quinta-feira, 26 de julho de 2012

See you soon..

Breve escapada da blogosfera até terça próxima.
Nada de férias! É correria mesmo..rsss..
Corra, Lola, corra..
Até semana que vem!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Liquidaram até o meu saco!

Diálogo entre esta que vos escreve e a vendedora de uma loja em plena liquidação aqui em Porto Alegre:

Eu (fazendo a cliente educada e simpática)-Boa tarde, eu gostaria de ver aquela calça bicolor que está na vitrine..
Vendedora (tb fingindo ser simpática)-Qual delas?
Eu (mordaz e levemente irônica)-Só tem uma bicolor..
Vendedora (fazendo a esperta)-Eu sei, mas vai que a senhora quisesse ver as outras tb, né?Tem várias em promoção, mas a maioria é numeração pequena, pras meninas, sabe?..
Eu (já meio impaciente e me sentindo completamente excluida daquele "pras meninas")-Não, eu só quero ver a bicolor mesmo..
Vendedora (com cara de "ai que pena" e olhando direto pro meu quadril)-Infelizmente, não temos do seu tamanho..
Eu (quase rangendo os dentes)-Mas vc nem sabe se é pra mim, quem sabe eu não estou comprando pra minha filha?
Vendedora (já destilando um veneninho)-Ah, então ela é bem magra, né? Vou pegar a da vitrine , é a última, só não saiu ainda pq não serviu em ninguém...
Eu (sem ter certeza de ter sido chamada de gorda, mas já batendo os cascos)-Pensando bem, acho que vou experimentar, onde é o provador?
A essas alturas a vendedora já me olhava com um certo ar de superioridade, quase me avisando que eu era
"inadequada" para a calça que, aliás, era parecida com a da foto abaixo:
"Proibida para coroas e gordas"
Eu podia ter desenvolvido um complexo na hora, já nem queria mais a calça, mas agora era uma questão de honra: eu tinha de entrar na maldita! (quem leu o post de anteontem sabe que comecei a dieta da sopa)- E não é que entrei na calça mesmo? Saí do provador quase sem respirar mas tão feliz quanto pinto no lixo , para o olhar incrédulo da vendedora.
-E não é que ficou bem na senhora? gaguejou ela, quase simpática.
-Imagina, querida, pode embrulhar pra presente. É pra minha filha mesmo. Não tenho idade nem corpo pra vestir isso.
A vendedora corou, sob o olhar reprovador da gerente, que presenciou tudo e desculpou-se quando fui ao caixa.
-Too late, baby..
(Essa cliente aqui vcs não verão tão cedo.)
E se eu fosse ou estivesse gorda? Seria enxotada ou humilhada com um "não temos nada para o seu tamanho"? Ah, me poupem, né? Loja que não investe em treinamento de funcionários pra atender bem seus clientes tem mais é que fechar as portas! (olha eu praguejando..)

PS. Pra encerrar essa tragédia grega de dimensões psicológicas muito profundas, a calça ficou perfeita na minha filha mas ela detestou o modelo..rsss...

terça-feira, 24 de julho de 2012

Purple rain

Eu adorava essa música do Prince. Aliás, eu adoro o Prince, ele marcou época e seu estilo sempre será reverenciado por quem ama moda.
"Purple is my color"
E sabe que adoro ver homens de roxo? É uma cor instigante, nada óbvia e sexy ao mesmo tempo..
A dupla arrasou na produção!
Muita gente não curte a cor por associá-la às vestes dos padres e à morte (é uma tradição nos funerais católicos), mas ela também aparece como a cor da transmutação, da poderosa energia renovadora..Quem já leu Saint Germain, os mestres ascensos e a chama violeta sabe do que estou falando. Eu não uso muito a cor no meu vestuário mas confesso que gosto de vê-la em objetos do dia-a-dia, acessórios, decoração..
Que tal uma panela em cerâmica roxa pra destoar de todo o resto?
E um quarto decorado na cor?
Uma kawasaki, talvez?
Numa parede, contrastando com móveis claros...
Num mero detalhe, como a sombra...
Almofadas e poltrona moderninha..aliás, amei essa poltrona!!!
É, idéias não faltam pra gente aproveitar o roxo e suas variações. Ainda reluto um pouco pra vestir, mas já testei nas unhas e adorei o resultado:
A cor é linda e super discreta, apesar do efeito metálico
Esse esmalte foi febre no inverno europeu passado, mas nada impede que a gente continue usando. Só não vale combinar com batom roxo...desastre na certa!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

E começa tudo de novo...

Eh fato!!!
Infelizmente, sofro de TPS (tensão pré-segunda), agravada neste mês pela impossibilidade de tirar férias. Pelo menos visito as amigas da blogosfera e viajo um pouco com elas, acompanhar de longe é divertido e sempre podemos dar nossos pitacos no roteiro alheio. Minha filhota tb está retornando de Porto Seguro após 2 semanas de festas (arghhh, a temida viagem do terceirão, onde todos os pais criam vários cabelos brancos extras só de imaginar a Sodoma e Gomorra baiana), um simples comentário para quem não tem filhos adolescentes, mas os que têm sabem do que estou falando..
E a segunda começa, pra variar, com a dieta da sopa: ontem fui ao super e comprei todos os legumes e verduras mais lindos que encontrei, pois agora é sopa todo dia, acabou a lambança, a comilança e a festança...
"Ahhhhh, entra, desgraçada!!!"
Por que ninguém merece passar por isso, nem nossas piores inimigas...
Ter que deitar e se contorcer feito uma cobra pro jeans entrar é o fim!!!!!!
(se esse tb é o caso de vcs, 4 letrinhas, minhas queridas: S-O-P-A)
Mas dizem que reza braba tb ajuda...

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Maria Etiqueta

Todo mundo conhece uma maria-chuteira, uma maria-gasolina (pobres marias, nem sempre cheias de graça) mas a que me incomoda mais é a maria-etiqueta, que precisa desesperadamente de uma grife, de preferência aquela que todo mundo reconheça de cara...
A Burberry agradece mas...
Eu até entendo o amor de alguém por uma ou mais grifes famosas, aquele papo de identificação e tal, desde que se possa bancar esse amor (que tem de ser genuíno, sem apelar pras falsificações), sem ostentar a logo no peito em letras garrafais ou depender daquilo pra viver, do contrário, é mais uma fashion victim que precisa do aval de uma marca pra sentir-se aceita...Convenhamos, quando alguém precisa cobrir-se de monogramas pra mostrar que é poderosa ou elegante, alguma coisa está muito errada.
Vi a foto acima e me lembrei imediatamente da Suri, a lindinha filhota do Tom Cruizcredo e da Katie Holmes, ícone fashion infantil desde que nasceu...
Suri veste Burberry desde bebê
Longe de mim acusar alguém de maria-etiqueta, parece até coisa de invejosa ("rá, tá falando mal pq não pode comprar!"), mas as pobres crianças vão crescendo achando que o mundo é a casa rosa da Barbie, elas próprias vestidas e tratadas como bonequinhas de luxo pelas mamães orgulhosas e consumistas, que já plantam desde cedo na menina a sementinha do consumo desenfreado, e a gente sabe que a vida não é assim... Um dia, por algum motivo, a coisa pode apertar, a pensão do papai não ser o suficiente e a bonequinha vai ter de se virar na Renner e na Riachuelo- e não vai passar vergonha por causa disso..
(aliás, sou fã dos deptos. infantis de todas as fast fashion!)
Mas o pior de tudo mesmo, é a adultização precoce dessas crianças: Suri já usa saltinho desde os 3 anos!
"Please, Mom, let me be a child!"
Fico pensando na coluna dessa menina e o que ela estará usando qdo.fizer 15...

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Vontade de chapéus

Aqui no sul a gente tem clima pra chapéu mas raramente vemos mulheres usando..que pena!
Apesar disso, nem todo mundo fica bem com um, é preciso ter estilo, saber levar...
Nem precisa fazer frio
Tem que ser assim, sem esforço
E tem que complementar o look sem pesar
Em filmes de época, os chapéus estão sempre presentes, e algumas atrizes realmente ficam lindas com eles:
Angelina Jolie e Naomi Watts
Mas ninguém ficou mais chique do que Catherine Deneuve no cult The Hunger, um dos precursores dessa onda vampire chic:
Essa sabe levar um chapéu!
Eu já tentei quase todos, dos panamás ao Fedora, e não fico bem, não adianta (acho que tenho um cabeção), mas considero um dos acessórios mais poderosos e de personalidade que uma mulher pode usar, principalmente no inverno, quando a gente sempre fica mais elegante..

quarta-feira, 18 de julho de 2012

O melhor acessório? Um sorriso!

Algumas pessoas acham que as modelos estão sempre esbaforidas, correndo de um desfile pro outro, passando fome pq não podem engordar, ou tristes e cabisbaixas quando escutam mais um "não"..Pois é, às vezes isso até acontece. Mas quando não...
"Hoje não estamos na TPM"...
Vê-las alegres e sorrindo, sem maquiagem, moleconas, me faz pensar que a vida tinha que ser sempre assim, leve, divertida, e que a gente deveria se vestir como elas, só jeans e camisetas simples, zero acessórios e zero afetação. Pra que grifes, jóias e outras frescuras se podemos nos enfeitar com nosso melhor sorriso?

terça-feira, 17 de julho de 2012

Lenços vintage

Mais um modismo no verão europeu: a estampa de lenço, tão conhecida nossa desde os anos 90 graças à Versace, está por todo canto:
Este aqui dá pra comprar no net à porter...
Em camisas e com jeans, fica bem bacana
Tem até tutorial pra ensinar a fazer um lenço virar um short
Mas o mais legal é mostrar de onde saiu essa febre.Desde que a H&M fechou uma coleção cápsula com a Donatella, a marca voltou aos tempos de glória e agora está ao alcance de todas!
Diretamente do túnel da moda, pra vcs, a inesquecivel Linda Evangelista com a estampa icônica da Versace, que agora virou objeto de desejo das fashionistas, sedentas por modelitos vintage:
Pra perua nenhuma botar defeito!
E não pensem que só as mulheres vão poder curtir a modinha:
Dolce & Gabbana fez pras gurias e tb pros guris
E a própria Versace criou a linha Young Versace pras pequenas fashionistas copiarem o look da mamãe
Pelo jeito, vai ter lenço no verão até dizer chega!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Não é mais um guia de estilo...

"A Parisiense", livro lançado no ano passado pela ex-modelo Ines de la Fressange, queridinha da Maison Chanel nos anos 80, fez tanto sucesso que agora já existem tours especializados pra levar os turistas aos endereços descolados sugeridos pela bela francesa, ícone de elegância e estilo em seu país. Eu já tinha bisbilhotado o livro na Internet mas só comprei um exemplar impresso (muito mais gostoso do que esses e-books) na semana passada e o li em 2 horinhas:
As ilustrações são da própria Ines
E a modelo que aparece nas fotos é a filha dela, um xerox!
E quais são os segredos do bom gosto parisiense? O melhor deles é que um guarda-roupa funcional pode ser montado a partir de sete itens básicos e bons acessórios, que garantem produções práticas e elegantes.
7 itens, gurias, é isso mesmo:
Um blazer marinho ou preto
Um trenchcoat (o cáqui é o tradicional)
Um suéter marinho (este aqui é o sugerido no livro)
Camisetas básicas lisas, mas nas cores neutras: preto, marinho, branco, cáqui, cinza
Um tubinho preto, como os que Michelle Obama costuma usar
Um jeans que valorize o corpo, não importa o modelo
Uma jaqueta de couro preta ou marrom ( a perfecto nunca sai de moda)


Ines era uma jovem aristocrata e ricaça que acabou virando modelo por ser amiga do Karl Lagerfeld, ela nunca precisou disso pra viver. Depois, nos anos 90, ela abriu uma loja com sua marca e hoje dá consultoria de moda e design, sendo ainda referência de elegância no auge dos seus 55 anos e 1,80m...
Suas fontes preferidas pra verdadeiros achados e soluções de vestuário, beleza e decoração – disponíveis on-line e em Paris – são acompanhadas por endereços da sua Paris secreta: hotéis, restaurantes, spas, lugares fora do circuito turístico oficial e uma seção feita sob medida para a diversão das crianças (uma das dicas é a escolinha de culinária só pros pequenos no Hotel Ritz, não é um luxo?)


Dá vontade de comprar uma passagem e...
"Au revoir, Brésil"...



sexta-feira, 13 de julho de 2012

Duelo de estômagos

Na coleção primavera-verão deste ano da Pucci, um vestido roubou todos os holofotes e foi o objeto de desejo das bonitonas de Hollywood:
Aliás, trata-se de um "duas-peças..."
Eu prefiro um decote ou uma fenda a uma barriga de fora, o que nem é o caso aqui, onde a cintura alta da saia tapa o umbigo, felizmente. Insinuar o corpo por trás de uma renda é uma coisa, expor mais pele ainda  com o top cropped pode ser um risco, ainda mais por ser tudo beeem transparente e exigir um underwear decente ou um forrinho básico. Kim Kardashian e Gwyneth Paltrow usaram o mesmo look, em ocasiões diferentes, pra sorte delas:
E aí, quem ficou melhor no modelito?
Honestamente, não gostei do look em nenhuma: Kim, baixinha, não teve espaço pra exibir o estômago e o silicone ficou achatado no top. Ao menos acertou no cabelo preso, evitando mais um excesso.
Gwyneth, que é alta e magra mas não tem cintura, ficou bem esquisita, com o corpo quadrado, parecendo fora de forma. O cabelo solto com ar de "não fiz nada" tb não ajudou.
Ainda bem que elas usaram forros, pois o modelo original era bem revelador (veja na modelo)-novamente bato na tecla que o que fica lindo na passarela nem sempre acontece na vida real, em corpos reais..
No duelo de estômagos, quem levou a melhor?
O Emilio Pucci, é claro, que apareceu em dobro!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

A garota da bengala

Vi essa foto hoje, no meu blog de street style favorito, o Stockolm:
Gostei do look, só não entendi a bengala: novo truque de estilo?
E quem é que pára numa pose dessas no meio da rua?
Além desta, haviam outras fotos dessa garota, obviamente uma modelo (vai colocar um short desses numa pernocuda e vê se o efeito é igual..), e em nenhuma parecia que ela tinha alguma deficiência que justificasse o uso da bengala. Complexo de Charlie Chaplin, talvez? Ou uma dor muscular resultante de horas batendo pernas nas passarelas da vida? Do contrário, não vi nada nesse "acessório" que pudesse agregar valor ao look...
"A bengala eu não sei, mas meus sapatos são do Valentino!"
Bom, a verdade é que alguns blogs de street style já não querem mais pessoas comuns com seus looks reais, como era no inicio. Agora a maioria parece que contrata modelos lindas e magérrimas e as colocam  super trendy , na rua, "casualmente"...- só que uma modelo nunca consegue andar ou parar de qualquer jeito, como uma mulher normal. Elas têm um jeito de apoiar o pé, as pernas sempre estão num ângulo incrível já prevendo uma foto, o olhar já tá treinado pra seduzir a câmera, mesmo que seja tudo "casual".
Nada contra as modelos mas sinto que a autenticidade e o inusitado de se encontrar pessoas interessantes, não necessariamente magras e lindas, mas com looks criados por elas, com personalidade e sem parecer fake, estão desaparecendo. Esses blogs precisam ser alimentados diariamente, e não deve dar tempo de encontrar tanta gente estilosa assim, ao menos pro gosto exigente de alguns blogueiros.
Tem blog que não posta foto que não seja tudo de grife. Sério, acho tão cafona! Como se a grife fosse o atestado (inconteste) de elegância de alguém.
Fosse assim, não teriamos as impagáveis Val Marchioris da vida:
"Meu sapato é Prada, meu vestido é Gucci e o batom é Chanel"
A ex-participante do Mulheres Ricas da Band até que é engraçada com seus "hellousss", mas o festival de grifes que ela faz questão de ostentar e misturar (segundo ela, MAIS é MAIS), não a tornam melhor vestida do que as que compram nas lojas populares. Aliás, nada é mais cafona do que ficar alardeando a grife que se usa, ou quanto custou. Grife é silenciosa, não se anuncia. Quem conhece, reconhece.
E pra quem esnoba, bengalada na cabeça!
(finalmente achei uma utilidade pra bengala lá de cima..)

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Cinderelas em PVC

O sapato dos sonhos das cinderelas modernas no hemisfério norte já não é de cristal como no conto, e sim de..plástico! Isso mesmo, o bom e velho plástico, tão conhecido nosso aqui no Brasil graças à popularidade das melissas (ahhh, quem não usou uma?), foi a escolha de Christian Louboutin pro mais novo modismo entre as famosas:
As laterais são de plástico e o resto é em couro
Olhando de frente, parece que o sapato fica no pé sustentado apenas pela biqueira e a tira no tornozelo.
As famosas não perderam tempo...
E é claro que as outras marcas também lançaram suas versões.
Chanel, Prada, Armani, Dolce&Gabbana, todo mundo tem seu "sapatinho de cristal"...
Quero só ver se a Grendene terá uma versão nacional bem baratinha pra nós!

terça-feira, 10 de julho de 2012

Direto da Vara de Familia de Hollywood..

Katie Holmes tá na boca do povo desde que resolveu se separar do Tom Cruise, um fanático pela Cientologia, a "outra" na vida dele e de outros famosos como John Travolta e Will Smith. De fato, já é a segunda vez que ele se separa (Nicole Kidman foi a primeira) com a tal religião no x da questão. Parece que Katie não quer que a filha Suri seja educada pelos principios dessa religião/filosofia meio controversa, à exemplo dos outros filhos de Cruise (adotados com Nicole mas que vivem com ele, praticamente sem contato com ela, desde a separação)-bom, o ba-fá-fá se espalhou nos 4 cantos do mundo- e o que eu tenho com isso? Nadaaaaa, a não ser este comentário: a separação trouxe Katie de volta ao mundo da moda..
Kate estará nas páginas da Elle-USA de agosto
A atriz andava meio apagada nesse casamento, sempre ofuscada pelo marido superstar, nanico no tamanho mas grande na conta bancária, e pouco fazia por sua própria carreira, deixada de lado pra atender as demandas de mãe e esposa. Mesmo assim, a gente conseguia vê-la numa campanha ou outra, pois as revistas e marcas sempre a requisitaram. Aqui no Brasil ela foi o rosto da H.Stern no ano passado:
O badalado fotógrafo Tom Munro assinou os clics 
Pois agora Katie decidiu voltar pro mercado e focar todas as suas atenções na marca que tem em conjunto com a amiga e stylist Jeanne Yang, a Holmes & Yang. Segundo o WWD, Katie pretende apresentar a sua coleção Primavera/Verão 2013 durante a semana de moda de Nova York, em setembro, em lugar ainda por definir.  A Holmes & Yang existe desde 2008 e está disponível para venda na Harvey Nichols, em Londres, e na Barneys, em Nova York.
"Eu, Katie Holmes, 33 anos, magra e poderosa!"
A fila anda e a vida continua.
Katie vira a mesa e sacode o franjão!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Azul Klein, o retorno

A cor é linda mas tem um dono!

Vera Wang usou a cor em sua coleção verão
O azul klein voltou à moda para a temporada de verão, e muita gente nem sabe de onde se originou o nome (não, não é uma invenção da Pantone )-o crédito deve ir para o artista francês Yves Klein (1928-1962), conhecido pelas pinturas monocromáticas. Ele chegou a esse tom de azul (que alguns chamam de bic) após várias tentativas e, sem falsa modéstia, o patenteou com seu nome.Filho de pintores e precursor do movimento Novo Realismo, morreu cedo, aos 34 anos.
A pintura corporal fazia parte dos experimentos do francês
Suas performances com mulheres nuas lambuzadas de azul( klein) tinham até orquestra e música composta por ele
Yves Klein tb se aventurou no campo da fotografia:
Fotomontagem de 1960,  intitulada "O vazio"
Ele queria que a arte fosse livre de influências, que as pessoas se concentrassem na realidade de suas sensações...
Acabou influenciando a Moda, quem diria..
Yves fugiu das regras e das obviedades, ele foi um precursor da Pós-Modernidade.
A cor não existe por acaso, e se vc usar algo azul klein, pense nele, como uma homenagem...