tiver quadril largo!
E, não por caso, será um dos destaques do nosso próximo inverno, conforme as imagens do SPFW, que terminou esta semana:
Daiane Conterato abriu o desfile de Alexandre Herchcovitch com este look
Aqui numa versão mais curta, para R.Rosner
E na versão em renda, mais festa
Well, sei que terá suas adeptas, mas confesso que acho dificil ficar bem, não é pra qualquer uma nem pra qualquer corpo, e confesso que hoje em dia prefiro as peças mais democráticas, mas enfim..Mr.Peplum está aí, pra quem quiser tentar...