domingo, 16 de setembro de 2012

As ilusões perdidas

De Balzac, eu só tinha lido até hoje "A mulher de 30 anos", (que, no tempo dele, deviam ser as de 50 de hoje em dia, já que as de 30 não parecem ter nem 20 nesse fantástico mundo de cosméticos, botox e whatever...) Pois meu pai deixou-me sua biblioteca como herança, e eis que enxergo hoje de manhã um exemplar com capa de couro vermelha e letras douradas (adoro letras douradas na capa!) de "As ilusões perdidas", misturado com a coleção inteirinha (isto sim, é um tesouro!) do Dostoiévski, que o velho tanto gostava. O que o livro do Balzac estava fazendo lá (só esse, o resto da coleção do Balzac sumiu), por que estou enrolando vcs com essa pseudo-intelectualidade, e que diachos tem tudo isso a ver num blog de moda????
Calmaaaaa!! Já vou explicar...
De vez em quando me aparecem uns clientes cultos, que pretendem estabelecer paralelos entre a Moda e a Arte, a Moda e a Literatura, a Moda e o Cinema, e por aí vai...E aí eu corro pra minha bibliotequinha , pro google e pros brechós, pra tentar satisfazer as exigências estéticas, de época e tudo o mais que possam esperar de uma produtora esforçada (euzinha!!) quando o briefing é assim meio "filosófico".. O cliente em questão é obcecado pelo Balzac, eu pouco sabia dele, fora o termo "balzaquiana", mas estou familiarizada com os figurinos do inicio do sec.XIX, afinal, faz parte do nosso trabalho conhecer História da Moda. Mas isso só não basta. É preciso ler o que encantou esse cliente, pra chegar no resultado sonhado por ele (estamos estudando um editorial de moda cujo tema será "As ilusões perdidas"..)
Este é igualzinho ao exemplar que meu pai me deixou
As fotos serão feitas na semana que vem, os figurinos e o fotógrafo já estão decididos, o cliente só não está satisfeito com as modelos. As de 20 ele acha muito novas, as de 30 parecem ter 20 também, as de 40 estão no ponto de "expressar sua alma" mas, segundo ele, "precisam de muito photoshop", oh my god, é dificil agradar esse cliente, mas eu sonho reunir várias idades nas fotos, algo nesse clima aqui, ó:
Campanha da Lanvin para H&M em 2010: contemplando TODAS as mulheres
Por enquanto, estou a-do-ran-do ler Balzac, o livro apareceu misteriosamente, do nada (existe o mero acaso?) mas acho que alguém "lá em cima" mexeu os pauzinhos pra me ajudar...
Vamos ver no que vai dar!

6 comentários:

  1. Adorei o tema!
    O cliente cri-criativo e intelectual não toma lançar uma (nem tão nova) nova cara no mundo da moda? 40 anos eu tenho, kkkkkkkkkkkkk!

    ResponderExcluir
  2. Vou te sugerir,manda fotos e medidas..rsss...

    ResponderExcluir
  3. Mulher tá louca... não sou modelo não! Nunca posei modelei, pelamor de Deus!!! Vou acabar com seu trabalho, rs. Adoro fazer coisas diferentes, experimentar novidades, mas não a ponto de por em risco um trabalho profissional.
    Sem falar que estou totalmente fora de forma... fui me pesar e quase tive 1 treco 73 quilos! 10 acima do (meu) ideal.
    Valeu a força ... mas tenho simancol. Vc é doida demais em aceitar essas propostas minhas, kkkkkkkk.

    Pensando bem, que mal tem?
    Pelo menos iria te conhecer pessoalmente.

    ResponderExcluir
  4. Nossa Madi, acho que este trabalho ficará lindíssimo!!! Vira e mexe leio que o estilista tal se inspirou em pintores modernistas ou impressionistas ou seja lá o que for, para criar tal coleção. A moda de verdade é inteligente sim!! A gente tem que estudar pra fazer tudo na vida. Que bela herança que o seu pai te deixou hein!! Acho que a sincronicidade explica bem o livro que apareceu "misteriosamente". :-). Boa semana e bom trabalho!!!

    ResponderExcluir
  5. Gê, se o cara te escolher, vamos nos divertir muito, só que as fotos serão em Curitiba..rsss..pelo sim,pelo não, mandei tuas fotos..vai quê????
    :)))

    ResponderExcluir
  6. Acabei de ler que vc mandou minhas fotos.
    Help!
    Vai quê?

    ResponderExcluir

Comenta aí, ficarei muito feliz em saber tua opinião...