quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Meu amigo Tatata se foi..

Hoje a noite ficou mais triste mas muito iluminada: Tatata Pimentel, agora há pouco, foi fazer festa no céu...
Advogado,professor, apresentador, jornalista..Tatata foi TUDO nesta vida!
Qdo.cheguei em casa, após um dia estafante, já perto das 20h, liguei a TV e escutei a noticia. Puxa, como fiquei triste! Tatata foi, sem dúvida, uma das pessoas mais inteligentes e cultas que já conheci na vida: lia tudo e sabia de tudo, falava um francês impecável e sem sotaque, escutava música clássica mas não perdia um show de rock, inclusive nos encontramos ( pintados com a maquiagem da estrela) no show do Kiss, há mais de 10 anos, no Jockey Club (isso foi registrado pela Zero Hora na época), e agora o Kiss está voltando a Porto Alegre e não terei a companhia dele...
Paul Stanley, do Kiss: eu e o Tatata éramos fãs!
Houve um tempo em que eu e o Tatata fumamos-vício que tb conseguimos vencer-mas não era qualquer cigarro, não. A gente adorava um  mentolado, e o Benson&Hedges era o nosso favorito..
Antes de nos livrarmos desse vício, o Tatata comprava o tal Benson de pacote!
Eu o encontrava após os desfiles, ele sempre ia fazer alguma entrevista com os famosos (por conta do programa Gente da Noite), e me chamava num canto já mostrando a carteira verde: "E aí,bonita,vamos fumar um?" Eu já ria vendo a cara das pessoas, que imaginavam que a gente iria fumar um baseado..mas não, eu sempre fui uma caretona e passei longe de drogas. O Tatata sabia disso e adorava me provocar na frente dos clientes, e dávamos muitas risadas disso.
Nos últimos tempos,perdi o contato com ele.A última vez foi na RBS, no final do ano passado, qdo.ele e a Tãnia Carvalho anunciaram sua aposentadoria da TV. Dois ícones da comunicação gaúcha se aposentando ao mesmo tempo...que lástima para todos nós, seus fãs.
Naquele dia, lembro que falamos sobre Praga, cidade que elegemos como a nossa favorita no mundo (depois de Paris, bien sûr!), e para onde ele sempre queria voltar...
Praha, a jóia do leste europeu, capital da República Checa
Tatata era de Santa Maria mas adorava Porto Alegre, me chamava de "jeca santanense" (sou de Santana do Livramento) e gozava com a minha cara qdo.eu ria, porque, segundo ele, "quem é de Livramento não ri, relincha.." Ah, vou sentir saudades do meu véinho-ele morreu em casa, aos 74 anos- um raro espécime, único e inesquecível.
Hoje o céu tem uma estrela a mais, uma das mais brilhantes...

domingo, 21 de outubro de 2012

Moda também se aprende!


Tudo bem que tem muita gente talentosa e autodidata já trabalhando ou consagrada no mercado, mas é possivel aprender moda estudando e se preparando em escolas/universidades daqui e também fora. Aliás, muitos dos estilistas famosos que conhecemos sairam de algumas dessas instituições. O site Fashionista (que é americano) elencou as melhores, segundo opiniões de ex-alunos e alunos (famosos e anônimos), e a lista ficou assim, pra quem pretende se aperfeiçoar fora do Brasil:

1. Central Saint Martins (Londres, Inglaterra)
Quem cursou: Stella McCartney, John Galliano, Alexander McQueen, Phoebe Philo, Christopher Kane, Hussein Chalayan, Zac Posen, Hamish Bowles, Paul Smith, Giles Deacon, Luella Bartley, Jenny Packham, Jonathan Saunders, Marios Schwab, Alice Temperley, Riccardo Tisci, Matthew Williamson.
2. Parsons, The New School for Design (Nova York, EUA) – Afiliada ao CFDA
Quem cursou: Donna Karan, Marc Jacobs, Tom Ford, Narciso Rodriguez, Alexander Wang, Anna Sui, Jason Wu, Jack McCollough e Lazaro Hernandez (Proenza Schouler), Behnaz Serafpour, Doo Ri Chung, Sophie Buhai e Lisa Mayock (Vena Cava), Flora Gill e Alexa Adams (Ohne Titel), Prabal Gurung, Steven Meisel, Thakoon Panichgul, Carmen Marc Valvo.
3. Bunka Fashion College (Tóquio, Japão)
Quem cursou: Kenzo Takada, Junya Watanabe, Yohji Yamamoto, Hiroko Koshino, Chisato Tsumori.
4. Antwerp Royal Academy of Fine Arts (Antuérpia, Bélgica)
Quem cursou: Ann Demeulemeester, Dries Van Noten, Dirk Bikkembergs, Walter Van Beirendonck, Dirk Van Saene, Marina Yee (The Antwerp Six), Martin Margiela, Veronique Branquinho, Haider Ackermann, Peter Pilotto, Bruno Pieters.
5. Fashion Institute of Technology (FIT) (Nova York, EUA)
Quem cursou: Reem Acra, Francisco Costa, Nina Garcia, Carolina Herrera, Calvin Klein, Michael Kors, Nanette Lepore, Ralph Rucci.
6. Ecole de la Chambre Syndicale (Paris, França)
Quem cursou: André Courrèges, Issey Miyake, Valentino, Yves Saint Laurent, Nicole Miller.
7. Istituto Marangoni (Milão, Itália – há campi também em Londres e Paris)
Quem cursou: Domenico Dolce, Franco Moschino.
8. ESMOD (Paris, França – mais 21 escolas em 14 países, incluindo o Brasil)
Quem cursou: Christophe Decarnin.
9. University of Westminster (Londres, Inglaterra)
Quem cursou: Vivienne Westwood, Christopher Bailey, Michael Herz, Stuart Vevers (Mulberry, Loewe), Katie Hillier, Sophie Dean (editora de moda da Wallpaper).
10. Royal College of Art (Londres, Inglaterra)
Quem cursou: Philip Treacy, Erdem Moralioglu, Christopher Bailey, Ossie Clark..


E então? Não deu vontade de se matricular em alguma dessas?

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Inverno branco

Houve um tempo em que se usava preto no inverno e branco no verão.
Em que sapato branco era coisa de bicheiro, profissional da saúde ou pai de santo.
Em que não se misturavam tecidos finos com pesados. Muito menos bege com branco.
Felizmente (ou não), esse tempo mudou, as regras não existem mais e todo mundo pode tudo. Ou quase.
A montagem eu "peguei emprestado"do The Sartorialist de ontem..
Homem sair de sapato social sem meia ou mulher sair de sandália no inverno era considerado excentricidade, vejam só. O inverno europeu começa a mostrar seu lado mais iluminado, e com menos imposições. É claro que essa liberdade pode descambar pro outro lado, porque poder tudo nem sempre significa ficar elegante.Alguns exageram nos modismos, sinceramente. Chegam a se fantasiar. Outros conseguem aproveitar as peças do verão e jogar com casacos ou blazers, criando um look invernal mas light. A modelo Kate Moss adora o branco e usa em todas as estações:
Paletó e calça cropped, bem confortável + cintão de couro, que super vai bem com branco.
Na semana de moda americana, o branco tb deu as caras para o inverno 2013
Muita gente acha que o branco tem mais cara de verão, mas eu penso que ele confere uma elegância luminosa a quem o veste no inverno, nobre mesmo. Um paletó ou jaquetinha na cor já cumpre bem a função e podem ser curingas no guarda-roupa, mas eu adoraria investir num terno ou smoking beeeem chique:
Esse YSL já me servia..ops, agora o nome é Saint Laurent Paris!
Ah, é claro que o casamento perfeito do branco com o preto não exclui outras combinações, mas que esta é a mais chique, não tenho a menor dúvida. E a Versace gostou tanto da idéia que até a campanha do inverno, clicada pelos fotógrafos Mert Alas e Marcus Piggott com a esguia Elza Luijendijk, foi feita em preto e branco, e ficou incrível...
Versace: pitada gótica e underground
Chamou a atenção a magreza da modelo, né? Não sei se me preocupo com esse padrão anoréxico que não muda nunca, ou se, lá no fundinho, isso não é invejinha minha...Nem 8 nem 80, gente, mas confesso a vcs que sempre me sinto ( e visto) melhor qdo.estou com uns quilinhos a menos...

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Looks monocromáticos: pra quem tem sede de cor!

Não adianta reclamar: as semanas de moda confirmaram os looks monocromáticos para o próximo verão europeu, e quem já quiser antecipar a tendência por aqui-o nosso verão logo, logo estará bombando- seguem algumas inspirações:
Na passarela: Elie Saab S/S 2013
Na vida real: terninho verde atravessando a rua...
E até numa pegada bem jovem: modelos já aderiram aos monocromáticos
Pra dar certo, é preciso compor com acessórios neutros, pra não criar um color block (chegaaaa), a não ser que seja esta a intenção.Os nudes e os pretos são as melhores opções, mas nem tudo precisa ser tão ao pé da letra, cada uma faz a sua leitura e aplica como achar melhor:
Overdose de cores, mas uma de cada vez!
E a maquiagem tb deve ser pensada, afinal, se alguém usar um look total red, precisa amenizar a cor da sombra e do batom- se for tudo vermelho, incluindo os acessórios, corre-se um grande risco! O equilibrio e o bom senso são fundamentais pra quem vai apostar numa nova tendência.
Monocromáticos pedem maquiagens mais neutras
E até os homens estão incluidos nessa onda de cor única:
Cores nos ternos e mocassins brancos (sem meias, por favor!)
Ainda acho graça quando vejo homens temerosos de usar sapato branco, aqui no Brasil geralmente associado a profissionais da saúde, pais-de-santo, etc. Na Europa, é muito comum ver esses mocassins brancos, usados sem meia, e eles ficam super estilosos, mas claro, não é pra todo mundo, né? Tem que ter estilo e personalidade pra segurar um look desses.A pior coisa do mundo é um homem "fantasiado de moderno", ele não tem nem atitude pra isso. Cada um e o que é.
E precisamos ser felizes com o que somos e o que vestimos, independente da moda ditar isso ou aquilo.

Um beijo e fui!

domingo, 7 de outubro de 2012

Quando vc erra o traje!

Já deve ter acontecido com vc, ao menos uma vez na vida: vestir-se  "pra mais" ou  "pra menos" e sentir que é a única "errada" na festa.. Não, nunquinha? Parabéns então, pois eu achava que estava no seleto grupo dos que nunca erram (não por saber tudo ou me achar a grande expert em moda, mas por ter sido sempre relativamente discreta e sumir na multidão, apesar do tamanho)-na vez em questão, fui tão discreta, mas tãããoo discreta, que acabei me apagando e parecendo simplória ao invés de simples. E, olhando as demais convidadas e a anfitriã, percebi a mancada que havia dado, mas era tarde: eu já estava lá, na entrada do salão, com aquela roupinha chinfrim, e algumas pessoas me olhando dos pés à cabeça, entre curiosas com tamanha excentricidade (ainda bem que passei por excêntrica para alguns), outras na dúvida, tipo "será que agora isso é moda?", e mais algumas pensando "ó coitada, errou a festa"...Péssimo, não?
Lembram da Bridget Jones? "Ops, a festa não é à fantasia!"
É claro que eu tinha motivo, mas nessa hora não existem explicações plausiveis, vc é o que vc veste e o povo te julga pela aparência, não adianta reclamar. E não existe uma segunda chance de causar uma boa impressão, como já dizia o ditado: "A primeira impressão é a que fica".
Não tinha mais volta, apesar de eu ainda poder dar aquela disfarçada ("esqueci meu celular no carro") e sumir dali rapidinho, mas os amigos foram me arrastando pra mesa (onde fiquei colada na cadeira até a hora de ir embora)e aguentei heroicamente aquelas horinhas de festa e bebedeiras (sendo que eu não bebo), imaginando se não seria muito mais divertido topar com uma mulher vestida igual a mim, só pra variar um pouco, e tentar posar pra aquela foto clássica das duas mulheres com o vestido igual, como aconteceu no filme Sex & The City 2, lembram?
A personagem Samantha Jones encontra Miley Cyrus num evento
Não é uma desgraça e ninguém precisa fazer um drama por causa disso. Na verdade, é chato só na hora, pq depois a gente relembra rindo. O que não dá é ser convidado e não dar bola pro traje, tem que se preocupar,sim, pois a gente tb se veste pra homenagear, prestigiar quem nos convida. E, errando a mão pra mais ou pra menos, é bom lembrar tb da frase da Chanel: Elegância é adequação.
Madame falou, tá falado.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Meus favoritos das semanas de moda do hemisfério norte

Já rolaram todos os desfiles das principais semanas de moda (Londres, Paris, Milão, NYC) e eu acompanhei aqui de longe, mas a um clique de tudo-santa internet-e, apesar de estarmos lançando nosso inverno 2013 brasileiro já neste mês, quero usar nesse verão o que só aparecerá por aqui no final de 2013, entrando em 2014...Incrível como tudo gira rápido nesse meio, é uma confusão de estações, parece que estamos sempre atrás, mas é preciso estar atento pra fazer a correspondência certa e não errar a mão nas cópias releituras..O nosso calendário mudou pra alinhar com o internacional e propiciar um planejamento mais adequado pras marcas, então agora o Inverno 2013 será apresentado assim: de 29 a 31 de outubro em São Paulo (Parque Villa-Lobos), e de 7 a 9 de novembro no Rio (Pier Mauá). Esta é uma mudança há tempos solicitada pelo mercado de moda e passa a acontecer em datas mais propícias para o amadurecimento da indústria como um todo. 
Mas enquanto nada acontece por aqui, vamos espiar o que rolou "lá pra cima", cujos destaques foram estes, na minha opinião:
Louis Vuitton, em Paris, e o cenário grandioso com as escadas rolantes, as modelos entrando sempre em duplas, e as cores principais (preto, branco e amarelo): meu desfile favorito!
Adoráveis banhistas para Dolce & Gabbana , em Milão, com muitas estampas e listras
Balenciaga, em Paris, e seus lindos decotes e recortes: alfaiataria precisa e chique de morrer!
Burberry, em Londres: esqueça os trenchcoats discretos, agora eles brilham e são suuuper coloridos!!!
O bom é que todos os videos estão disponiveis no youtube e nos sites, é só escolher sua marca favorita e ir bisbilhotar, buscar inspiração, etc.Teve muito mais, mas é preciso tempo pra ir absorvendo tantas informações, e tb vi coisas que não curti muito (vamos combinar que nem tudo é lindo ou usável), mas isso é papo pra outro post.
Então eu e o Pernalonga nos despedimos:
"That´s all, folks"...
Até o próximo!